Defesa & Geopolítica

Turquia desenvolverá sistema próprio de defesa antimíssil

Posted by

A Turquia pretende desenvolver um projeto nacional de defesa antimíssil, mas tais planos não foram acordados com a Rússia, informou o secretário de Estado para a Indústria de Defesa da Turquia Ismail Demir.

Na segunda-feira, após as negociações com seu homólogo turco Recep Tayyip Erdogan, o presidente russo Vladimir Putin declarou que Moscou está pronta para cooperar com a Turquia na área técnica militar, inclusive em grandes projetos.

Segundo a mídia turca, que cita uma fonte diplomática, a Turquia poderá examinar a proposta russa para o desenvolvimento de um sistema de defesa antimíssil.

Segundo Demir, “não há acordo com a Rússia para um sistema de defesa antimíssil e isso não faz parte da agenda”.

Ele acrescentou que “está sendo discutida a cooperação geral com a Rússia na área da defesa”.

“A Turquia está desenvolvendo seu próprio sistema de defesa antimíssil. Durante esse processo anunciámos um concurso do qual participaram vários países. Agora estamos seguindo nesta direção”, informou Demir em entrevista à agência Anadolu.

Em 2009, a Turquia anunciou a licitação para compra de componentes para o sistema de defesa antimíssil no valor de quatro bilhões de dólares. A empresa chinesa CPMIEC, que se ofereceu para produzir uma parte dos sistemas antimísseis na Turquia, se tornou vencedora do concurso com o valor da transação proposto equivalente a 3,4 bilhões. Os rivais da CPMIEC foram os consórcios norte-americano Raytheon & Lockheed Martin, franco-italiano Eurosam e o russo Rosoboronexport.

Devido à vitória da China na licitação, a Turquia foi sujeita a pressões por parte dos seus aliados da OTAN. Em novembro do ano passado, a Turquia cancelou a licitação para fabricação de componentes do sistema de defesa antimíssil após decidir desenvolver seu próprio projeto nacional.

Foto: Sistema de defesa aérea HQ-9 FD-2000 CPMIEC  / China

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

 

 

12 Comments

  1. Rafa_positron says:

    evido à vitória da China na licitação, a Turquia foi sujeita a pressões por parte dos seus aliados da OTAN.

    Uééééééééé

    e o livre mercado?
    e a livre concorrência?
    e o papo VADERUXIANO de “freedom and capitalism” ?

    Como eu sempre digo: essa gente tem a moral de um rato

    uééééeééééééé

    • exiled says:

      liberdade e capitalismo nos olhos dos outros é refresco.

    • Alessandro says:

      Rafa, sou obrigado a concordar com vc nessa, quem é FORTE, e tem políticos sérios q respeitam sua pátria, bate na mesa, não abaixa a cabeça e diz NÃO, e segue em frente com suas convicções.

      mas aki no Brasil sai governo, e entra governo, são TODOS iguais !! Só muda o discurso, mas na PRÁTICA sabemos o resultado.

      • Heitor says:

        Tu nao tem jeito mesmo discípulo do s-88 . Fora os Militar na ditadura o pt foi o único governo que investiu em tecnologia nacional !

      • Alessandro says:

        Heitor, a única coisa q não tem jeito é a morte, o resto só não muda por dois motivos, má fé ou ignorância.

        mas eu vou respeitar o seu comentário, pois se eu não fizer isso, estarei fazendo o mesmo q vc.

      • Richard says:

        PT investiu em tecnologia nacional?
        Só se foi na arte de aprimorar a corrupção

  2. A Máquina Troll says:

    “Se a cultura local for ficar coçando o saco, a produtividade não vai rolar”

    JT8D

  3. exiled says:

    país serio que investe na sua soberania é bonito de se ver. pena que nois aqui só ve de longe

    • Junior says:

      Nos investimos sim,no aumento de salários dos lindos e belos políticos brasileiro , são eles que são a vergonha da nacao ,e os investimentos são todos para os bolsos deles

  4. Gary says:

    Esse é o caminho para o Brasil. CAMINHAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS.

    • ………..falando em projeto antimísseis ao que me lembro a AVIBRAS tem (ou tinha?) uma parceria com a MBDA par o desenvolvimento de um sistema antimísseis de média altura porém ao que parece “gorou”……e o Pantsir….foi pro brejo? hummm..é ruim hein?…….

      • Gary says:

        Como tudo neste país, tudo passa pela EDUCAÇÃO. Temos que formar mais engenheiros e técnicos e menos mão-de-obra revolucionária para os partidos da esquerda que estão engendrados dentro das universidades públicas. Ou se tira o pcdob de dentro das universidades brasileiras ou nunca teremos condições de termos um corpo de engenheiros e técnicos que possam mudar o panorama tecnológico brasileiro. É isso ou a estagnação tecnológica. Para não falarem que sou “coxinha” ou coisa que o valha e agradar a malta esquerdista nacional, afirmo, sigam os passos dos chineses na educação. Lá professor é AUTORIDADE e não se permite doutrinação ideológica de espécie alguma. PRONTO. Assim o caminho para a salvação do Brasil estará aberto.

shared on wplocker.com