A nova Base Naval russa em Tartus na Síria

Atualmente, a base naval russa na Síria é formada apenas por uma oficina flutuante, que realiza serviços básicos de reparação de navios.

A Rússia construirá uma base naval permanente na cidade síria de Tartus, anunciou o vice-ministro da Defesa russo, Nikolai Pankov, no último dia 10.

Segundo ele, o ministério já preparou todos os documentos necessários e pretende entregá-los ao Parlamento em breve para ratificação.

A base de apoio técnico em Tartus foi recebida pelo país em meados dos anos 1980 e, segundo especialistas, conseguiu milagrosamente sobreviver ao colapso da União Soviética.

“No início dos anos 90, a pasta da Defesa estava diminuindo a presença militar russa no exterior. Nos últimos 25 anos, perdemos bases militares no Qatar e no Iêmen. A de Tartus, porém, sobreviveu à crise”, diz o presidente do Centro Internacional de Análise Geopolítica, coronel-general aposentado, Leonid Ivachov.

Atualmente, a base naval russa na Síria é formada apenas por uma oficina flutuante, que realiza serviços básicos de reparação de navios.

“Hoje, na base em Tartus, as equipes podem se reabastecer com alimentos e munições e realizar reparos básicos de navios”, comenta Ivachov.

Estrutura renovada

Segundo uma fonte da Gazeta Russa no complexo militar que não quis ser identificada, após a modernização, a base permanente receberá um cais para navios, além de quartéis para tropas e unidades de defesa antiaérea.

O número de tropas que servirão na base em Tartus ainda é desconhecido.

“A futura base em Tartus permitirá implantar o principal componente da frota russa, o porta-aviões Almirante Kuznetsov, com aviões Su-33 e MiG-29K / KUB e helicópteros Ka-52K Katran a bordo”, afirma o observador militar do jornal “Izvêstia”, Dmítri Litôvkin.

Sem uma base desse tipo, a implantação de um destacamento naval no Mediterrâneo poderia levar semanas, acredita o especialista.

“Após a modernização da base, a Marinha russa terá navios com mísseis de cruzeiro Kalibr-NK na costa, enquanto a implantação de um destacamento naval levará horas, em vez de semanas”, prevê Litôvkin.

Reforço aéreo e terrestre

Após o fracasso da cooperação entre a Rússia e os EUA na Síria, Moscou enviou bombardeiros Su-24 e Su-34 à região e pretende, em um futuro próximo, implantar também caças Su-25.

Na semana passada, também foi enviado à Síria o complexo de defesa antiaérea S-300V4 “Antey-2500”, com o objetivo de defender tropas terrestres durante o combate.

O S-300V4 é capaz de destruir mísseis balísticos a uma velocidade de 2,5 km/segundo a uma distância de até 150 km.

NIKOLAI LITÔVKIN

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

6 Comentários

  1. Eu acho q as peças do xadrez mundial estão em um movimento muito agressivo
    Eu fico preocupado

    ok ok

    eu sei que nem EUA e nem Russia querem a guerra… mas vai que alguem aperta o botão sem querer… ou um erro de computador acontece

    complicado

    Se Donald Trump não for eleito nos EUA, a imbecil da Hillary vai acabar rebolando o mundo num grande inverno nuclear

    • Somente um lider louco e ousado querer atacar Tartus siria ou qualquer região controlada pela siria e instalações russas.Olha no you tube ai o general russo avisa- que derrubará qualquer avião ou missil americano na siria.Ja não é novidade os camaradas tem o S-200/300/400, buk,e toda sua capaçidade tecnica de defesa que consegue detalhar todas as rotas distançia identificação do alvo com muita precisão de avioes e missil e drones jatos invisiveise o diabo a quatro.pior que tem viu lider abusado louco camaradas quem tem fé ai reza ore pra não acontecer a III guerra.

      • ………… a questão russa é defender-se, e a da OTAN e EU a de atacar ….daí vejamos quem tem mais capacidade de sobreviver a um conflito nuclear…..os russos, não são trouxas e já estão se prevenindo…………..

      • Nada nem ninguém na Russia ou EUA sobreviveria a uma guerra total entre eles. E não por conta de uma biboca como a Siria que isto vai acontecer.

  2. A Rússia deveria ter revitalizado o porto de Tartus há muito tempo. Já deveria tê-lo transformado em um verdadeira fortaleza. Acho que Tartus é de suma importância, porque dá acesso à Marinha Russa às águas do Mediterrânea. Tartus deve ser uma segunda Sevastopol.

Comentários não permitidos.