Brasil: Nos EUA com o FMI, Henrique Meirelles da Fazenda diz está otimista com a econômica brasileira

Em visita a Washington para participar de encontros com o FMI, ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirma que o Brasil está “aos poucos voltando à normalidade”.

Em tom otimista, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta sexta-feira (07/10), em Washington, que a economia brasileira começa a dar sinais de “normalização”. Entre estes sinais, segundo o ministro, estaria o registro da queda da inflação em setembro, que ficou em 0,08% – o menor índice para o mês desde 1998 – e a aprovação, na comissão especial da Câmara dos Deputados, da PEC que limita os gastos públicos à correção da inflação.

“O país aos poucos vai encontrando seu ritmo e voltando à normalidade na medida em que políticas adequadas vão sendo anunciadas, seja na área fiscal, na questão da governança das empresas estatais, e também nas ações do Banco Central de política monetária”, afirmou Meirelles, durante uma conferência promovida pela Câmara de Comércio Brasil-EUA. Ele está na capital americana para participar de encontros com o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Também presente no encontro, o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, disse a jornalistas que a significativa redução do Índice do Preço ao Consumidor (IPCA), que em agosto havia registrado 0,44%, foi “uma surpresa positiva”.

Cauteloso, porém, Goldfajn evitou comentar se o anúncio de queda da inflação abrirá margem para corte dos juros na próxima reunião do Copom, que acontecerá nos dias 18 e 19. Outros fatores também devem ser avaliados, ele afirma, destacando que o BC deve observar se a redução é uma tendência ou apenas algo temporário. Analistas apostam num corte de 0,25%. Atualmente, os juros se encontram em 14,25%.

Segundo o IBGE, a inflação acumulada este ano até agora é de 5,51%. No acumulado de 12 meses, ou seja, de setembro de 2015 até agora, o índice é de 8,48%

Expectativa com PEC dos gastos

Meirelles ainda transmitiu a analistas e investidores presentes no encontro um grande otimismo com relação à aprovação da PEC 241/16, criada para limitar os gastos públicos. O ministro da Fazenda lembrou que a proposta de emenda passou na Comissão Especial da Câmara por 23 votos a favor e 7 contra e deve ser levada a plenário já na próxima segunda-feira.

“O relatório apresentado é forte e preserva aspectos fundamentais da PEC. Esta [aprovação] é uma boa indicação do quê está por vir”, disse Meirelles, aludindo a outras reformas no horizonte da gestão do presidente Michel Temer, como as da previdência e a fiscal. O ministro afirma que esta primeira aprovação no Congresso da PEC dos gastos públicos mostra que os parlamentares estão “sensíveis à situação do país e às necessidades de reforma que o Brasil precisa”.

O ministro ainda voltou a frisar que o crescimento das despesas públicas vem seguindo um ritmo “insustentável”, e afirmou que, de 2008 até 2015, os gastos do governo estiveram 56% acima da inflação, enquanto o crescimento do PIB no mesmo período foi de 18%.

Também em tom confiante, Goldfajn ressaltou que o cenário global favorável aos países emergentes, por conta dos juros baixos ou até negativos, faz com que este seja um “momento bom” para reformas, com uma maior busca por ativos destes países.

“Brasil e outros mercados emergentes precisam aproveitar a oportunidade e colocar a economia no caminho certo. Tenho dito no Brasil que este é o exato momento para iniciar as reformas”, afirmou.

Efeito eleições 2018

Analistas políticos e de mercado que participaram da conferência em Washington avaliam que o governo brasileiro tem mostrado decisões políticas concretas para colocar reformas em curso, o que deve melhorar a economia e animar o mercado. No entanto, alguns apontam que as eleições de 2018 deverão ter um efeito direto sobre os planos de Temer.

A diretora para Américas da agência S&P, Lisa Schineller, ressalta que as articulações políticas que já devem começar no ano que vem podem atrapalhar a aprovação de propostas no Congresso.

Já o pesquisador-chefe do grupo Eurasia, Christopher Garman, lembra ainda que presidentes eleitos para um mandato de quatro anos fazem uso de sua popularidade e apoio no Congresso no início de seus governos para seguir com reformas de mais dura aprovação, como a previdenciária. Michel Temer, ressalta Garman, não conta com essa vantagem. “Quanto mais perto das eleições, mais difícil será aprová-la”, avalia.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

PGR afirma que PEC do teto de gastos públicos é inconstitucional

Procuradoria-Geral da República recomenda a Congresso arquivamento da proposta que limita os gastos públicos e diz que PEC enfraquece a autonomia e a independência do Legislativo e do Judiciário.

