Brasil: Unidades de Polícia Pacificadora no Rio (UPPs) – Fatores que levaram ao fracasso

Um dia após tiroteio deixar três mortos em comunidade em Copacabana, Beltrame anuncia saída da Secretaria de Segurança. Decisão ocorre em momento delicado para o estado, em grave crise financeira.

Criador das UPPs deixa cargo em meio a crise no Rio

O governo do Rio de Janeiro confirmou nesta terça-feira (11/10) que o secretário de Segurança Pública do estado e responsável pelo programa de Unidades de Polícia Pacificadora (UPP), José Mariano Beltrame, deixará o cargo após quase uma década.

O anúncio ocorre em meio a uma acentuada crise na segurança no estado. Beltrame enviou seu pedido de exoneração na segunda-feira, mesmo dia em que um tiroteio entre policiais e traficantes gerou terror nas comunidades do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, em Copacabana e Ipanema, zona sul do Rio.

O confronto, que se estendeu desde a manhã até o final da tarde, terminou com três suspeitos mortos e cinco feridos, sendo três policiais militares, incluindo o comandante da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) local, ferido por estilhaços na cintura.

A saída do secretário ocorre num momento delicado para o estado, que vive uma das maiores crises financeiras de sua história, o que aumentou as dificuldades em áreas essenciais, como a segurança.

Delegado da Polícia Federal, Beltrame assumiu a Secretaria de Segurança em janeiro de 2007, no início do governo de Sérgio Cabral, e se tornou conhecido pela implantação das UPPs na cidade do Rio. Ele é o secretário da pasta a permanecer mais tempo no cargo.

Ataque à UPP

O confronto teria começado quando traficantes atacaram a base da UPP no Pavão-Pavãozinho. As autoridades, porém, ainda não disseram o motivo do ataque.

“Neste primeiro confronto, um marginal foi baleado, ele estava com um [fuzil] AK47. E um segundo foi baleado, com uma pistola. Na parte da tarde, vários criminosos ficaram encurralados na parte da mata, quando houve uma negociação e eles se renderam”, relatou o subcomandante do Batalhão de Choque, major Vinícius Carvalho.

Uma líder comunitária local que não quis se identificar afirmou que o ataque à UPP ocorreu após um jovem, que teria ligação com o tráfico, ter sido morto pela PM.

“A informação que eu tive é que um policial atirou no rosto dele, com intenção de matar. A comunidade nunca foi contra a UPP. Somos contra algumas situações que acontecem aqui, como covardia e agressão a trabalhadores. Somos contra alguns policiais”, disse ela.

Polícia deixa comunidade do Pavão-Pavãozinho no Rio após tiroteio

“Cenário de guerra”

O Pavão-Pavãozinho amanheceu com policiamento reforçado nesta terça-feira, assim como os acessos às comunidades da região. O jornal O Globo relata que o clima era de aparente tranquilidade, diferente do que se viu no dia anterior.

Na segunda-feira, parte do comércio de Copacabana e Ipanema fechou as portas por conta do tiroteio. O tráfego de veículos em ruas e túneis nos arredores foi interrompido por medida de segurança.

Testemunhas relataram momentos de terror. Segundo a bibliotecária Helena Duarte, o cenário era de guerra. Em depoimento à Agência Brasil, a moradora disse que as crianças que estavam na biblioteca em que ela trabalha, em frente à comunidade, viveram minutos de terror durante a troca de tiros.

“Os pais deles nos ligavam perguntando se estava tudo bem e ordenavam que não deixássemos eles subirem, pois lá em cima estava perigoso demais. Essa rua estava tomada por carros da Polícia Militar, do Bope. Eles chegavam a trocar tiros aqui da esquina. Para mim, que estava dentro da biblioteca, parecia que era do lado. Foi um terror. Graças a Deus ninguém se feriu”, afirmou.

