Defesa & Geopolítica

China inicia sua missão espacial mais extensa

Posted by

Dois astronautas deverão permanecer 33 dias em órbita, iniciando os preparativos para uma futura estação espacial chinesa. País tenta se estabelecer como potência no espaço.

A China lançou nesta segunda-feira (17/10) a missão espacial tripulada Shenzhou 11, com dois astronautas que deverão passar mais de um mês em órbita no laboratório Tiangong 2.

O foguete “Longa Marcha” partiu sem problemas da base de lançamento de Jiuquan, no deserto de Gobi, e em dois dias, deverá se acoplar ao laboratório espacial, lançado ao espaço no mês passado.

A sexta missão espacial tripulada da China deverá ser a mais longa, com duração de 33 dias. O astronauta Jing Haipeng, que vai completar 50 anos durante a missão, realiza sua terceira viagem espacial, acompanhado do estreante Chen Dong, de 37 anos.

A Shenzhou 11 tem como objetivo verificar o funcionamento dos sistemas do laboratório chinês e iniciar os preparativos para uma futura estação espacial, que Pequim espera colocar em funcionamento até 2022.

Haipeng e Dong também realizarão experiências científicas propostas por estudantes do ensino secundário de Hong Kong, além de projetos em colaboração com instituições acadêmicas em áreas como medicina, física espacial ou botânica.

Para os chineses, o programa espacial é um símbolo de sua emergência como potência mundial e espacial. O país anunciou em abril que planeja para em torno de 2020 o envio de uma nave espacial para a órbita de Marte, que deverá pousar no Planeta Vermelho e lançar uma sonda para realizar explorações na superfície.

Com essas iniciativas, Pequim tenta alcançar os avanços da pesquisa espacial dos Estados Unidos e da Europa. Apesar das desconfianças quanto aos verdadeiros propósitos do programa espacial chinês, o país insiste que a iniciativa tem apenas fins pacíficos.

RC/rtr/lusa

Foto: Os astronautas Jing Haipeng (dir.), que irá completar 50 anos no espaço, e o estreante Chen Dong, de 37 anos.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

China: Foi lançado foguete Longa Marcha-2F com laboratório espacial Tiangong-2

 

9 Comments

  1. A Máquina Troll says:

    A maior provocação aos orgulhosos é o orgulho alheio……Auto respeito é o fruto da disciplina……O senso de dignidade cresce com a capacidade de dizer para si “não”…..

  2. A Máquina Troll says:

    “Grande é a dignidade do trabalho, pois honra os trabalhadores.”

    Talmude; Provérbios judaicos

  3. Alvez8O says:

    A China foi o 3º país a ter um veiculo na superfície lunar, remotamente controlado…

    – O 1º foi a URSS, com o Lunakhod.
    – O 2º foi o EUA…

  4. luiz anselmo pias perlin says:

    O que posso dizer parabens, e boa sorte que tudo de certo, e dizer que o Brasil já esteve a frente da China nas pesquisas aeroespacial, e na area nuclear, lembrando que a China deve muito deste sucesso aos Russos, alguem pode me informar qual pais alcansou tal avanço com apoio USA.

    • jose luiz esposito says:

      NENHUM , mas o BRASIL pensa em ser o primeiro , pensamos que os EUA são nossos Amigos , ** MUI AMIGOS **, coitado do BRASIL desde 1889 !!

      • luiz anselmo pias perlin says:

        jose luiz esposito 2016-1889= 127 anos meu Deus ai já não é só ser burro,é gostar de ser burro.

  5. Renato de Mello Machado says:

    Os EUA devem seu sucesso, a todas pessoas quê foram para lá principalmente na segunda guerra em virtude das perseguições politicas,raciais,ideológicas etc…Os ingleses jogaram muito de seus avanços, na mão dos EUA em troca de ajuda na guerra e principalmente a alemães quê eram para serem julgados por crime de guerra em Nuremberg e foram poupados só mudando de chefe,e apoiando Israel de quem os provem de dinheiro, sem o qual estariam igual ao Brasil.Não se enganem é o nanico quê sustenta o gigante.

    • jose luiz esposito says:

      (…)
      _______________________________________________________
      Jose Luiz Esposito – Lamento, mas, o assunto é a China e sua missão espacial mais extensa. – Plano Brasil

  6. jose luiz esposito says:

    (…)
    _______________________________________________________
    Jose Luiz Esposito – Lamento, mas, o assunto é a China e sua missão espacial mais extensa. – Plano Brasil

shared on wplocker.com