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou nesta sexta-feira (07/10) que o Congresso Nacional arquive a proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos e afirmou que as alterações apresentadas são inconstitucionais.

Em parecer, a PGR argumenta que a PEC enfraquece e prejudica a autonomia e a independência dos poderes Legislativo e Judiciário. O documento afirma que a medida diminui “a atuação estatal no combate às demandas de que necessita a sociedade, entre as quais o combate à corrupção, o combate ao crime, a atuação na tutela coletiva, a defesa do interesse público”. 

O parecer ressalta ainda que a proposta invade a competência do Poder Judiciário e pode inviabilizar o exercício de suas funções.

“Há que se assentar a inconstitucionalidade da PEC 241 nos moldes em que delineada, sob pena de se incutir no Poder Executivo a ideia de um ‘super órgão’ que, a pretexto de trazer a trajetória da dívida pública para níveis sustentáveis, passará a controlar os demais poderes ainda que de maneira indireta, inviabilizando o cumprimento de suas funções constitucionais e institucionais, o que contrariaria de maneira flagrante a ordem constitucional vigente”, diz o parecer.

Caso o Congresso rejeite arquivar a proposta, a PGR sugeriu algumas mudanças na PEC. Entre elas, reduzir sua vigência por dez anos, com revisão a partir do quinto ano, e isentar do limite de gastos despesas com atividades de combate à corrupção e com reajustes de pessoal.

A PEC criada para limitar os gastos públicos foi aprovada na Comissão Especial da Câmara por 23 votos a favor e 7 contra nesta quinta-feira.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Entenda a PEC do teto de gastos e como ela afeta a economia

Críticos veem imposição de um projeto de Estado mínimo e retrocesso nas despesas sociais. Defensores elogiam governo por cortar gastos em vez de elevar impostos e dizem que medida ajuda a atrair investimentos.

A proposta de emenda constitucional (PEC) que limita os gastos públicos foi aprovada nesta quinta-feira (06/10) na comissão especial da Câmara dos Deputados e deve ser votada em plenário na próxima segunda-feira. A medida estabelece que os gastos públicos terão aumento limitado ao reajuste da inflação durante 20 anos, isto é, não vão poder ter crescimento real.

A partir de 2018, o valor será definido para cada um dos poderes, além do Ministério Público e da Defensoria Pública, de acordo com a inflação. Apesar de a PEC ter duração de duas décadas, o presidente da República pode propor a mudança na correção a partir do décimo ano.

Para o reajuste, será considerado o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) acumulado nos 12 meses encerrados em junho do ano anterior, quando a proposta de orçamento costuma ser elaborada. Em 2017, excepcionalmente, foi estabelecido em 7,2% o valor de correção da inflação.

Ficam de fora da PEC as transferências constitucionais a Estados, municípios e Distrito Federal, os créditos extraordinários, os gastos da Justiça Eleitoral com eleições, além das despesas de capitalização de estatais não dependentes.

Caso o teto de gastos não seja cumprido, o projeto de lei prevê várias punições ao Estado, chamadas de vedações. Elas impedem, por exemplo, que a autoridade faça a revisão geral anual dos salários dos servidores, além de vetar a criação ou expansão de programas, linhas de financiamento e incentivos tributários. Há até a proibição de conceder aumento real do salário mínimo, ou seja, acima da inflação.

Um dos pontos mais polêmicos da PEC é o gasto com saúde e educação. Para essas despesas, o projeto não estabelece um teto, mas um piso – isto é, um investimento mínimo. Atualmente, a Constituição determina que os gastos com saúde sejam de no mínimo 13,2% da receita líquida, e com educação, 18% da receita com impostos. Com isso, quando a economia e a arrecadação crescem, os gastos com saúde e educação sobem proporcionalmente.

No entanto, com a PEC, o cálculo é diferente. Segundo o projeto, a partir de 2018, o piso da saúde e da educação passaria a ser o equivalente ao que foi gasto no ano anterior, corrigido pelo IPCA. Ou seja, permanece estável, mesmo que a arrecadação aumente.