Beltrame, que deve deixar o cargo no final deste mês, após o segundo turno das eleições municipais do dia 30 de outubro, disse nesta terça-feira que “as imagens produzidas ontem são péssimas para a cidade, mas a polícia não pode se omitir e, mais uma vez, cumpriu seu papel”. “A UPP e o Comando de Operações Especiais evitaram novamente uma guerra entre quadrilhas”, opinou o secretário.

EK/abr/ots

Foto: 1°- Polícia do Rio desce o morro em Copacabana com os detidos após tiroteio.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Os fatores que levaram ao fracasso das UPPs

Saída de Beltrame da Secretaria de Segurança Pública explicita grave crise das Unidades de Polícia Pacificadora, e futuro do projeto que prometeu acabar com a violência crônica do Rio é uma incógnita.

As cenas de um homem despencando de uma encosta após ser atingindo por tiros de fuzil em Copacabana, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, transformaram-se em mais um trágico símbolo da falência do programa de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O tiroteio, que levou pânico às ruas do bairro mais famoso da capital fluminense, fez com que o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, pedisse demissão do cargo.

Secretário mais longevo da história do Rio de Janeiro na área de segurança, Beltrame ocupou a pasta por dez anos e foi o criador do programa das Unidades de Polícia Pacificadora. Em seu lugar assumiu seu braço direito, Roberto Sá.

 Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame

Criadas em 2008 como um programa modelo de policiamento comunitário, as UPPs prometiam acabar com a violência crônica das comunidades carentes do Rio de Janeiro dominadas pelo tráfico de drogas.

A ideia era que o Estado abandonasse a tática de confronto e passasse a ocupar as favelas, levando não só a polícia, mas também uma ampla gama de serviços públicos. Nos primeiros anos, as UPPs apresentaram resultados extremamente positivos.

Houve uma redução de mais de 60% nos homicídios nas áreas pacificadas, assim como uma queda de 85% das mortes provocadas por policiais nestas mesmas regiões, além de uma ampliação de mais de 300% na apreensão de drogas.

As áreas em que as UPPs foram implantadas também passaram por uma forte valorização imobiliária. O Rio, enfim, parecia viver em paz.

Mas desde 2012 as UPPs já vinham mostrando sinais de esgotamento. Ataques às bases em áreas supostamente pacificadas se tornaram comuns, confrontos entre policiais e traficantes passaram a ser mais violentos e a vitimar cidadãos inocentes, e um crescente número de denúncias de abuso de poder e corrupção viraram rotina em quase todas as 38 unidades espalhadas pela cidade.

Mas foi com o agravamento da crise econômica, a partir de 2015, que os problemas começaram a ficar mais explícitos. Primeiro em áreas mais distantes do centro, e, agora, nas áreas mais ricas da cidade.

Expansão acelerada

“O que realmente surpreende é o fato de que foi preciso um confronto em Copacabana para que o secretário e a imprensa se dessem conta de que as UPPs fracassaram”, diz a socióloga e ex-ouvidora da Polícia do Rio de Janeiro, Julita Lemgruber.

“É claro que o confronto em uma área tão nobre do Rio é emblemático, mas os confrontos já eram uma rotina em outras áreas da cidade há meses, principalmente as mais pobres, como o Complexo do Alemão”, diz ela, que coordena o Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Cândido Mendes, no Rio.

Nascidas como um projeto piloto, as UPPs se espalharam rapidamente com a proximidade dos grandes eventos esportivos que a cidade sediaria – a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Foi esse avanço rápido, na opinião de especialistas, uma das principais razões para a grave crise que o programa enfrenta agora. “As UPPs foram uma boa iniciativa, mas deixaram de ser um programa de segurança pública para se tornarem um simples programa de policiamento, uma força de ocupação”, diz Jacqueline Muniz, professora do Departamento de Segurança Pública da Universidade Federal Fluminense.

