Almirante Kuznetsov comanda grupo de batalha que se desloca para o Mediterrâneo

kuznetsov

E. M.Pinto

 

Informações: Rustam – Moscou

 

Neste sábado passado, 15 de Outubro de 2016, foi relatado que o Porta Aviões Russo, Almirante Kuznetsov, retornou ao mar depois efetuar diversos testes e treinamentos da sua ala aérea e que agora, comanda uma considerável força de ataque composta por diversos navios de superfícies e submarinos.

kuznetsov-gooing-to-syria-5

Segundo a Agência Russa de Notícias, Interfax, o navio partiu de sua base naval no comando da Frota do Norte, acompanhado de navios de combate e que se dirige para Mar Mediterrâneo, mais precisamente para a costa da Síria.

A missão capitaneada pelo navio tem duração estimada entre quatro e cinco meses e será acompanhada por navios de inteligência, o navio tanque oceânico Sergey Osipov e rebocadores de salvamento, além de submarinos e Destroyers  e cruzador do grupo de escolta.kuznetsov-gooing-to-syria-4O que poderia ser mais uma missão do “sucateado” navio russo, na verdade esconde por si novidades. A missão que o Kuznetsov vai executar no Mediterrâneo e Síria não é somente uma “saída da Garagem” para flexionar músculos e demarcar territórios como se vincula na mídia europeia.

kuznetsov-gooing-to-syria-3Um pouco do que podemos saber sobre esta operação, pode ser sentida ao analisarmos a composição da Ala Aérea embarcada do Porta Aviões Russo, que transporta um grupamento aéreo heterogêneo como antes nunca operou, nem mesmo nos áureos anos da extinta URSS.

kuznetsov-gooing-to-syria-7

A ala aérea de asa fixa é composta por mais de 15 novos caças, entre eles, os novíssimos MiG-29KR e MiG-29KUBR, que segundo informações, terão seu batismo de fogo no conflito sírio operando a partir do Mar.

https://www.youtube.com/watch?v=DoC1botLDYI

Além do novos caças embarcados, a defesa da frota estará garantida pelos SU-33 que segundo algumas fontes, seriam aposentados após a inclusão dos MIG 29 navais; Entretanto, um extenso programa de revitalização os permitirá operar por um bom tempo como o caça de defesa da Frota e aeronave de ataque naval, sendo que para a segunda função, a inclusão de um novo míssil de cruzeiro foi estudada para lhe dotar desta capacidade.

kuznetsov-gooing-to-syria-8Além destas aeronaves, o grupamento aéreo embarcado é composto por aeronaves de asas rotativas que somam mais de 12 aeronaves entre elas os KA 31 e KA-27 AEW e ASW e a inédita composição de helicópteros de ataque  Ka-52K (A versão embarcada do Ka-52,Alligator) que segundo informações também serão testadas no conflito sírio operando a partir do navio.

kuznetsov-gooing-to-syria-14Apesar de não ser alardeada pela mídia, o que se esconde por traz da missão expedicionária do grupo capitaneado pelo Almirante Kuznetsov, é o fato de que a frota e seus componentes terão a importante missão de estudar e avaliar cada novo sistema de arma num teatro operacional real.

Isto inclui a operação do grupo de escoltas composto por Destroyers e pelo cruzador Pedro o Grande  que se juntou a frota vai avaliar a capacidade defensiva antiaérea, anti superfície e anti submarina.

kuznetsov-gooing-to-syria-6Por esta razão, a simples passagem da Frota pelo intermédio do Golfo de Biscaia, resultou num protesto de Londres que enviou para interceptá-la e acompanhá-la dois de seus mais modernos navios de guerra o HMS  Duncan e HMS Richmond, além de acionar a patrulha marítima da OTAN para monitorizar todo o movimento do grupo naval russo em águas britânicas.

A suíte de guerra eletrônica e coordenação de combate, interferência, comando e controle da frota será extensivamente testada ao longo de sua passagem e isto despertou os protestos dos países por onde a frota passará efetuando escuta e inteligência eletrônica.

Não há dúvidas de que o aprendizado desta força expedicionária serão utilizados nos futuros programas Storm e Leader referentes aos porta aviões  e  Destroyers a serem desenvolvidos pela Rússia na próxima década assim como as operações de combate neste novo cenário.