Durante a tramitação do projeto, houve uma mudança nesse ponto. Foram estabelecidas regras específicas para essas despesas em 2017: o gasto será de 15% da receita líquida para a saúde e 18% da arrecadação com impostos para a educação. As normas para 2017 foram uma maneira de congelar o piso da saúde e da educação num valor mais alto para 2018 em diante – supõe-se que a receita será maior em 2017 do que em 2016, com uma leve recuperação da economia.

Investimentos sociais

A principal crítica ao projeto é que ele impediria o aumento dos investimentos sociais, mesmo num período de crescimento econômico. “A PEC é uma tragédia social, ela é muito mais do que uma reforma no sistema fiscal, ela é a imposição de um outro projeto de país. O Brasil tem uma Constituição que garante a educação universal, a saúde universal, enfim, um estado de bem-estar social. A PEC propõe a destruição disso. É um projeto para implementar o Estado mínimo no Brasil”, diz o economista Pedro Rossi, professor do Instituto de Economia da Unicamp.

Para o consultor em economia do desenvolvimento, Ladislau Dowbor, professor de economia e administração da PUC-SP, os gastos sociais deveriam ser considerados investimentos. “Todos os países que saíram do buraco de forma acelerada, como Japão, Coreia do Sul e Finlândia, investiram pesadamente em políticas sociais públicas. Esse é o investimento que mais rende a longo prazo na economia”, afirma.

Segundo ele, a PEC trava a capacidade de expansão de gastos públicos num país com “um atraso gigantesco”. “Nós tínhamos apenas 13% dos jovens com ensino médio completo em 1991. Isso saltou para 41% em 2010. É um avanço fantástico, mas temos que chegar a 80%. Falta muito”, afirma.

Dowbor e Rossi consideram que a PEC vai reduzir a qualidade dos serviços públicos. Eles afirmam que a população brasileira vai aumentar e envelhecer no período de vigência, demandando mais recursos públicos, que ficarão, no entanto, estagnados. “Vai haver uma redução do Estado”, resume Rossi.

Para o professor de Administração Pública José Matias-Pereira, da UnB, a PEC representa, de fato, um processo de diminuição do Estado, mas ele afirma que isso é positivo. “O Estado vai chegar ao tamanho que a arrecadação permitir. Isso vai fazer com que as autoridades busquem fazer mais com menos”, afirma.

Medida é dura em cenário negativo da economia

Os defensores da PEC argumentam que um corte nos gastos não necessariamente significa uma piora nos serviços públicos porque pode haver uma gestão mais eficiente. Eles afirmam também que a medida é dura, mas importante diante do cenário negativo da economia. “Estamos em uma situação de terra arrasada nas contas públicas, não há outra alternativa. Precisamos retomar a confiança do mercado e dos consumidores”, diz Matias-Pereira.

Além disso, os economistas que são favoráveis à PEC defendem que ela vai preservar os gastos em saúde e educação. Isso porque, de acordo com eles, os governos já vinham investindo bem mais do que os mínimos constitucionais. Assim, ao congelar esse patamar para os próximos anos, a PEC manteria esse investimento num limite acima do exigido pela Constituição.

“A ideia é economizar em tudo mesmo, mas o piso é para sinalizar que não vai ter queda real nessas áreas”, afirma a economista Vilma da Conceição Pinto, do Núcleo de Economia do Setor Público da FGV/IBRE. Ela argumenta que o governo pode aumentar os gastos em saúde e educação para além do piso, desde que não ultrapasse o teto do orçamento global. “Se ele gastar mais nessas áreas, vai ter que economizar em outra rubrica”, diz a pesquisadora.

Rossi, contrário à medida, nega que esse aumento seja possível. “Segundo a nossa projeção, o gasto público federal vai passar de 20% do PIB, hoje, para cerca de 13% em 20 anos. No mesmo período, o gasto com previdência vai subir uns 10%, por uma questão demográfica. Ou seja, vai sobrar 3% do PIB para saúde, educação e todo o resto. É impossível pagar tudo só com 3% do PIB, é um sonho delirante”, diz ele.

De acordo com economistas favoráveis à PEC, ela permite retomar a confiança do mercado ao diminuir os riscos de se investir no país. Com isso, ela pode atrair investimentos. Com um maior equilíbrio fiscal e estabilidade, seria possível também baixar os juros, o que ajudaria a gerar emprego e, consequentemente, renda.