“Quando chegou-se ao número de 13 ou 15 UPPs, deveria ter-se parado e analisado, entendido o que poderia melhorar, o que funcionava e o que estava errado”, diz.

“Mas não, criaram uma fábrica de UPPs, colocando soldados despreparados, sem planejamento e com uma escassez de recursos incríveis”, critica ela, doutora em Ciência Política e uma das principais pesquisadoras do papel da polícia no Brasil.

“De um interessante programa de segurança pública as UPPs se transformaram em peças de propaganda eleitoreira, com o único objetivo de manutenção do poder político e econômico de determinados grupos”, diz ela. O Rio de Janeiro é governado pelo PMDB há quase 15 anos.

Polícia violenta

Outro problema foi a incapacidade de a polícia conseguir apoio das comunidades onde estava instalada.

O Rio de Janeiro é conhecido por ter a polícia que mais mata no mundo. Relatório divulgado pela ONG Human Rights Watch em julho deste ano mostra que apenas a Polícia Militar do Rio matou mais de oito mil pessoas na última década.

Só no ano passado mais de 600 pessoas foram mortas pela PM. A expectativa era de que policiais mais bem treinados e atuando em um ambiente comunitário seriam menos propensos a dar continuidade a esse ciclo macabro de mortes e abusos.

Mas rapidamente as mesmas práticas violentas e corruptas que caracterizam a polícia fluminense passaram ser aplicadas também nas UPPs.

“Houve um começo cuidadoso, mas logo se transformou em uma ação atabalhoada, sem diálogo com as comunidades, e toda a lógica comunitária se perdeu”, diz Lemgruber.

Em pouco tempo, os policiais passaram a ser vistos como inimigos das comunidades que deveriam proteger, fazendo com que a tensão crescesse e os casos de abuso de multiplicassem.

O mais emblemático deles foi a tortura e morte do pedreiro Amarildo de Souza por policiais dentro de uma Unidade Pacificadora na Rocinha, em 2013. Seu corpo jamais foi localizado.

A saída de José Mariano Beltrame, criador e maior símbolo das UPPs, é emblemática, mas não aponta claramente qual será o futuro do programa.

Seu sucessor deve manter a mesma postura ambivalente do ex-secretário, que, ao mesmo tempo em que defendia o fim da guerra às drogas, apoiava a estratégia de confronto aberto das polícias em áreas urbanas densamente povoadas, como as favelas.

“A verdade é que Beltrame não tinha exatamente comando sobre a Polícia Militar e a Polícia Civil do Rio”, diz o sociólogo Ignacio Cano, um dos coordenadores do Laboratório de Análise da Violência da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

“Com sua saída, o futuro das UPPs se torna uma incógnita. Até o final do mandato do atual governador, em 2018, nada deve mudar. Mas a partir dai haverá uma ampla discussão sobre seu futuro.”

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

38 Comentários

  1. E o candidato do PSOL para a prefeitura apoia o desarmamento das polícias!! 😀

    Provavelmente ele quer ver os policiais armados de cata-ventos e pirulitos para enfrentar o exército paramilitar dos morros…

    Como já disseram por aí: se quer destruir um esquerdista, deixe-o falar…

    😀

    P.S – e UPP pra mim é a materialização do politicamente correto. Portanto, óbvio que isso não dá certo.

    • Obviamente ele está falando para esclarecidos, enfim, gente que sabe pensar .
      Que sabem que isso só seria possível após o fim da situação de guerra civil neste Estado.

      • Então, que o dito candidato pise os pés no PRESENTE e deixe os discursos futurísticos para o futuro (ou para as rodinhas de maconhaço universitário hehehe 😀 ).

        A não ser que ‘gente que sabe pensar’ prefira ouvir ‘fluxos de pensamento’ (algo que agrada muito a esquerda mal caráter) do que enfrentar a realidade da cidade, claro!

