A declaração final da 8ª cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se encerra neste Domingo (16) em Goa, na Índia, foi acompanhada de um plano de ação conjunto especificando o trabalho da organização para o próximo ano.
Durante o encontro foram assinados um memorando de entendimento para criação de uma plataforma de pesquisa agrícola e entre academias diplomáticas dos cinco países.
Também foram debatidas e definidas as tarefas correspondentes ao Comitê de Cooperação Aduaneira dos países do BRICS.
Em reunião com os membros do Conselho Empresarial do BRICS os líderes dos países-membros abordaram formas de expandir a cooperação comercial e aproximar a economia dos BRICS, bem como o lançamento de novos projetos conjuntos.
“Os BRICS representam uma grande fatia do mercado consumidor que inclui três bilhões de pessoas, grandes reservas de matérias-primas e recursos energéticos, e uma base científica e tecnológica desenvolvida”, disse o presidente russo Vladímir Pútin.
“A Rússia continuará a empreender esforços para facilitar a aproximação econômica entre BRICS e preparar o terreno para o lançamento de novos projetos empresariais, e nós convidamos os empresários de todos os países do BRICS a trabalhar em nosso mercado e desenvolver laços de parceria com empresas russas”, acrescentou.
E-commerce sem barreiras
Pútin também exortou os países do BRICS a desenvolver uma abordagem comum para regulamentar o comércio pela internet.
“O desenvolvimento da cooperação na área de comércio eletrônico tem um potencial significativo. Hoje, este é um dos setores de desenvolvimento mais dinâmicos da economia”, disse o russo, em uma reunião com representantes dos países-membros.
“É preciso desenvolver uma abordagem comum dos países do BRICS para regular sua atividade e também criar condições para estabelecer um e-commerce sem barreiras entre os países-membros do grupo”, continuou.
A proposta da Índia de lançar um portal de internet para pequenas e médias empresas dos BRICS foi recebida com entusiasmo pelos demais.
“Há também boas perspectivas de cooperação no uso pacífico do espaço exterior”, acrescentou o presidente russo, que ressaltou ainda a necessidade de aumentar a eficiência da parceria industrial e tecnológica.
“Precisamos traduzir na prática as iniciativas para o estabelecimento de uma união de indústria de fundição, o projeto de um centro de processamento e armazenamento de dados eletrônicos sobre treinamento profissional. É também importante trabalhar em uma iniciativa para criar a agência de energia do BRICS”, acrescentou.
Com a agência de notícias Tass e kremlin.ru
Foto: Kremlin.ru
Edição: konner@planobrazil.com
Fonte: Gazeta Russa
8 Comments