“Nas outras recessões, o governo resolvia aumentando impostos, hoje decidiu cortar gastos. Se a economia começar a crescer, e o gasto ficar estagnado, vamos conseguir economizar mais e aumentar o pagamento da dívida. Com isso, podemos baixar os juros”, defende Pinto.

Mesmo os economistas que se sentem otimistas em relação à PEC alertam que a medida não funciona sozinha. Pinto destaca que o governo precisa de outras reformas, como a da previdência, além de rever gastos com pessoal, subsídios e desonerações tributárias.

O consultor financeiro Miguel Daoud, diretor da Global Financial Advisor, é favorável à PEC, mas diz que ela é arriscada. Além de o Estado perder a capacidade de realizar investimentos e assim induzir o crescimento, afirma ele, o período de 10 ou 20 anos é muito longo diante de incertezas nas economias doméstica e internacional.

Daoud também cobra outras medidas, além da PEC. “Ela sozinha não vai adiantar nada. Não existe coerência na atitude porque, ao mesmo tempo, em que fala da PEC, o governo diz que vai colocar 30 bilhões em subsídios”, afirma. “Eles estão tentando vender a ideia de que limitar gasto é ótimo, mas, na verdade, para cortar despesas é só ter consciência administrativa, não precisa de uma lei”, diz.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

“Se governo Temer for bem, haverá nova guinada à direita em 2018”

Eleições mostraram crescimento dos partidos mais à direita no cenário político. Para Jan Woischnik, diretor da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, tendência continuará se governo Temer recuperar a economia.

As eleições municipais de 2016 mostraram um crescimento de partidos mais à direita do cenário político brasileiro, muito em parte por conta do escândalo de corrupção envolvendo o PT e a recessão econômica.

Para Jan Woischnik, diretor da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, a tendência poderá continuar de maneira ainda mais forte caso o governo do presidente Michel Temer consiga fazer um bom trabalho, principalmente no campo da economia.

“Uma guinada à direita poderá ser vista também em 2018 se a atual coalizão formada por PMDB, PSDB e outros partidos conseguir se sair bem, sobretudo em termos de recuperação econômica”, diz Woischnik. “Se o governo Temer tiver sucesso nesses desafios, acho que o eleitorado vai valorizar isso nas urnas em 2018.”

DW: Qual é o significado das eleições municipais para o pleito presidencial de 2018?

Jan Woischnik: É importante destacar que falta muito para as eleições de 2018 e, assim, muitos fatos podem acontecer, e a situação pode mudar de forma significativa. Porém, temos que observar que o PSDB teve um êxito muito grande com seu candidato João Doria em São Paulo, que é a maior cidade do país. Outro ponto importante é a perda, pelo PT, de prefeituras em relação à última eleição municipal e, assim, o aumento das dificuldades para as pretensões do ex-presidente Lula como eventual candidato à Presidência em 2018.

Nas eleições municipais, diversos candidatos que não tinham o perfil clássico de políticos estabelecidos foram eleitos ou vão disputar o segundo turno fortalecidos. Por quê?

Eu vejo que essa tendência poderá aumentar nas próximas eleições. A razão para isso é, seguramente, a frustração dos cidadãos com os políticos tradicionais, sobretudo no contexto da Operação Lava Jato. Essa desconfiança leva a uma percepção negativa da totalidade do processo eleitoral e agrava o desencanto da população com a política no país.

Como você avalia as mudanças no financiamento de campanhas, com a proibição do dinheiro de empresas para candidatos e partidos?

Eu acredito que essa medida foi um primeiro passo importante da reforma política pela qual o país precisa passar. Porém, outros passos nessa questão devem ser dados para que se vença a corrupção. Mas é difícil para mim, como observador estrangeiro, estimar se o pouco tempo que resta ao governo Michel Temer será suficiente para fazer uma grande reforma. Ele terá apenas dois anos, no máximo, e isso não é muito tempo, vide a dimensão dessas reformas.

De certa forma, houve uma guinada à direita nestas últimas eleições. Esse movimento poderá ser visto também nas eleições de 2018?

Uma guinada à direita poderá ser vista também em 2018 se a atual coalizão formada por PMDB, PSDB e outros partidos conseguir se sair bem, sobretudo em termos de recuperação econômica, estabilidade da moeda, controle da inflação, retomada do emprego e renda, entre outros. Se o governo Michel Temer tiver sucesso nesses desafios, acho que o eleitorado vai valorizar isso nas urnas em 2018.