  2. Espero que esteja enganado ….. mas do jeito que as coisas andam ultimamente no brazil depois do golpe este pais irá ter os mesmos fins trágicos que nem a Ucrânia e a Síria… uma guerra civil e uma separação irremediável ….,basta vê o aumento de movimentos separatistas em todas regiões, inclusive no Nordeste.
    .
    Essa guerra na periferia com suas violências urbanas nada mais é um sintoma de uma divisão e choques de interesses de classe sociais, o estado nação brasileiro esta em perigo… no futuro se a coisa continuar com vai haverá dois países … um chamao de brazil e outro por Brasil

    • Estas ideias e movimentos separatistas que surgem pelo país são justamente pelo esgotamento da paciência em relação à leniência com a bandidagem e o errado. A esquerda nefasta (mais que a direita vendida) promoveu a criminalidade, impunidade, subserviência com a contravenção e tráfico além de apoio a grupos terroristas que fizeram deste país algo pior do que já era. Vai lá e dê flores para bandidos… não é assim que os “maconheiros” querem vencer a criminalidade? Inclusive com discursos de promover a anistia a bandidos.. barrando a diminuição da maioridade penal, punindo policiais no exercício de seu dever e transformando a população ordeira em apenas ESTATÍSTICA de crimes? Façam o favor apoiadores do absurdo… desçam ao planeta terra e comecem a pensar que bandido é BANDIDO! E quem não quiser que este país volte ao prumo.. que se mude para a república “DEMOCRÁTICA” da Venezuela… e converse com o Chaves através de um passarinho na janela… quem sabe ele dá um feedback de como está o inferno.
      O Brasil se continuar deste jeito irá se transformar em 4 ou 5 estados diferentes pois está todo mundo DE SACO CHEIO desta política do politicamente correto que os canalhas impetraram nesta nação.

    • E a coisa só tende a piorar , até aqui os golpista não disseram nada para resolver a crise social em que o brazil se agravou ,, por isso tende a piorar e mais ainda quando os golpistas liberarem geral o porte de armas e a pena de morte como alguns fascistas apregoam .. será escaramuças em cada esquina do brazil … será a lei do morici …D’us no céu e na terra brazilis cada um por si … entre a democracia e a barbárie ….. os golpistas escolheram a pior .

      • Crise que os teus cumpanheiros criaram certo?

        Bandido ja anda armado e compra uma por 10% do valor de uma legalizada…

        Mas gente como vc defende bandido e corrupto. Infelizmente essa é a realidade da esquerda brasileira.

      • Pelo amor de Deus ! Essa direita e seus ” meritocratas” ta cada vês mais bestializada ! So falta a “elite” dos EUA fazer cair o fogo do céu e fazer as cidades mais chics desse mundo se arrepender de seus pecados !

      • E muitos de nós acusados de comunistas somos apenas social-democratas! Capitalismo sem classe média grande não é, verdadeiramente, o capitalismo empreendedor. Ao se destruir o acesso dos mais pobres à classe média se está, de fato, minando o capitalismo empreendedor e de concorrência. Será que alguém se lembra quantas marcas de um mesmo produto haviam em um supermercado antes dos governos trabalhistas? Pensem sobre isto, porque fantasiados (não estou lhe acusando em particular) de liberais estão muitos lobos querendo destruir nossa economia para facilitar a recolonização de nossa nação.

    • Nas entrelinhas de seu comentário quem tem senso critico apurado nota claramente que tu considera crime ferramenta revolucionaria.
      “Hooo se a burguesia não se render ao populismo de esquerda os revoltosos da periferia devem tocar o terror mesmo”
      Estes canhotos seguem as teorias de Marcuse, e consideram crime, banditismo e ate o terror como ferramenta revolucionárias.

  3. Sou da opinião de que não adianta mais policiais. pois bandido não tem medo da policia.

    O que ajudaria a resolver a curto prazo é penas extremamente duras pra traficantes e bandidos em geral. Sou a favor até de trabalhos forçados como faziam na era dos soviéticos.

