Defesa & Geopolítica

Destróier Zumwalt entregue à Marinha dos EUA – Mais silencioso, menos vulnerável

Posted by

A cerimônia oficial de entrega do navio Zumwalt à Marinha foi realizada no porto da cidade de Baltimore, no estado de Maryland, na presença de comandantes militares, bem como de dezenas de milhares de espectadores.

Discursando na cerimônia, o secretário da Marinha norte-americana, Ray Mabus, chamou o novo navio do maior e mais bem equipado do ponto de vista tecnológico, informa o canal ABC. De acordo com o secretário, “ele oferece novos recursos, novos sistemas que podemos usar, bem como aumenta as nossas capacidades.”

O deslocamento do novo navio é de aproximadamente 15 mil toneladas. A embarcação é dotada das tecnologias mais recentes para operações tanto defensivas quanto ofensivas. Como notou o comandante James Kirk, todos esses sistemas são abastecidos por um reator de 78 megawatts. Como comparação, esta é a energia que uma pequena ou média cidade costuma consumir.”

O Destróier, não obstante a sua grande envergadura (165 metros de comprimento e 25 metros de largura), tem uma tripulação de apenas 147 pessoas. Isto foi conseguido graças aos equipamentos técnicos do navio. Como se observa, “será a tripulação menor desde 1930”.

Com a tecnologia stealth, o Zumwalt será praticamente “invisível” para o inimigo. Se relata que no radar ele é detetado com um barco muito menor. Uma vez que o ruído do navio é muito baixo, ele se torna difícil de identificar. Os sistemas de lança-mísseis do navio são capazes de atingir alvos a uma distância de mais de 100 milhas.

A construção de um novo navio custou de 4,4 bilhões de dólares, o que é também uma espécie de recorde. O destróier recebeu o nome do herói da Guerra do Vietnã Almirante Elmo Zumwalt. Depois de passar uma série de testes, o navio entrará oficialmente ao serviço da Marinha norte-americana em 2018.

Foto: © AFP 2016/ US NAVY

Edição: konner@planobrazil.com

Foto: Sputnik News

 

 

 

 

19 Comments

shared on wplocker.com