O conflito na síria servirá de base para a Marinha Russa desenvolver doutrinas de combate à longo raio, muito diferente do que a Rússia vinha desempenhando até o momento e podem acenar para o que o futuro espera. Justamente agora que a suspensão do acordo de cessar fogo na síria foi rompido e no momento em que as tensões entre os Estados Unidos e seus Aliados se deterioram, a Rússia marca a sua posição e parece não se intimidar com as ameaças.

kuznetsov-gooing-to-syria-1O Almirante Kuznetsov juntamente com sete outros navios passou esta manhã  ao largo da costa norueguesa em águas internacionais a oeste de Andoy em Nordland e segundo informações, outros navios devem se juntar a frota assim como os submarinos que integrarão a defesa submarina.

 

15 Comentários

  1. Kirov é um símbolo do poderio naval…

    A menção do seu nome atormentou os estrategistas dos EUA durante décadas até o esfacelamento da URSS…

    Hoje o Pyotr Velikiy continua representando uma ameaça enorme para qualquer frota de superfície, porém com o avanço das tecnologias AIP e da consequente furtividade conseguida por esse meio, submarinos convencionais de ataque com propulsão independente do ar se tornaram o maior inimigo dese poderoso cruzador de batalha nuclear…

    Este que é o ponto fraco, se é que podemos assim dizer, desse monstro… pois para combate de superfície com 20 mísseis P-700 e anti aéreo com 96 mísseis 9M96 o navio está muito bem servido…

    Espero que a reforma do Admiral Nachimov venha a englobar algum tipo de inovação defensiva nesse sentido como melhores sonares, contra medidas anti torpedo e ASROCS guiados por GPS (cordenadas cedidas pelos TU-142 com magnetômetros e pelos KA-27 helix com sonares de imersão)

    • …. o navio esta muito bem servido…. e está mesmo, vai que os EUA mandam um par de f22 ou f35 bisbilhotar a frota… vai que os russos decidem mandar um par de misseis e partir no meio os xeretas… muito fã boy vai chorar com a realidade dos fatos.

  2. “que transporta um grupamento aéreo heterogêneo como antes nunca operou, nem mesmo nos áureos anos da extinta URSS.”

    Pessoal, dúvidas:

    1) Foram vistos na internet, fotos do Su-25 no Kuznetsov. Eles estarão presentes na expedição a bordo do navio?

    2) Os Su-33 já foram modernizados ou existe um programa para modernizá-los e que ainda não foi executado?

    Sds.

    • Warpath

      Positivo. Trata-se do SU-25 UTG (rook) segundo a Sputnik News há uma quantidade não especificada de jatos de ataque desse modelo a bordo
      .
      https://topwar.ru/uploads/posts/2014-12/1418220572_sukhoi_su-25utg_in_2010_2.jpg
      .
      http://www.arms-expo.ru/upload/medialibrary/030/03064029ba254a17c6f699a7ba81ed28.jpg
      .

      https://br.sputniknews.com/defesa/201610156560220-frota-norte-russa-mediterraneo/

      Sobre a modernização do SU-33 a princípio ela prevê a instalação do radar Bars-R, novo HUD além do sistema de ataque com armas não guiadas SVP-24… não sei se todos receberam modernização completa… parece que apenas o SVP-24 foi instalado para que possam colaborar nos ataques e a modernização completa será realizada mais tarde

      http://noticia-final.blogspot.com.br/2016/09/cacas-sukhoi-su-33-sao-modernizados.html

    • O Su 25UTG é a versão de treinamento, não de ataque embarcado, cerca de 10 deles foram produzidos e talvez entre 8 e 10 estejam operacionais, mas não se destinam ao apoio aéreo aproximado como as versões de terra.

      Sobre os Su 33, o que sei é que já sofreram uma atualização nos motores mas um novo programa prevê equipar os SU 33 com sistemas hoje presentes no Su 30SM o que no meu ver é algo bastante inteligente já que o caça naval é bastante promissor para a função de CDF as vinte e poucas células ainda tem muitos anos de vida.
      O programa prevê novos radares PESA, suite de guerra eletrônica e comunicação mais avançada oq ue o capacitaria a operar armas mais avançadas também, entre elas mísseis de cruzeiro de nova geração.

      Mas do que sei é uma perspectiva bastante viável.