    Mas num país onde bandido e corrupto tem a simpatia de parte da população fica muito difícil mudar.

      • Na tua pena de morte vai incluir os grandes para quem esse traficantes de rua trabalham? Esses grandes se encontram em Brasilia, reunem-se em clubes da alta sociedade, nas grandes cidades tem contas bancarias na Suissa, no Panama e outros paisecos considerados”safe havens”, muitos sao Oficiais policiais e mesmo militares de alta patente e acima de tudos muito desses grandes, homens de bem, tem fazendas, onde escodem toneladas de cocaina que sao transportaos por helicoptero. Se tua pena de morte, nao incluir esses grandes, homens de bens, honrados, voce continuara a politica de matar pequenos traficantes, ou competidores, mas nao resolvera o problema de trafico de narcotico, que nao e problema nacional mas mundial. E conveniente que tu nao esquecas, que e o dinheiro proveniente do trafico de narcotico, avaliado entre $800.0000.000.000 e $1.300.000..000.000 que segundo documentos publicdos pela ONU, tem permitido alguns dos grandes bancos de Wall Street e a da City de Londres continuarem operando, caso contrario jaLB3hv estariam fechados em bancarrotas desde 2008/9..

      • “Na tua pena de morte vai incluir os grandes para quem esse traficantes de rua trabalham?”

        Vai incluir sim! Com certeza! E também para aqueles que saqueiam o erário público.

      • Vixe, amigo. Não iria sobrar um político esquerdista. E quem vier me dizer que psdb é didireita irá ter que me permitir uma gargalhada teatral.

      • Na minha modesta opinião, tinha era que EXTERMINAR os consumidores. Sem esses não haveria comercio de entorpecentes. VIVA DUTERTE. Pena de morte para os maconheiros, cheiradores e pitadores em geral.

      • Ao contrário meu amigo, eles tem medo e muito medo se cagam, todos choram e tudo quando sao presos, experiência própria

      • Quem tem, tem. A nao ser que um indivuduo seja louco, fanatico politico ou religioso, ou membro de tropa de elite ou servico de inteligencia altamente treinado, qualquer pessoa normal, principalmente se for pobre, conhecendo a reputacao da policia brasleira, tremera de medo se for preso. Nos meus tempos de quartel, eu ja tive oportunidade de levar civis presos pelo exercito para a delegacia e vi como eles eram tratados. Eu creio que a “caricia”, com que a policia, nao so a policia, ate mesmo o escrivao, trata as pessoas pobres que sao presas aumentou em rigor

    • “Nickless
      Hoje 12:02

      Sou da opinião de que não adianta mais policiais. pois bandido não tem medo da policia.”

      com governo tucano fazendo “acordão” com os chefes do crime organizado nos presídios para pararem de mandar caçarem policiais e queimarem ônibus….vão perdendo o medo mesmo…

      • “Nickless
        Hoje 20:47

        Sem ideologia barata por favor.”

        Não preste atenção no que falam de vc e sim em quem fala………

      • Respondestes bem Nickless. Todos aqui sabemos que a esquerda nacional sempre foi bem articulada com a bandidagem tanto de baixo clero como de colarinho branco. O psdb não foge a regra, assim como o pt e demais siglas vermelhas. A figura do “bom bandido” foi criado pela esquerda, desde os tempos de Glauber Rocha, o enganador do imaginario popular. Quem não se lembra do Reginaldo Rarias fazendo Lucio Mauro, bandidão travestido nas telas de herói nacional. O endeusamento da bandidagem pelas izquerdas vem de longe.

      • Não há misericórdia entre dragões e tubarões, meu caro. Vc sabe disso. Me tenta somente para constatar o que já sabe.

