Theresa May irá ativar processo formal de saída da UE até fim de Março

A primeira-ministra britânica, Theresa May, disse que irá ativar o processo formal para deixar a União Europeia até o final de Março de 2017, dando a primeira informação sobre o cronograma de um divórcio que irá redefinir os laços do Reino Unido com seu maior parceiro comercial.

A decisão inesperada do Reino Unido de deixar a União Europeia, tomada em um referendo em Junho, fez com que May assumisse o poder, e a ex-ministra do Interior vem sofrendo pressão para dar mais detalhes sobre o plano de saída do bloco.

Em uma ação para minimizar temores entre os seus aliados conservadores de que poderia atrasar a saída, May disse no domingo durante conferência anual do partido em Birmingham, na região central da Inglaterra, que está determinada a seguir com o processo e conquistar o “acordo certo”.

Usar o Artigo 50 do Tratado de Lisboa da União Europeia dará ao Reino Unido um período de dois anos para fechar os acordos mais complexos na Europa desde a Segunda Guerra Mundial.

“Iremos invocar o Artigo 50 no mais tardar no final de março do próximo ano”, disse May durante conferência, sob as palmas de centenas de membros do Partido Conservador.

“O Parlamento colocou a decisão para deixar ou permanecer dentro da UE nas mãos do povo. E o povo respondeu com clareza enfática”.

Elizabeth Piper / Guy Faulconbridge

Foto: ANP

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: Reuters