      • Grande Edilson… não sabia que os UTG eram usados apenas para treinamento, grato pelo esclarecimento…

        O SU-33 tem muito potencial não só para defesa de frota mas também para ataque, se tornando um adversário muito perigoso no mar, principalmente com a evolução dos mísseis anti navio mais leves como o Klub e a nova versão do Yakhont que poderiam ser usados mesmo com a ausência de catapulta … outro míssil que pode ser homologado ao caça é o KH-59 de ataque ao solo

      • Estimado Topol, eu também acredito na capacidade do su33 de servir a estas duas funções. CDF e ataque naval, inclusive falei isso em ambas as matérias. acredito que como CDF e como aeronave de mísseis de cruzeiro como a nova geração de Mísseis Klub lançados do ar darão a frota um significativo poder de combate a superfície e o SU 33 é a melhor aeronave embarcada para isso. o problema da sua operação em ataque ao solo é a limitação de carga para retorno no PA, devido a restrição do Sky Jump o caça não pode decolar com muita carga e quando retorna com carga precisa alijar. Esta é uma falha grave do projeto russo, a falta de uma catapulta que creio que no Storm estará solucionada. As funções de ataque a superfície são muito mais aceitáveis para so Mig 29KR que atualmente possuem um melhor radar e sistemas eletroeletrônicos em estado de arte. São mais leves e menores e mais fáceis de pousar na curta pista do Porta aviões russo.
        A grande transformação do Su 33 será dotá-los da mesma capacidade multimissão do SU 30 SM e interoperá-lo como caça de defesa que pode compartilhar dados isso já o torna um importante caça para cobrir a superioridade aérea e quando necessário, ataca com lançamento de KLUBs os navios e a superfície a longa distância.

  3. Uma parábola Russa conta que certa vez um caçador estava mirando um urso, quando o urso falou “Não é melhor falar do que atirar? O que é que você quer? Vamos negociar.”

    Baixando a espingarda, o caçador falou “Eu quero um casaco de pelo de urso para me cobrir.” “Bom, esta é uma questão negociável” falou o urso. “Eu apenas quero um estômago cheio. Vamos negociar.”

    Depois de algum tempo falando, o urso voltou sozinho para a floresta. As negociações foram um sucesso. Cada um recebeu o que queria. O urso conseguiu seu estômago cheio e o caçador ficou coberto de pelo de urso.

    Moral da historia….Entrar em acordo raramente satisfaz ambos os lados igualmente.
    Na negociação com nosso inimigo, ele promete o que nós queremos, mas apenas pretende levar o que ele quer – a nossa alma. Você está tentando entrar em acordo ou negociar com o inimigo?

  4. Bem foi assim o começo da segunda grande guerra, deram muito mais muito tempo para Hitler até que os acovardados foram sub-julgados. Estamos no mesmo impasse pre segunda guerra, deram muito espaço e tempo para os russos e principalmente os competentes chineses. Agora como eles já perceberam, já metem muito medo nos ditos países desenvolvidos, e estes acovardados cada vez mais dão um passo atrás com medo do inevitável . Estes movimentos são como o de um jogo de xadrez , é como um leão que vagarosamente acua sua pressa , chegará o momento que ela já estará no seu alcance e não haverá fuga. Os russos e chineses sentiram cheiro de fraqueza e estão se posicionando mais corajosamente e tomando os espaços. Em breve veremos não no máximo de dois anos atitudes agressivas primeiramente dos russos e, logo após apoiados pelos chineses. Ai a presa isto é os donos do mundo econômico atual estarão começando seu capitulamento. Infelizmente os ideais que levam ao bom senso já a muito form destruído pela voracidade do poder econômico vigente e o resultado dessa desigualdade está se materializando neste momento. Parece até previsão mais são fatos reais que estamos assistindo a se materializar. Deus nos ajude.

