BRICS / Os rumos para 2017: Declaração final da 8ª reunião de cúpula

A declaração final da 8ª cúpula do BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que se encerra neste Domingo (16) em Goa, na Índia, foi acompanhada de um plano de ação conjunto especificando o trabalho da organização para o próximo ano.

Durante o encontro foram assinados um memorando de entendimento para criação de uma plataforma de pesquisa agrícola e entre academias diplomáticas dos cinco países.

Também foram debatidas e definidas as tarefas correspondentes ao Comitê de Cooperação Aduaneira dos países do BRICS.

Em reunião com os membros do Conselho Empresarial do BRICS os líderes dos países-membros abordaram formas de expandir a cooperação comercial e aproximar a economia dos BRICS, bem como o lançamento de novos projetos conjuntos.

“Os BRICS representam uma grande fatia do mercado consumidor que inclui três bilhões de pessoas, grandes reservas de matérias-primas e recursos energéticos, e uma base científica e tecnológica desenvolvida”, disse o presidente russo Vladímir Pútin.

“A Rússia continuará a empreender esforços para facilitar a aproximação econômica entre BRICS e preparar o terreno para o lançamento de novos projetos empresariais, e nós convidamos os empresários de todos os países do BRICS a trabalhar em nosso mercado e desenvolver laços de parceria com empresas russas”, acrescentou.

E-commerce sem barreiras

Pútin também exortou os países do BRICS a desenvolver uma abordagem comum para regulamentar o comércio pela internet.

“O desenvolvimento da cooperação na área de comércio eletrônico tem um potencial significativo. Hoje, este é um dos setores de desenvolvimento mais dinâmicos da economia”, disse o russo, em uma reunião com representantes dos países-membros.

“É preciso desenvolver uma abordagem comum dos países do BRICS para regular sua atividade e também criar condições para estabelecer um e-commerce sem barreiras entre os países-membros do grupo”, continuou.

A proposta da Índia de lançar um portal de internet para pequenas e médias empresas dos BRICS foi recebida com entusiasmo pelos demais.

“Há também boas perspectivas de cooperação no uso pacífico do espaço exterior”, acrescentou o presidente russo, que ressaltou ainda a necessidade de aumentar a eficiência da parceria industrial e tecnológica.

“Precisamos traduzir na prática as iniciativas para o estabelecimento de uma união de indústria de fundição, o projeto de um centro de processamento e armazenamento de dados eletrônicos sobre treinamento profissional. É também importante trabalhar em uma iniciativa para criar a agência de energia do BRICS”, acrescentou.

Com a agência de notícias Tass e kremlin.ru

Foto: Kremlin.ru

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

8 Comentários

  1. a realidade dos fatos é que os Brics acabaram….foi sabotada e desmantelada com sucesso pelos eua….agora é só China e Rússia…

    • Graças a Deus. Iríamos só pagar a conta, como aconteceu com o projeto Brasil/Ucrânia e outros que só serviram para desviar dinheiro dos cofres brasileiros para o bolso da nomenklatura socialista defenestrada do poder.

  2. Imagino a cara do golpista sentado na mesa com putin e xing !!!!! Esse informante da embaixada america no Brasil merece prisao perpetua no mínimo …..traidor !!!!!

  3. Meus Deus do céu
    a diferença de postura do Idoso e do Putin é gritante

    Sai daí IDOSO

    vem pra cá apoiar os esquizofrenicos que te levaram ao poder atraves do GOLPE … pq eles estão dando tela azul direto na cabeça

    Daqui a 20 anos, os apoiadores do golpe vão estar morrendo de vergonha e dando as mesmas desculpas de sempre

    “foi necessario pra evitar q o Brasil virasse uma Cuba”

    golpistas nunca mudam

Comentários não permitidos.