Arábia Saudita realiza exercícios navais no Golfo Pérsico

A Arábia Saudita iniciou exercícios navais de guerra que incluem disparos com munição real nesta terça-feira no Golfo Pérsico e no Estreito de Hormuz, a rota petrolífera mais importante do mundo, relatou a mídia estatal, um gesto que coincide com o aumento das tensões com o rival regional Irã.

Navios de guerra, lanchas, aeronaves da Marinha, fuzileiros navais e unidades especiais de segurança naval participaram dos exercícios, noticiou a estatal Agência de Imprensa Saudita (SPA, na sigla em inglês). Munição real foi usada durante as atividades. 

As manobras têm por objetivo testar a prontidão de combate “em preparação para a proteção dos interesses marítimos do Reino da Arábia Saudita contra qualquer agressão possível”, disse o comandante dos exercícios, o contra-almirante Majed bin Hazza’a Al-Qahtani, segundo a agência.

Exercícios também estão sendo realizado no mar de Omã, relatou a SPA.

País sunita, a Arábia Saudita está preocupada com a influência regional crescente do xiita Irã, que começa a se recuperar de anos de sanções econômicas internacionais graças a um acordo sobre seu programa nuclear acertado entre Teerã e potências globais em 2015.

A Arábia Saudita está liderando uma coalizão de nações muçulmanas, com apoio dos Estados Unidos, Reino Unido e França, na guerra do vizinho Iêmen. A campanha, cuja meta é restaurar um governo deposto por uma milícia aliada ao Irã, é parte de um esforço mais assertivo que Riad vem levando a cabo desde o ano passado para se contrapor à ascendência iraniana.

Cerca de 17 milhões de barris diários, ou aproximadamente 30 por cento de todo o petróleo transportado por mar, passaram pelo Estreito de Hormuz em 2013, de acordo com a Administração de Informação de Energia dos EUA.

Hadeel Al Sayegh

Foto: © flickr.com/ Matt Buck

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: Reuters

Arábia Saudita realiza manobras navais de grande escala no Golfo Pérsico

A Marinha da Arábia Saudita iniciou os exercícios de grande escala, intitulados “Escudo do Golfo 1”, no Golfo Pérsico, Golfo de Omã e no estreito de Ormuz. A informação foi divulgada pela televisão saudita Al Ekhbariya.

Participam das manobras navios, barcos e aeronaves da Marinha de Guerra, além de unidades de Missões Especiais da Frota Oriental da Marinha Saudita. De acordo com o comandante dos exercícios, o almirante Majed al Qahtani, o “Escudo do Golfo 1” realiza  os maiores exercícios que a Frota Oriental do Reino já realizou no Golfo Pérsico e no Golfo de Omã, onde são testadas operações navais de todo o tipo, incluindo exercícios subaquáticos, de desminagem e de “guerra eletrônica”.

“O objetivo destas práticas consiste em melhorar a disposição de combate e o domínio das unidades da Marinha, preparando-as para serem capazes de defender os interesses navais do Reino da Arábia Saudia contra uma eventual agressão”, disse Al Qahtani em entrevista.

Fonte: Sputnik News