  4. Falhou porque os vagabundos receberam por parte de nossos governantes mais direitos,privilegios, que os cidadões de bem, mas o que se esperava só podia dar nisto o que voces acham que um marginal espera de seu companheiro, ele espera lealdade, apoio, e patrocineo, e é o que eles tem por parte de nossos governantes, seus aliados enquanto que nossos policiais são sacaneados,traidos, a onde ja se viu um marginal que mata um pai de familia ser solto imediatamente ao crime cometido e o policial ser presso apos reagir em defesa da vitima SÓ NO BRASIL.

  5. Um estado corrupto, negligente e falido de um lado. Do outro, bandidos bem armados, muitas vezes com a lei trabalhando a seu favor, a turma do politicamente correto e defensores dos direitos humanos. O que pode dar certo assim?

    • É exatamente assim. Outo dia vi uma charge onde um policial aponta a arma para um meliante e vem um engravatado por detrás dele e diz para ele atirar senão irão dizer que ele prevaricou. Logo em seguida vem outro e diz que se ele atirar ira responder a inúmeros processos, podendo até vir a ser condenado e preso. E agora josé? Coitado do policial. Entre a cruz e a espada. Na verdade o problema não passa somente pelo estado falido, policia sem recursos ou algo que o valha. Passa pelo ordenamento criminal brasileiro e nossa CF que foram escritas por mãos esquerdistas que intencionalmente tiraram o poder do estado nacional de enfrentar com mais violência (não no sentido estrito) a marginalidade com finalidades ideológicas/revolucionárias. No Brasil BANDIDO É CIDADÃO e CIDADÃO É BANDIDO qndo fala a verdade que implique em ofensa ao politicamente correto criado pela inteligentisia esquerdista. Vai ser difícil nos livrarmos desse estado de coisas. Mas há solução: REFORMA CONSTITUINTE JÁ. Com perfil mais duro e conservador, a nova CF poderia dar ao Estado poderes que hoje ele não tem para enfrentamento ao crime organizado. Poderia até incluir PENA DE MORTE para quem DOLOSAMENTE matasse uma pessoa, em especial policiais, agentes do estado no enfrentamento ao crime.

  6. Fracasso das UPPs se deve Policia mau paga desmotivada e desrespeitada / falta de equipamento / inteligencia /falta tudo … o RJ esta falido e a policia e a menor culpada de tudo isso … n sabem o q enfrentam no dia a dia .. como são tratados …sao meramente largados a propria sorte dia apos dia …e ”acordos” são saìdas nada honrosas mais es a nossa realidade .todos querem voltar vivos (de bolso cheio ou n ) . veja bem .. a PM do RJ n esta pagando nem mesmo a manutenção de suas viaturas …. fato tb q a pop n colabora em nada.(e nem pode .. nem a policia consegue se manter ”segura” quem dira ela ) . isso quando n se posiciona a favor de traficantes nessa cidade ainda”maravilhosa”(por causa de sua natureza)… tudo fede a ”esquerda caviar” … esse q acha q vagabundo e um sujeito ”oprimido” q n teve ”escolha” e por isso mata .nossa ”’midia” e dominada por essa raça ”intelectual”.. omite a realidade defende vagabundo..fazem a cabeça da pop .e enquanto bandido n tocar neles vao deitar e rolar .(n são burros ..”’tim lopes ” q o diga ) .. coitados ne .. n adianta .. o Brasil vai sim ”queimar” e so olhar o noticiário .. n so do RJ .. estados do Sul .. nordeste .. cidades q ainda n haviam conhecido a ”realidade carioca” hj sentem na pele o q e viver sob domínio de alguma facção (PCC manda lembrança ) … n adianta o ”ser humano” vive e se ”educa” vendo exemplos .. e nosso problema esta nas leis dessa bagaça … nosso politicos so querem salvar a a propria pele ..a pop q pague as contas .. e assim q vai ser com essa ”PEC” corta tudo pra se pagar dividas mais q n ousem mexer nos beneficios q essa raça tem .. q se soma o q ? 60 bi de ”custo” isso tirando o nosso judiciario o mais caro e ”’burro” e intocável do planeta ..”semi deuses” na terra .. donos da razão … q fazem guerrinha entre si por mero ”orgulho” ou ”rixa” de faculdade ..fora a burocracia .. vai entender .. voltando ao RJ.. de onde vem as armas ? do ar ,do mar .. de todo lugar .. nossa fronteira e aberta pra quem quiser entrar ..e nossas forças armadas ? ta mais preocupada com a dita ”previdencia” do q de fato expor tudo q ela sabe e precisa fazer em relação a isso .. via PF tb .. ela sabe o q rola so n sabe o q fazer e como fazer como o q tem … o Brasil hj fede a podre … e com essa geração ”’revoltadinha” q esta surgindo … mau educada e despreparada . nosso Pais tem um ”grande” futuro pela frente …. q Deus nos proteja

