Rússia advertiu os EUA de ofensiva contra forças sírias em meio a novos ataques contra bastião de rebeldes em Aleppo

Moscou diz que eventual agressão americana causaria “mudanças tectônicas terríveis, não só na Síria, mas em todo Oriente Médio”. Caças russos lançam novos ataques contra bastião de rebeldes em Aleppo.

Aviões de combate russos lançaram neste sábado (01/10) uma nova série de bombardeios em áreas controladas por rebeldes na cidade síria de Aleppo. No mesmo dia, a Rússia advertiu os EUA sobre as graves consequências que teriam eventuais ataques americanos contra as forças do governo sírio.

Citada por agências de notícias russas, a porta-voz do Ministério do Exterior russo, Maria Zajarova, afirmou que uma agressão direta de Washington contra Damasco e o Exército sírio levaria a “mudanças tectônicas terríveis, não apenas na Síria, mas em todo Oriente Médio”.

Ela afirmou, ainda, que uma mudança de regime na Síria iria “criar um vácuo que teria que ser rapidamente preenchido por terroristas de todos os tipos”.

Até o momento, a coalizão liderada pelos EUA não tem realizado ataques contra o Exército sírio e tampouco se conhecem planos sobre uma possível iniciativa. Washington qualificou como um erro o bombardeio feito em 17 de setembro, que causou a morte de ao menos 100 soldados sírios.

As tensões entre EUA e Rússia em relação à Síria aumentaram desde o fracasso do cessar-fogo no mês passado, com cada lado se acusando mutuamente de violar a trégua.

Novos ataques contra rebeldes

As forças do governo sírio apoiadas por aviões russos lançaram neste sábado uma grande ofensiva em áreas controladas pelos rebeldes no norte da cidade de Aleppo, considerada o último bastião urbano dos insurgentes que lutam contra o regime do presidente Bashar al-Assad.

Os ataques aéreos feitos por aviões não identificados em Aleppo atingiram o hospital M10, um dos maiores do leste da cidade de Aleppo. De acordo com o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), uma organização não governamental sediada em Londres, o bombardeio deixou um morto e danos materiais no local.

Nesta sexta-feira, o jornal russo Izvestia afirmou que Moscou está enviando mais aviões de guerra à Síria para intensificar sua campanha de ataques aéreos. A publicação diz que aeronaves Su-24 e Su-34 – bimotores usados durante a guerra soviética no Afeganistão nos anos 1980 – aterrissaram na base de Hmeymim, na Síria.

FC/efe/lusa/rtr/dpa/ap

Foto: Ministério da Defesa – Rússia / Base russa de Hmeymim – Síria

Edição: Konner/PlanoBrasil

Fonte: DW

6 Comentários

  1. Aviões não identificados? Ha ha ha… Vai ver os pilotos eram parte dos “homenzinhos de verde” da Criméia!!! Kkkkk Esses caras estão precisando de uma consultoria do João Santana! O marketing não está convencendo ninguém que tenha mais que dois neurônios! Kkkk

    • Mas convence sim, e ainda acham que a Russia será a “salvadora da pátria”, rsrsrs.. e que está nessa guerra por amizade e respeito com seu aliado…. esse pessoal acredita em tudo mesmo.

      Só não acreditam que cada um vai fazer de tudo para defende seus próprios interesses não interessando o efeito colateral.

  2. Mas outra advertencia de Putin. Putin esta aparecendo aquela mulher cujo seio foi tocado por um colega de trabalho com quem ela nao tem relacao de amizade. Voce tem 20 minutos para retirar suas maos…Russia sera forcada ir a guerra contra os EUA a contra gosto, porque se acha encurralada.

    • ……………..creio existir modos da Rússia tbm provocar os EU se quiserem….rompem o acordo da “trégua” fecham o espaço aéreo com S-400 e acaba com os “direitos humanos” de pseudos opositores e do tal Estado Islâmico e “estamos conversados”….aquela história do bombardeio de aviões dos EU (dois F-16 e dois A-10) que atacaram uma base síria matando mais de 60 soldados sírios “por engano” é mentira grosseira …..mostram que os EU são “carne e unha” com a corja terrorista e os abastece de armas, porquanto, fica claro que não são confiáveis ….com diz o ditado…..antes só que mal acompanhado………se os EU não gostarem, que cacarejem……

  3. Siria esta sobre ontrole de damasco,
    Resta saber onde os terroristas vão procurar refugio assim que o pente fino russo/Sirio acabar de ser efetuado.

  4. Rolo compressor para cima desses bastardos da baratos pagos pela CIA… faça-os aglutinarem-se em fendas sem iluminação famintos e machucados de tanto fugir e depois o martelo da verdade esmagando o maior numero possível desses ratos de uma só vez, SU-34 é perfeito para a tarefa… e os EUA, o que poderão fazer é assistir atônitos seu plano escuso desmoronar… ou quem sabe eles criam vergonha na cara e assumam de uma vez por todas perante o mundo seu plano de dominação total e partam para a guerra aberta, aí já colocamos um ponto final nessa história de mundo… um inverno nuclear, somente as baratas vão andar nesta terra… e de quem foi a culpa? Bem, aí já não importará mais pois a essa altura já estaremos todos mortos.

Comentários não permitidos.