O PT foi o grande perdedor nas urnas. Em sua opinião, houve um combate ao PT ou à corrupção?

Em minha opinião, os dois aspectos foram claramente vinculados. Há 13 anos, o ex-presidente Lula chegou à Presidência com a promessa de acabar com a tradição de corrupção na política. Mas, com a Operação Lava Jato e a participação de diversos membros do PT nos escândalos, o eleitorado ficou muito decepcionado, já que, ao contrário da promessa feita, a própria legenda seguiu na mesma trajetória.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

33 Comentários

  1. hã rã

    o ciclo politico brasileiro é assim:

    – Eleição de um governo popular (geralmente esquerda)
    – O Governo popular melhora a vida da classe média
    – A classe média acha que ficou rica e de maneira arrogante e prepotente derruba o governo
    – Tempos depois outro governo popular é eleito

    E é sempre assim…. e ainda tem outro componente: mídia…

    Reinaldo Azedo, Carlos Lacerda etc

    É tudo tão igual e sem criatvidade que até cansa

    • Ou será..governo populista, demagogo e irresponsável afunda a economia do pais, afunda a classe media, afunda a classe pobre!! As eleições municipais estão mostrando o que o povo, inclusive o da periferia e dos grotões do país acham disso!! Quanto as esquerdas retrógradas basta não se concordar com ela para o cidadão ser considerado um coxinha inimigo da liberdade e dos direitos sociais e blá, blá, blá.

      • Tu nao entendeu o que e essa pec 241? E feita para mostrar aos outros paises soberanos dos BRICS que o B de brasil e de burro e assinado em baixo pelos próprios brasileiros . Enquanto os países emergentes com grande potencial de crescimento evoluem com grandes programas estratégicos que sao financiados pelo estado ate nos EUA . O brásil fas essa pec 241 botando teto de gastos por 20 anos enquanto saqueiam o pré-sal para as grandes empresas de petrolio e desmantelan a empresa estatais e nada do ouro negro vai via BNDS para programas tecnologicos e sociais que fariam esse pais virar 1 mundo e se vim um presidente ( populista) que tente mudar a situação nao podera investir sem tirar de outra área como saude ,educação ou ministério público ou judiciário ou funcionalismo … e deixar o povo sempre soberano contra ou levar outro golpe parlamentar (RECALL) e pago com a terceiriza do trabalha (qualificado principalmente que aqui ja e barato) a perda de direitos trabalhistas fim de crescimento REAL de salário ,jornada de12 horas… fazendo a grande comercio (sonegador)destruir o pequeno comercio aumentando o desemprego pra que o políticos ligados aos empresários aceitem abrir mao do dinheiro do pre sal enquanto se tem 500bi de dinheiro sem pagar imposto fora do pais e nas zelotes com seus 400bi em sonegação( junto a midia) nao se diz inclusive quem na midia aparece dilma, lula, filho do lula ,Dirceu justo quem fes a lei para se envestigar? Enquanto serra, caiado, temer ,aecio coca,agripino ,juca, cunha, alckimin todos com ficha corrida e delacoes (com provas )de jantar em jantar negociam /subornam o futuro do pais ( enquanto Dirceu vai passar o reto da vida na cadeia pelo mensalão que nao era por mês e com prova do corrupto Roberto Jefferson /solto e agora lider de partido /uma empresa da globo? e sem prova do envolvimento do Dirceu mas por dominio do fato ?) e sao blindados pela grande justica brasileira ( a verdadeira golpista) e exemplo de moralidade e responsabilidade de governo no reinado da midia vulgar e a todo custo tentam denegrir o ParTido com suas denuncias de quinta ( capa da veja ) e o ministerio publico e judisiario tentan prender o lula por um triplex que nao compra ( do lado de um da globo que e de mesma dona de uma mansao en terra de preservacao)um reforma de um sitiozinho fulero e que lula e todo ParTido e general da esquema de corrupção (sem provas mas tem convicção ) do caixa 2 (que nao e crime e quando o caixa 1 era legalizado )enquanto planejam voltar com o milhonario caixa 1 empresarial ( ja que o pt e a esquerda foram os unicos que votara contra) nao esperando favorecimento do governo mas pelo bem da democracia kkk e os brasileiros bestialisados foram acreditar na operação lavajato ala CIA S/A MIAMI do heroi moro e as manifestações nos bairros mais chics desse pais ( revolução colorida (( revolucao o petrolio e nosso(dos eua))e condenar o unico partido que fes esse pais crescer e fes leis para combater a corrupção e diminui a desigualdade e principalmente investiu em programas estratégicos ( tecnologias que vao ser demanteladas ou vendidas)e depois de 20 anos de contenção de gastos e arrocho de Estados so vai sobrar uma divida interna gigantesca a 14 % de juros que vai virar outra divida no FMI de mais 2% sobre 14% para eles mandaren ate nas construções de estradas e tirarem mais direitos dos trabalhadores e estouraram o estado minimo como na Grécia e depois de 20 anos de exploração predatoria do pré-sal ( com a competência inglesa) se ainda sobrar a petrobras ( petrolio brasileiro) vai tudo para pagar a divida e os juros do FMI e os americanos vao ter estaurado a república dos Estados unidos do brasil , falido, vendido e troxa que vem falar ainda mal da Venezuela e do iran que luta bravamente para que os recursos nacionais fiquem virandio benefícios para o pais e nao bilhonarios donos de petroleiras internacionais e nao aconteça o mesmo que o oriente medio que e rico em petrolio e o povo miserável e ignorante.

