Tradução e adaptação: E.M.Pinto
Informações- Rustam Moscou
Foram divulgadas em 12 de outubro de 2016 as primeiras imagens da primeira aeronave de série modernizada Su-25 SM3 que ostenta o número de cauda Vermelho-50. O programa de revitalização das cinco primeiras aeronaves é orçado em cerca de US$ 27,5 milhões foi assinado em 2015 entre o Ministério da Defesa Russo e a Planta manutenção de aeronaves 121 de Kubinka- Moscou uma unidade da JSC.
Segundo o cronograma, os trabalhos serão realizados antes de 20 de dezembro de 2016. A partir dos resultados já obtidos em 2016 a 121 recebeu um segundo contrato para a modernização cuja finalização é esperada para 25 de Novembro de 2017, que prevê o a conversão de mais nove aeronaves com opções para mais seis.
O coração da revitaçização dos SM 3 “stormtrooper” baseia-se no sistema optoeletrônico avançado e sistema de proteção radio-eletrônica SOLT-25 da Vitebsk. O sistema é posicionado no local da estação de designação laser e pode não só detectar, mas também rastrear alvos durante o dia e à noite com mau tempo a uma distância de 8 km com precisão de 0,5m. O sistema é capaz de produzir uma imagem com um aumento de 16 x, incluído um canal de TV, uma câmara termográfica e telêmetro a laser, que não só determina a distância até o alvo como direciona mísseis e bombas com o buscador laser.
O SU-25 é um clássico e, mordernizado, continua atual.