Ministro Jungmann participa de reuniões bilaterais em Trinidad e Tobago

Jungmann e Urrutia acordaram que a primeira reunião deva ser realizada no Brasil
Jungmann e Urrutia acordaram que a primeira reunião deva ser realizada no Brasil

No primeiro dia da viagem oficial a Trinidad e Tobago, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, recebeu ministros do Chile, Portugal e Canadá. As reuniões bilaterais ocorreram para atualização de temas de interesses dos respectivos países na área de defesa e cooperação. Jungmann participa amanhã (11) da abertura da XII Conferência dos Ministros da Defesa das Américas (CMDA), em Port of Spain.

Com o ministro da Defesa do Chile, José Antônio Gomes Urrutia, Jungmann destacou a importância de diálogo na área de defesa que envolva também os ministros das Relações Exteriores dos dois países. Jungmann e Urrutia acordaram que a primeira reunião deva ser realizada no Brasil.

Durante o encontro, os dois ministros trataram também da cooperação na indústria de defesa. Urrutia disse do interesse em aprofundar a cooperação com a Embraer e recebeu o convite do ministro brasileiro para conhecer a Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto (SP).

A segunda reunião bilateral foi com o ministro da Defesa do Canadá, Harjit Sajjan. Numa conversa mais informal, os dois ministros enfocaram as diferenças de ambos países  entre as forças de segurança e de defesa. No encontro, as duas autoridades manifestaram interesse na possibilidade de agilizar um acordo de cooperação no setor de indústria de defesa. Jungmann e Sajjan concordaram que a participação em operações de paz em terceiros países deva ser feita sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

A segunda reunião bilateral foi com o ministro da Defesa do Canadá, Harjit Sajjan
A segunda reunião bilateral foi com o ministro da Defesa do Canadá, Harjit Sajjan

Nesta terça-feira (11), às 9h (10h pelo horário de Brasília), se dá a abertura da XII CMDA, com a foto oficial. A partir de 10h (11h de Brasília), ocorrerá a sessão plenária com discursos por cinco minutos dos chefes das delegações. A plenária segue até 12h30, quando haverá intervalo para o almoço, e será retomada às 14h. O objetivo é finalizar o esboço de Declaração de Porto de Espanha.

No dia seguinte, a XII Conferência será marcada com o fechamento do documento e seguida de entrevista coletiva.

Jungmann participa de reuniões bilaterais com ministros da Defesa de Portugal e da Guatemala

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, que se encontra em Trinidad e Tobago para a XII Conferência dos Ministros de Defesa das Américas (CMDA), cuja abertura oficial ocorre nesta terça-feira (11), às 9h (10h pelo horário oficial de Brasília), participou de dois encontros bilaterais. O primeiro deles foi com o ministro da Defesa de Portugal, José Alberto de Azeredo Ferreira Lopes.

Após ampla troca de visões estratégicas sobre os atuais desdobramentos em termos de segurança da Europa e da América do Sul, o ministro Ferreira Lopes elogiou a parceria estabelecida em Portugal pela Embraer com o estabelecimento da OGMA e o desenvolvimento conjunto do KC 390. O ministro português sugeriu que novas parcerias entre os dois países podem ser estabelecidas a partir do maior conhecimento mútuo entre Brasil e Portugal.

Fotos: divulgação XII CDMA
Fotos: divulgação XII CDMA

Por sua vez, o ministro Jungmann sugeriu que se estabeleça o Diálogo de Indústria de Defesa Brasil-Portugal. Neste caso, o primeiro encontro poderia ocorrer em território português, no primeiro trimestre de 2017.

A segunda reunião bilateral foi com o ministro da Defesa da Guatemala, general F. Mansilla. Na conversa, o general agradeceu ao ministro Jungmann a excelente cooperação recebida do Exército Brasileiro. A Força Terrestre tem enviado instrutores à Guatemala para cursos nas escolas oficiais. Ele solicitou a ampliação do convênio, com a participação de instrutores da Marinha e da Aeronáutica. O ministro Jungmann concordou com a ampliação desta cooperação.

Fotos: divulgação XII CDMA
Fotos: divulgação XII CDMA

Ainda no encontro, o general Mansilla pediu que seja retomada a negociação de contrato de compra de aeronaves A 29 Super Tucano. Ficou acertado que, nos próximos meses, uma delegação composta por oficiais da Aeronáutica da Guatemala visitará a Embraer Defesa e Segurança, em Gavião Peixoto (SP).

Conferência

O ministro Raul Jungmann chegou ontem a Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, para a XII Conferência dos Ministros da Defesa das Américas. Nas primeiras horas naquele país, Jungmann recebeu colegas do Chile, Canadá, Portugal e Guatemala. Um dos objetivos é ampliar o debate sobre defesa nacional e indústria de defesa.

Os ministros tentam elaborar a Declaração de Porto de Espanha, prevista para ser divulgada oficialmente amanhã (12), no encerramento da conferência. Hoje, após a abertura da XII CDMA, acontecerá uma plenária na qual os ministros terão oportunidade de se pronunciarem sobre os mais diversos temas.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

1 Comentário

Comentários não permitidos.