      • Amigo, depois dessa sua brilhante esplanação, não há mais nada o que comentar sobre essa questão militante que abafa o diálogo sério. Vc foi na veia e pôs um ponto final sobre essa questão de torcida organizada.

    • Minha visão é diferente Rafa senão vejamos:

      – Governo populista é eleito (às vezes de esquerda, outras vezes de direita)
      – Uma vez eleito pratica seu populismo barato distribuindo migalhas aos pobre enquanto uma reduzida casta de políticos/empresários se farta em gigantescos esquemas de corrupção
      – Os aludidos esquemas são descobertos, os responsáveis são indiciados/processados/ condenados. Os agentes políticos, submetidos a julgamento político pelo legislativo, perdem seus mandatos eletivos.
      – Tendo sido afastados, os agentes políticos recorrem à desculpa furada de que sofreram “Golpe”

      Realmente é tão igual e sem criatividade que cansa Rafa…..

  2. E 1 golpista mesmo …em vez de gastar o orçamento que tinha ,nao,..preferiu indivídar o pais em 190 bilhões e sentar no colo do fmi e foi obrigado a entregar o resto da nossa riqueza pros gringos petrobras e garantir renda pra pagar os agiotas mesmo que tenha que tirar da educação e saude ….ninguém merece nossos políticos ……o povo brasileiro e passado pra tras por um picado de dolares !!!!!

    • Golpista são os membros do Supremo que reinventam interpretações claras da Constituição para manter direitos políticos de ‘cumpanheros impichados’.

      O Temer tá no governo porque os petistas o colocaram lá através do voto (diga-se, voto ganho vai saber como né, afinal, existem altíssimas probabilidades dos ‘cumpanheros’ terem manipulado os resultados das urnas eletrônicas, né amigo!)

      • JOAO DORIA JR ganha prefeitura de SP em 1 turno (diga-se, voto ganho vai saber como né, afinal, existem altíssimas probabilidades dos ‘cumpanheros’terem manipulado os resultados das urnas eletrônicas, né amigo!)

  3. “Se governo Temer for bem, haverá nova guinada à direita em 2018”

    Guinada à direita? Qual direita? A direita canhota que privatiza as telecos e cria agência governamental reguladora?

    😀

    • Depois que o Jornal Nacional e o resto; o Globo, estadao, época, e veja, enfim todo esse lixo que se considera emprensa terminar com a esquerda, nao falarao mais em corrupçao, vao falar que tudo esta lindo e maravilhoso, e o povo gado mais uma vez acreditará. Mas por de trás das cortinas, o dinheiro distribuido aos montes entre eles, o entreguismo do patrimonio publico ao Tio Sam, e é bem capaz de o Brasil cairn as garras do FMI mais uma vez.

      • Para mim está claro que o látego do FMI vai estalar em nossas costas outra vez! Não importa se hoje somos credores desta instituição. A ânsia de recolonizar o país é grande!

