Síria não vai se tornar um Iraque ou uma Líbia – Vladimir Putin

O objetivo da Rússia na Síria é evitar uma repetição do cenário atual no Iraque e na Líbia, segundo afirmou hoje (12) o presidente russo, Vladimir Putin, em entrevista ao canal francês TF-1.

O líder russo ressaltou que antes da derrubada dos governos da Líbia e do Iraque, estes países não ofereciam ameaças terroristas para o mundo, apesar de não serem “exemplos de democracia”.

“A ameaça a Paris, à Costa Azul da França, à Bélgica, à Rússia e aos EUA não vinha destes territórios e agora eles são uma fonte de ameaça terrorista. Nosso objetivo é não permitir que o mesmo aconteça no território da Síria”, disse Putin à emissora francesa.

Os EUA e seus aliados invadiram o Iraque em março de 2003 e oficialmente retiraram suas tropas em 2011.

Cerca de 200.000 soldados e civis morreram devido à guerra, que, por um lado, levou à derrubada do governo de Saddam Hussein e, por outro, segundo analistas, facilitou a disseminação do Daesh (Estado Islâmico) no território do país.

A Líbia, por sua vez, está em profunda crise desde 2011, quando a OTAN ajudou a depor e matar o antigo líder Muammar Khadafi. Atualmente, os líbios também enfrentam o problema do jihadismo, particularmente com a entrada do Daesh no país.

Foto: © Sputnik/ Michael Klimentyev

Fonte: Sputnik News

 

 

12 Comentários

    • Ataques contra assad terão resposta militar,algumas cabeçinhas de porcelana não compreendem se usa e aliados matarem Assad vai ser uma catinga fedorenta no planeta todo. Retirem as tropas yankes e seus mercenarios aliados e o mundo voltará a ser como era antes dos atentados 09\11.

  1. olha, a Rússia até pode estar mais empenhada q os EUA em acabar com essa guerra na Síria, sabemos q eles tem interesses lá, e nem adianta vim alguém me contestar, essas grandes potências pensam em si mesmos antes de tudo, mas concordo q a Rússia está mais perto do certo, do q os americanos.

    mas ainda assim não consigo enxergar com bons olhos, alguém q quer manter um ditador no poder (Assad) com a desculpa q não deu certo na Líbia e Iraque. Alguém já viu alguma ditadura boa nesse mundo ?

    a vdd é q se o Assad continuar no poder, a Rússia pode manter suas bases permanentemente lá, e se ele cair, tem sérios riscos.

    mas vou dar uma colher de chá aos russos, ô povinho difícil esse de se entenderem q são esses árabes viu, vai gostar de uma ditadura e fanatismo religioso assim lá em Meca !! Parecem q não sabem em lidar com a liberdade de escolhas, com as escolhas diferentes alheias, querem resolver tudo na bala, deve ser por isso q os russos não querem cometer os mesmos erros dos EUA e europeus.

    mas convenhamos tbm, os americanos tentaram, foram lá entraram com tudo, tiraram os ditadores do poder, se esse povo não gosta de democracia e liberdade, não faria mais isso por essas regiões, vai ao modo russo mesmo !!

    • Colega, concordo com boa parte… Mas não se pode achar que a tal “democracia” tipo americana seja o ideal para todos os povos do mundo inteiro

      • Governos que os EUA criam sua tal ** DEMOCRACIA ** , são facilmente Manipulados ,em caso de se rebelarem , derrubam seus ** Governos ** !!

      • Julio, quem faz a democracia é o seu próprio povo com as suas escolhas, se escolhem errado a culpa primeiramente é deles, não aceito esse coitadismo da influência negativa de terceiros como desculpa

        a “democracia” não é algo padronizado e patenteado por um país, ou vc tem força de vontade e educa seu povo mesmo q leve tempo a entenderem q liberdade (mesmo q limitado) é algo bom, ou esses países estarão sempre dependentes de ditadores ou intervenções militares das grandes potências.

        não existe esse negócio de “democracia americana” isso é um lobby negativo q anti americanos criaram para denegrir a imagem dos EUA, quando fracassam em alguma missão, ou o povo do país q foi libertado das garras de um ditador por eles, continuam ou entram em guerra civil por fanáticos religiosos q não aceitam, ou impedem a instalação de uma democracia da LIBERDADE de escolhas.

