Informações TASS e ND TV
Rússia Índia assinarão em 15 de outubro um importante contrato envolvendo a aquisição e suporte logístico para as baterias de mísseis de defesa de nova geração, S-400 Triumf. A Informação fornecida pela Agência de Notícias Russas TASS teria sido fornecida pelo assessor presidencial russo Yuri Ushakov.
Segundo a fonte parte dos documentos serão assinados a portas fechadas e não serão tornadas públicas.
O sistema S-400 Triumf entrou em serviço em 2007 e é o mais avançado sistema de defesa antiaérea de longo alcance em serviço na Rússia. Ele é capaz de destruir aviões e mísseis de cruzeiro a uma distância de até 400 km e alvos balísticos voando a uma velocidade de 4,8 km/s a uma distância de 60 km. Recentemente a China tonou-se o primeiro cliente de exportação desta avançada arma a quando da assinatura do contrato, na primavera de 2015. De acordo com relatos da mídia, o negócio foi estimado em cerca de US $ 3 bilhões.
Na sombra do Progaram Chinês, ao contrato Indiano para os sistemas S-400 é orçado em cerca de US$5 bilhões, segundo informações da NDTV o contrato visa a aquisição de 5 batalhões completos dos sistemas que fornecerão defesa para uma grande área ao redor de instalações de alto valor, que incluem as centrais nucleares e centros chave do governo.
Os Triumf fornecerão à Índia um escudo contra mísseis balísticos com capacidade nuclear provenientes do Paquistão e China.
Segundo a nota a Rússia também planeja assinar um acordo que prevê a construção de fragatas Project 11356 para a Marinha Indiana e a criação de uma joint venture Russo-indiana para produzir helicópteros Kamov Ka-226T.
19 Comments