    • Perfeito Warpath! Esses caras estão fantasiados de fascistas, mas nem isso são. Fascistas são antes de tudo nacionalistas! Eles não passam de entreguistas autoritários, apressados em destruir a nação brasileira em proveito de uma potência estrangeira, sem que esta, pelo menos publicamente, tenha nos ameaçado. Cambada de covardes que age como se um ladrão entrasse em nossa casa, nos levasse tudo de valor e em seguida o convidássemos para jantar e depois oferecessemos nossa esposa de brinde…

    • Warpath, vc tocou num ponto extreamamente importante: QUAL DIREITA BRASILEIRA? Temos alguma? DIREITA CANHOTA; gostei. É a cara do psdb. Direita emasculada pela ideologia socialista.

  4. Logico que ele ta otimista …sinalizou pro mercado que vai intregar o Brasil a preco de banana pq a chave do cofre do banco central foi entregue ao dono do itau !!!! Que vergonha Brasil

    • Mas foi esse mesmo ITAU que, através de seu presidente, condecorou e chamou o ex presidente lula de “O MELHOR PRESIDENTE QUE ESTE PAÍS JÁ TEVE”. Porque será?

  5. A Inflação já está indo para o centro da meta , se Deus quiser conseguiremos aprovar a PEC do teto dos gastos para resgatar a credibilidade , vamos acelerar as concessões na área de infraestrutura fazendo o Brasil voltar a crescer.
    ESQUERDA NUNCA MAIS!

    • Eu só sei dizer que quem apoia bandido devia de morar com eles na cadeia,eu não sou Temer Psdb ,Pt nem coisa nem uma de partido politico ou ideologia,gosto da minha Liberdade coisa que está acabando quem fala mau de politico safado é recriminado por a ou b destes partidários de m,quero que politico que roubou ou está roubando va para cadeia se possivel lá com o capeta,Dilma,Lula ,Aécio já deviam de estar lá.Quanto ao Temer que faça um Bom governo porquê tem gente demais morrendo de fome,doente,desempregado por eles que estão na penuria peço um bom governo agora não daqui dois anos será tarde demais para muita gente.

  6. Meirelles para presidente em 2018, se bem que o Serra, se mudar para o PMDB, também tem chance. Qualquer um dos dois te o meu voto.

  7. só sei q as coisas aos POUCOS estão melhorando, não sei até quando.

    do jeito q estava antes não podia ficar, pq senão seria OMISSÃO !!

    quanto ao FMI, quero eles bem longe de nós, assim como o banco dos BRICS, o Brasil tem caminhar com suas próprias pernas, oq quer dizer q precisa parar de gastar mais q sua receita, é por isso q essa PEC dos gastos, é fundamental para TENTAR colocar a economia do país nos trilhos nos próximos 20 anos.

    prefiro ver alguém tentar algo diferente do q se omitir e ficar mentindo q está tudo bem, chega desse tipo de governo.

  8. E A PÒRCA LAVADA E REMIDA RETORNA AO PROPRIO VOMITO

    Como podem dizer que os comunistas canhotos estão crescendo se mais de 60% dos eleitores não votou em ninguem ?
    So votaram os batedores de panelas dos condominios do RJ,a Celite Paulistana e os idiotas manipulados pela Globo que entendem nada de nada e se deixam levarem.
    Trazer o FMI de volta foi a maior trairagem.
    Os Generais sorriem com seus aumentos e regalias enquanto a tropa mal tem o que comer nos quarteis e em suas casas.
    A corrupção vai continuar correndo solta e agora oficialmente empurrada para debaixo do tapete como era antes no pais de Abrantes capaxo.
    Moralização total da nação e da maquina publica é o anseio de toda a nação mas o engessamento da justiça é a forma mais entreguista e traidora possivel e o congelamento da educação,saude,infraestrutura,pesquisas,avanços é inaceitavel.
    Inevitavel guerra civil mas não ideologica e sim SOCIAL.
    A politica morreu que morram com ela todos os politicos e seus partidos.
    A traição militar de dois generais déspotas que se tornaram os dois primeiros ditadores do Brasil derrubando uma Monarquia Parlamentarista PRÓSPPERA E DESENVOLVIDA onde ate o soldo do imperador era taxado e não haviam aumentos na maquina publica nem regalias a véra.
    Que restauremos a historia e façamos um Brasil própero,moralizado que enaltece o que é nacional.
    ESSA REPUBLICA DE RATAZANAS NÃO DÁ MAIS !

    • Ate onde a boçalidade da elite militar regredira o Brasil ? Notem que todas as cagadas historicas de nosso pais sempre teem origens na aristocracia militar que sente-se dona do Brasil e senhora dos Brasileiros.