        São povos q nunca sentiram o gostinho de poder escolher ou experimentar fazer escolhas diferentes, são OPRIMIDOS pela sua própria gente q são INTOLERANTES, geralmente são fanáticos religiosos, ou ideologias autoritárias q não respeitam nada.

        Ae, pessoas q são fãs desse tipo de coisa, lançam esse “marketing” de “democracia americana” como se fosse uma coisa ruim, q tudo gira em torno dos EUA, se eles libertaram, então eles tem q ser “babás” desse tipo de pessoas e cuidar para sempre

        por isso os russos não querem fazer isso, pq sabe como é essa gente, é perda de tempo tentar liberta-los de ditadores, gasta-se menos e é mais rápido jogar bomba nas cabeças das pessoas e depois q atingir seus objetivos, cai fora, deixa lá o mesmo ditador q estava antes, se der problemas de novo, os russos não vão ter q escutar q sua “democracia russa” falhou, ou eles são os garotos maus do mundo.

    • Bom em parte tens razão, porem não se vê a mesma preocupação dos EUA com a Ditadura Saudita , porque ?Aqui também a gente mais preocupado com os Interesses dos outros do que com os nossos , para eles puxarem o Saco de outros é o Importante e se irritam com a Verdade , uma coisa muito importante , quem elegeu os EUA como Juízes ou Palmatória do Mundo?Sabemos que onde se metem é Cagada Certa !

      • José, é assim mesmo, essas grandes potências só se preocupam em tirar os ditadores onde sua influência está em RISCO. A Rússia faz isso tbm (como é o caso da Síria), a China tbm faz lá na coréia do norte, a Europa já fez muito isso tbm.

        sempre será assim, o Brasil se estivesse no lugar deles, tbm faria isso, aliás já fez na época do império aki na américa do Sul.

        alguns vão achar isso feio pq simpatiza com o país X, o outro vai dar razão para o país Y pq acha q o outro é q tá sempre errado, eu apenas tento ENTENDER esses países e respeitar quando estão certos, e criticar quando estiverem errados, países como os EUA, China e Rússia LUTARAM muito para chegar nesse patamar de influência mundo afora, isso se chama GEOPOLÍTICA, é assim q funciona o mundo.

    • Boa análise Alessandro;

      Concordo com grande parte, exceto pelo viés excessivamente americano, principalmente no último parágrafo.

      Porque a Rússia defende seus interesses e os americanos simplesmente tentam levar a democracia?

      Se é exatamente assim como você diz, por que a democracia só deve ser levada a ditaduras opositoras?

      Grande abraço;

  2. Não existem “santos” apenas interesses de ambos os lados, pessoalmente não defendo este ou aquele lado, defendo apenas os interesses do Brasil e tenho a certeza de que é isto que deveríamos fazer, nosso país é muito bom e precisa que os brasileiros o defendam, mazelas existem em todos os países, mas de fato nosso é o Brasil; é preciso conscientizar os brasileiros da importância e necessidade desta conscientização, precisamos nos depurar da corrupção colocando na cadeia os corruptos por longos anos e reavendo o dinheiro mal havido investir em educação e tecnologia de ponta é essencial, caso contrário o subdesenvolvimento nos espera logo ali.

  3. Putin fala demais. Se ele nao tomar cuidado, nao so a Siria, mas tambem a Russia vai terminar como o Iraque e a Libia e ele terminar como Gadafi ou se tiver sorte como Sadam Hussein.terminaram suas vidas

Comentários não permitidos.