  7. Não adianta UPP se o estado não subir o morro junto com a policia, não adianta o estado subir o morro sendo este estado patético populista brasileiro, não adianta demonizar o Policial sendo que ele e um brasileiro, reflexo de toda uma cultura.
    E este e o ponto, A CULTURA, Heel de Janeiro e o epicentro de toda cultura pasquinlenta brasileira, do culto a malandragem, do populismo politico barato ou da prostituição politica fisiologista, da romantização do bandido, da esquerda caviar, do farofa pouca meu pirão primeiro, ou seja…se não fizerem alto critica cultural, UPP e só enxugar gelo.

  8. Sabem porque as UPPs não deram certo? Porque não se focaram no que realmente combate o crime, NA CULTURA E ROMANTIZAÇÃO DE CRIME. os policiais fazem somente o policiamento ostensivo, e sem a policia de inteligencia, sem a justiça agindo pesado junto com penas severas, e sem o a receita federal cortando as receitas, bloqueando as contas e sufocando financeiramente o crime, o PM na ponta da lança não vai surtir muito efeito. O criminoso não deve ser somente preso, ele deve ser levando ao fracasso, pois ele representa muitas vezes o sucesso financeiro na comunidade,o macho alfa, e esta cultura que deve ser quebrada.O marginal deve votar para seu devido lugar, para margem da sarjeta. Só assim o crime não vai cooptar mais jovens em busca de alto afirmação social como faz hoje,

  9. Sabem porque o policia não e bem vida nos pontos dominados pelo trafico e pelo crime? Cultura bandoleira!
    Sim, se a politica publica de UPPs der certo, acaba o baile funk regado de pino de cocaina até as cinco da manhã na porta da casa de trabalhador, acaba o trampinho de vapor do trafico, acaba motinha roubada para pagar de gatinho na comunidade, acaba microondas e maquina de lavar pras tias que “ninguém sabe da onde veio”, acaba gatonet, acaba acaba gato de água e luz de graça pra todo mundo, acaba o churrascão com carga roubada pra geral…

  10. Repressão e mais repressão.
    kd a saúde, o esporte, educação ?
    A comunidades de nada tiveram esses investimentos, somente repressão,
    tava na cara que não ia dar certo.

    • A disculpa de sempre: A CULPA É DA SOCIEDADE BURGUESA OPRESSORA QUE NÃO PERMITIU QUE O “MENINO” COMPRASSE SEU PRIMEIRO NIKE. Me poupe. As comunidades europeias que vieram para o Brasil no começo do século aqui chegaram com uma mão na frente outra atrás e hoje são ricas. O problema é de ordem cultural. Realmente foram jogados a margem da sociedade e não foram educados. São aculturados. E qndo digo cultura me refiro a conhecimentos tecnológicos e não a cultura folclórica de qualquer ordem. Os europeus qndo aqui chegaram não tinham dinheiro mas tinham cultura. ESSA É A DIFERENÇA. CULTURA EMPREENDEDORA. Ponto. O resto já sabemos no que deu.

Comentários não permitidos.