    • Quem diria que o “minino” da panela na cabeça é monarquista? Saudade de uma época em que não viveu, quando uma casta justificava seus privilégios no direito divino e pessoas eram comercializadas como coisas…

      Que falta faz o ensino de história…..

      • Boçal é aquele que fala o que vem na mente sem conhecimento algum alimentando-se de sua dubia doutrina ou do lixo da internet.
        Como voce pode desdenhar da Monarquia-Parlamentarista Brasileira se voce idolatra e serve aos interesses de uma monarquia de presépio onde o povo fica do outro lado do alambrado em datas festivais abanando lencinhos para uma Rainha careca louca que encerre a cerimonia para se enclausurar no castelo contando saquinhos de chá e cubinhos de açucar pedindo a Deus que ninguem vá visita-la para não ter que gasta-los !
        Na Monarquia-Parlamentarista Brasileira os salarios do Monarca e do parlamento são pré-fixados . A moeda nacional é atrelada ao ouro e não ao dolar.
        A unidade monetaria nacional equivale-se a Hum grama de ouro.
        Quer debater então venha mas como sei que alem de burro é covarde se recolira a sua mediocridade.
        Venha debater e te farei mais uma vez passar vergonha como fiz coma mentira que outrora voce tentava implantar que comunistas venderam o pré-sal para a China.
        Estou lhe esperando.

  9. ATENÇÃO CAPAXOS E SEVIÇAIS

    A nação que tem a maior divida externa do planeta é justamente aquela que voces puxam o saco e babam o ovo.
    São os aiores devedores da ONU,do FMI,devem ate as cuecas a China,devem a todo o mundo.
    Essa PEC 241/16 traz em suas entrelinhas a total submissão do Brasil impedindo-nos qualquer avanço e quaisquer melhoria travestida de moralista mas que não passa de uma ferramenta hibrida dentro desta articulação internacional de guerra hibrida contra o Brasil.
    Aqui é o porto seguro para investimentos colonialistas e retorno certo,rapido e rentavel se falarmos de nossas riquezas e potenciais.
    Eu ja expus a muito tempo que o Brasil é a unica verdadeira nação emergente por não ser potencia economica,militar,atomica e aeroespacial.
    Notem que nem um misero satelite nos permitem ter-mos,eles o explodem a não ser que lhe entreguemos nossa soberania e que tenhamos satelite chipado por eles onde nos monitorariam e nos manipulariam segundo suas conveniencias.
    Não existe maior honra e maior gloria possivel a um guerreiro do que a de lutar e morrer se preciso for por sua propria liberdade e a liberdade de sua pátria e seu povo.

    INDEPENDENCIA OU MORTE,veras que um filho teu não foge a luta meu amado Brasil.

    A economia Americana cresce pouco porque na verdade vai mal das pernas e eles manipulam midaliticamente pra fazerem tolos gastarem alimentando assim o consumo e serviços.
    São embusteiros,estão na banca rota e sua sobrevivencia chama-se Brasil.

    Vivem afrontando a Russia o tempo todo e querem uma nova guerra fria mas o tiro saira pela culatra. Ao menor sinal de ameaça a sua soberania a Russia retaliara massiçamente com seu invejavel poderio aeroespacial atomico e a Disneylandia sera area devastada e contaminada.
    Meus parentes idiotas Americanos vivem como a maioria serviçal daqui no mundo de Alice achando que eles ainda são a maior potencia militar do planeta em poder tecnologico e que terão condições de rechaçarem um inexperado ataque aeroespacial massiço atomico.
    Voces querem pagar pra ver ? Pomham pipocas no microondas

  10. Aquele que vive se travestindo em novvos nicks e vive pulando encima de comentarios aos quais não concorda é um embrião farizeu que representa o interesse externo colonialista.
    Pio ainda alem de ser um traidor vendido ainda traz na veia o microbio da intolerancia,d preconceito e é racista xenofóbico.
    Pratica aqui neste espaço o que é classficado como crime ediondo segundo nossas leis e a nossa constituição federal.
    Embusteiro voce pode enganar a todo mundo mas a mim voce jamais enganou e jamais me deixei aliciar por voce porque para mim meu carater e meus principios são inquestionaveis e inegociaveis.
    Aquele que trai e vende a propria patria e o proprio povo,trai e vende seus irmãos e a propria mãe.

Comentários não permitidos.