Defesa & Geopolítica

China testa com sucesso J 16

Posted by

j-16-2E.M.Pinto

Com informações, China Defence Blog e Peaple.com.cn

Após a revelação das fotos do vôo de teste do novo caça bombardeiro J 16 recentemente realizadas na China, o site Peaple,com envistou o especialista militar chinês Wang Mingliang.

Em sua entrevista Wang, declarou que o J-16 está pronto para entrar em produção em massa e agregar a defesa aérea da nação asiática. Segundo ele, o mais moderno membro da família Flanker que é produzido sob licença, agrega avanços significativos comparativamente as versões chinesas mais antigas como J 11, para ele, o J 16 é um caça bombardeiro completo, que possui capacidade de ataque a qualquer tempo, bem como desempenha a função de caça de superioridade aérea. 

Em sua entrevista Wang afirmou que o J 16 é uma aeronave  semelhante ao  F-15E dos Estados Unidos, mas tem mais possui capacidades superiores como maior poder de fogo,  e melhor sistema de controle de fogo.

Na imagem superior é a presentada uma imagem divulgada pelo China Defence Blog que refere-se ao voo de teste inaugural da aeronave, realizado em 17 de outubro de 2011.

Em sua entrevista Wang relata que alguns especialistas  consideravam o J-16 como um “clone” do caça Russo SU-30 MK, Wang no entanto afirma que há semelhanças pois ambos são projetos derivados do Su-27, porém para ele o  J-16 possui sistemas melhorados como sistemas de armas e gerenciamento de combate e controle de fogo.

Alguns especialistas o comparam as versões mais modernas do modelo Russo, o SU 30 MK2.j-16-1

Para o Wang o J-16 é um excelente complemento para os caças  J-20 na condução de ataque em grande escala em situações em que o J-20 pode obter a supremacia aérea. O mais moderno modelo  da Shenyang Aircraft Co possui capacidades de ataque e defesa satisfatórios, que são ambos necessários para os modernos cenários de combate em transformação. Uma operação de ataque pode exigir capacidades de defesa e vice-versa.

j-16-4

Wang afirma que o J-20 é muito caro e ainda não foi testado em combate real, a China precisa de alguns dos melhores caças de 4,5 geração, como J-16 para completar seus caças de quinta geração J-20 e J-31 ( A china não reconhece a designação 5 G, caças como o J 16 são considerados lá como 3ª geração, uma abaixo dos F 22 4ª para eles).

Ao mesmo tempo em que  o J16 era apresentado para a imprensa no fábrica da Shenyang Aircraft Co (SAC); algumas fontes relataram que cerca de outros 24 caças do modelo já haviam sido construídos e que estavam em compasso de espera como pode ser visto nas duas imagens superiores que apresentam seis caças J 16 no pátio das instalações da  SAC.

10 Comments

shared on wplocker.com