Empresa ucraniana ONG “Practice” apresenta veículo blindado 6×6 “Otaman”

Pesando cerca de 16 toneladas, é o primeiro veículo blindado fabricado na Ucrânia no esquema clássico ocidental, nos moldes da experiência europeia.  

Condutor à esquerda e motor a direita, no seu compartimento traseiro possui disponibilidade para acomodar dez soldados. Está previsto o desenvolvimento de capacidade anfíbia, assim como outras funções especializadas para esta mesma plataforma.

Segundo algumas fontes, a arma sob a lona compondo a torre, trata-se do obus russo/soviético 2C1 “Cravo” de 122 mm.

Edição: konner@planobrazil.com

5 Comentários

  1. Mais um pais com veículos 6×6, isso por que não serve, não atende as necessidades, que o Brasil está na contra mão, mas agora vão dizer que esse veículo é melhor que o guarani

  2. “trata-se do obus russo/soviético 2C1 “Cravo” de 122 mm”

    Desculpem-em pela ignorância mas, qual a diferença de um carro armado com obuseiro e para com um armado com canhão?

    • Dito de forma simples, o canhão é uma peça de artilharia que dispara projéteis de alta velocidade em trajetória tensa, algo próximo de uma linha reta.
      .
      O obuseiro/obus dispara sua granada, chamada também obus, em baixa velocidade e trajetória parabólica de forma a passar obstáculos e atingir tropas inimigas em geral fora do campo visual do artilheiro.
      .
      Contudo, estas denominações tendem a ser relativas ao passado destas armas, já que está cada dia mais comum o emprego das peças híbridas.
      .
      Devido a diferenças entre países na denominação dos elementos de sua artilharia, acontece alguma confusão, até mesmo entre os mais “entendidos”.
      .
      Saudações,
      .
      Konner

  3. Tem dedo da IVECO neste projeto. Parece um Guarani um pouco mais refinado. Faróis e Lanternas mais discretos, o motorista aparenta estar melhor protegido, mas de resto parece um Guarani melhoradinho (pelo menos na estética).

Comentários não permitidos.