Categories
Defesa Destaques Geopolítica Opinião Rússia

Moscou negocia com o Cairo antigas instalações militares na cidade de Sidi Barrani

Moscou está negociando com o Cairo o arrendamento de antigas instalações militares em território egípcio, na cidade de Sidi Barrani. Se os governos dos dois países concordarem sobre as condições do arrendamento, a base militar poderá será restabelecida até 2019, de acordo uma fonte que não quis ser identificada.

Segundo ela, o Egito se mostra disposto a aceitar as condições russas, já que a ideia de ter uma base russa em seu território corresponde aos objetivos e interesses geopolíticos do Cairo.

Assim, Moscou entregaria todos os equipamentos necessários para o restabelecimento da base por via marítima.

Ter uma base militar no norte da África seria uma forma de resolver diversas questões geopolíticas para a Rússia, especialmente no Mediterrâneo ocidental, de acordo com analistas.

Reforço da presença militar

A restauração da base militar em Sidi Barrani ainda reforçaria a segurança internacional, segundo o vice-presidente do Comitê de Defesa da Duma do Estado (câmara dos deputados na Rússia), Andrêi Krassov.

“O Egito e outros países entendem o papel da Rússia no equilíbrio de forças […] Creio que devamos intensificar a cooperação com o Egito, inclusive na reconstrução da base militar”, disse.

O deputado Anton Morozov, membro do Comitê de Assuntos Internacionais da Duma, diz que, nas atuais condições, a Rússia precisa reforçar sua presença militar no Oriente Médio.

“O Oriente Médio é uma área muito importante para a Rússia que também pode representar ameaças terroristas”, disse Morozov.

“Qualquer país precisa de bases militares fora do seu território. A base em Sidi Barrani ajudará não só a resolver o conflito sírio, mas também fortalecerá a posição da Rússia na Líbia”, diz o presidente da Associação Internacional de Contraterrorismo, Ióssif Linder.

“Trata-se de parte da estratégia de restauração do poder da Rússia na arena internacional. Moscou precisa restaurar as bases militares soviéticas, especialmente no norte da África. Isso não significa que a Rússia pretenda atacar com bases militares além das fronteiras, mas apenas uma medida de representação do país no exterior”, completa Linder.

 Antigas instalações militares russa/Soviética em território egípcio, na cidade de Sidi Barrani

No momento, a Rússia possui apenas uma base militar no Oriente Médio, localizada no aeroporto Hmeymim e que foi concedida a Moscou gratuitamente por Damasco em 26 de Agosto de 2015.

ANNA KHALÍTOVA, TATIANA BÁIKOVA, ANDRÊI ONTIKOV

IZVÉSTIA

Foto: Vladimir Putin e o Presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi – Foto meramente ilustrativa

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Gazeta Russa

15 replies on “Moscou negocia com o Cairo antigas instalações militares na cidade de Sidi Barrani”

jose luiz espositosays:

Esta aí , como a Rússia pode fazer isto , já o Estado brasileiro não tem condições para nada , só os Cegos ainda não viram que nossos políticos e o Estado brasileiro ( três Poderes ) são Perdulários , altamente Inchados e distanciados dos Interesses Reais da Nação, nos comportamos como uma Nação de Terceira perante o mundo!

Esta apoiado amigão nossos políticos são a maior vergonha para a nossa nacao ,políticos incompetentes ,ladroes ,bandidos, e etc

Quer ver se os russos vão ter Us$ 2 bilhões para pagar todo ano anos egípcios, que é o corresponde ao valor da ajuda econômico/militar que os EUA fornecem anualmente ao governo do Cairo….

Aliás, não custa lembrar de depois de Israel o Egito é o maior beneficiário da ajuda econômico/militar dos EUA…..

Rafa_positronsays:

Engraçado
As pessoas se preocupam mais com as finanças da russia do que os proprios russos

vai entender né

Penso o mesmo quando vejo alguns dizendo que os americanos estão quebrados.

Rafa_positronsays:

E o pior é que estavam mesmo

Ja assistiu ao Fime SpotLight?

Se não assistiu, assista!

Concorreu ao Oscar

e é com Christian Bale

vai reclamar tiroleza!!!! daqui a pouco vai ter uma base Russa na Argélia também

A julgar pelos laços históricos existentes entre Rússia e Argélia isso seria bastante natural. Isso é uma coisa……

Outra coisa bem diferente é o Egito. Depois de 22 anos de aliança militar com a Rússia ( e três guerras perdidas depois – 1956, 1967 e 1973) os egípcios se voltaram para os EUA, dos quais recebem o montante que eu citei acima. E embora a ajuda tenha sido momentaneamente suspensa após a derrubada da Irmandade muçulmana do poder, após a eleição do Marechal Al Sisi ela foi restabelecida.

O que os dão de um lado, tomam 100 vezes mais do outro, se o Egito está considerandoelhorar relações com a Rússia cedendo uma base, é porque seu precioso Sam não foi bom pra eles.

Correção: o que os EUA dão.

Há. .. agora entendi a jogada do Hollande com os Mistral…. kkkkkk o bicho foi liso igual um bagre ensaboado… kkkk

Olha me desculpe pela pergunta mas sei pouco sobre a cultura da Russia, me parece que esse Putin só pensa no exercito,defesa,navios e etc, e o povo como fica nessa historia ???

Estão piores estão iludidos com medo do desemprego e sem formação técnica. E o governo so faz as coisas pra lasca com o pais. kkk ops esse é o Brasil.
Era bom se vc se preocupa com o que acontece a sua volta eles tem um líder nós não.

César Pereirasays:

”No momento, a Rússia possui apenas uma base militar no Oriente Médio, localizada no aeroporto Hmeymim e que foi concedida a Moscou gratuitamente por Damasco em 26 de Agosto de 2015.”
E A BASE DE TARTUS, TAMBÉM NA SÍRIA ? ELA NÃO CONTA ?

Conta sim

Comments are closed.