    • Haroldo

      Não é justo comparar a Rússia atual com a Alemanha de Hitler, ainda mais sabendo que foram os próprios russos quem mais lutaram e mais venceram na segunda guerra mundial contra Hitler… foram eles que deram mais sangue e vidas porém foram os que colheram menos espólios e reconhecimento ao final do conflito… A Rússia hoje não está ameaçando ninguém… muito pelo contrário, vejo Putin apenas lutando para garantir um lugar, apenas um lugar em um oceano já completamente tomado pelos EUA para evitar de ser massacrado, ele está desesperadamente tentando marcar presença no último lugar do oriente médio onde a influencia dos EUA ainda não reina e mesmo que a Síria hoje seja uma pilha de escombros serve como base para dissuadir todo o Oriente médio por via da presença russa lá…

      Sobre o “recuo” da política externa dos EUA concordo e acrescento que eles como potencia hegemônica de hoje, não aceitarão de bom agrado perder o seu status de líder mundial… nem que para isso tenham que ver a metade de seu próprio país virar um monte de escombros também…

      A partir de agora veremos até onde a ganancia e a ambição humana podem chegar, chegamos a um impasse mexicano e agora os enxadristas tem que escolher uma opção… fazer as pazes com o inimigo que pode te matar a qualquer momento e puxar uma cadeira para ele se sentar ou disfarçadamente abrir o registro do botijão de gás, riscar o fósforo e explodir o andar inteiro mesmo sabendo que pessoas inocentes em outros apartamentos vão pelos ares também… eu aposto na segunda opção.

    • “HAROLDO C PENEDO
      Hoje 21:22

      Agora como eles já perceberam, já metem muito medo nos ditos países desenvolvidos, e estes acovardados cada vez mais dão um passo atrás com medo do inevitável . Estes movimentos são como o de um jogo de xadrez , é como um leão que vagarosamente acua sua pressa , chegará o momento que ela já estará no seu alcance e não haverá fuga”

      tanto os seres humanos como as outras formas de vida deste planeta competem entre si pois coabitam em um ambiente hostil onde tudo é difícil, limitado ou insuficiente….por isso somos regidos por extintos de preservação e competição…pela seleção natural…não existe diferença de comportamento entre predadores que disputam território, fêmeas ou uma presa abatida e player mundiais que disputam áreas de mercados e influência….não existe diferença de padrão comportamental entre uma potência mundial e um alpha do mundo animal…alpha no estudo do comportamento animal é a designação por vezes dada ao indivíduo de maior status dentro de um grupo…os indivíduos alfa normalmente têm preferência no acesso a comida e outros itens e atividades apesar dessas vantagens serem diferentes para cada espécie….conquistam esta posição através de força física e agressão ou até mediante a construção de alianças dentro de um grupo…

      • …………………..o jornal sensacionalista inglês The Sun mostra na Net como os ingleses se borraram de mêdo quando da passagem dessa esquadra russa pelo
        canal da Mancha….diz o jornal….”uma frota de navios de guerra russos já partiu para o Canal Inglês com Vladimir Putin prestes a testar bombas ao largo da costa britânica,colocando a Marinha Real em alerta vermelho”…..”comentaristas tem sugerido que é uma exposição corajosa de fôrça do Kremlin com o crescimento de tensões entre a Rússia e o Ocidente”…ora, cadê a Inglaterra com sua tradicional esquadra?…na hora H a conversa é outra…….

      • patético….mais patético ainda foi o causo/estoria deles de uma espécie de aranha perigosa que alegavam ser do Brasil que estava invadindo e infestando o pais deles…que depois de muita guerra de propaganda para demonizar o Brasil descobriu-se que a espécie nem era daqui e sim da África….essa caboclada daqui deveria pesquisar mais sobre este The Sun pra ver as coisas que falam da gente e deste pais aqui…

  5. Podem falar o que quiserem do Putin mas devemos reconhecer que este é um dos poucos estadistas de fato na era moderna, sabe jogar xadrez, navegar pelas intempéries das discussões globais e intimidar as demais potências no campo geopolítico.
    Ao ser o único país realmente comprometido em acabar com os terroristas e mercenários que assolam a Síria nutre admiração e respeito de muitos mesmo que os governos destes se mostrem ou propagandeiem algo totalmente contra ele.
    Esta nova operação com o PA e cruzador nuclear Pedro o Grande será mais um movimento em seu tabuleiro para colocar as demais potências contra a parede no teatro Sírio, sabendo que.. por intimidação.. conterá de alguma forma as demais potências a intervirem mais diretamente naquela país…. o grande problema é que se algum “desastrado” (seja de que lado for) fizer alguma besteira naquele teatro, podemos começar a correr o risco de extinção..

Comentários não permitidos.