Rússia responde à ameaça dos EUA de romper cooperação na Síria

A porta-voz oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, respondeu à ameça feita pelo Departamento de Estado dos EUA de suspender a cooperação com Moscou na Síria.

Em sua conta oficial no Facebook, a diplomata escreveu que o fim da cooperação entre Moscou e Washington seria o melhor presente possível que os EUA poderiam oferecer aos terroristas.

“Um “presente aos terroristas” é certamente a junção da Frente al-Nusra com a “oposição moderada”, a entrega de ajuda humanitária aos rebeldes e o bombardeio do exército sírio que combate o Daesh [Estado Islâmico]. Mas o melhor deles seria a recusa de Washington em cooperar com a Rússia sobre a regulação da crise síria” – escreveu Zakharova.

Segundo ela, “se a ameaça vinda de Washington sobre o fim da cooperação for consolidada numa decisão formal, não haverá mais dúvidas – a Casa Branca apadrinhou os rebeldes e a praça terrorista está em grande festa”.

Comentário de Zakharova também faz alusão à declaração da porta-voz da representante permanente dos EUA na ONU, Samantha Power, que tachou as ações das forças russas e sírias de “presente” aos grupos terroristas Daesh e Frente al-Nusra, ambos proibidas na Rússia e em diversos países.

Em sua mensagem, a diplomata russa lembrou ainda que por muito tempo Washington sequer assumia a existência de terroristas na Síria.

Fonte: Sputnik News

 

10 Comentários

  1. Quem deve estar de cabelo em pé é a Turquia, Jordânia, Líbano, e com o cabelo um pouquinho menos arrepiado a Europa, a onde vão parar as “hordas” de refugiados ? Nos EUA é que não. Não duvidem que pode até sobrar para Israel um pouco dessa sopa azeda que os EUA estão cozinhando e vou alem devemos dar graças a Deus se isso ai não virar um conflito de proporções bem maiores.
    Os EUA acham que ainda estão vivendo na guerra fria com a URSS “botando medo” na Europa Ocidental (hoje a Europa tem medo é de refugiados) e no resto do mundo, por isso ainda praticam essa politica externa. Lá na guerra fria era simples quem não era da URSS era dos EUA e tudo ficava nos conformes, e se alguém se rebelasse golpe neles (a América Latina que o diga, não podemos nos esquecer da primavera de Praga). Hoje o mundão é outro e com o fim da URSS surgirão outros protagonistas, a China vem forte e oferecendo dinheiro (Ela não quer saber de ideologia, Ela quer apenas que você compre) para não falarmos da UE que também é uma ameaça a Washington.

    * O governo Sírio não é flor que se cheire, nem de longe. Mas nesse governo que é uma ditadura tanto quanto a Saudita viveram muçulmanos e Cristãos entre outros, mulheres tinham um bom grau de liberdade e possibilidade de acessão cultural e financeira. Tudo que não é possível la na Arabia Saudita, um grande aliado.
    Sds.

      • Nao tem drama, tem preguica em pesquisar, Porque uma rapida pesquisa, lendo a midia alternativa, nao necessariamente esquerdista muito pelo contrario, mostrara que uma corrente denominada Neoconservadores, cuja maioria dos membros sao sionstas norte americanos, que se originaram quando uma corrente de renegados seguidores de Leao Trotsky, rompeu com a Quarta Internacional formaram um corrente politica que penetraram os Partidos Democrtas e Republicanos, penetraram no Pentagono e no Departamento de Estado. Essa corrente tem dominado a politica externa norte americana desde George Bush, ex- Diretor da CIA e exVice Presidente tornou se o Presidente dos EUA. Eles continuaram ocupando posto chave no Comando da Politica externa norte americana desde entao, passando pela administracao de Bill Clinton, Bush Filho e agora a de Obamas. Por detraz dessa corrente neoconservadora estao os grandes bancos de Wall Street.

    • Oxala estivessemos ainda no periodo da Guerra Fria. Porque naquela epoca imperaca a concepcao de que uma Guerra Mundial Atomica seria uma loucura, suicidio, porque nao teria vencedores e que o arsenal atomico seria um preventivo. Agora existe uma corrente de militares e estrategistas civis neoconservadores no Pentagono que dizem que uma guerra nuclear pode ser vencida pelos EUA, que o arsenal atomico pode ser usado e para ser usado e que os EUA pode tomar a iniciativa e lanchar um ataque contra quem eles, os EUA percebem ser inimigos. Essa retorica de que os EUA pode tomar a iniciativa e usar arsenal atomico contra os russos e os chineses nao foi ignorados pelos russos e chineses dai o perigo imediato de que uma escalada das atividades militare na Siria, um confronto entre osEUA e Russia la, agora que graca a Putin, a OTAN tem um pedaco do territorio sirio pode resultar em alguem inicar uma guerra nuclear, que so pode ser na forma de blitzkrieg, um ataque nuclear macisso para evitar a possibilidade de retaliacao.

  2. É “bonito” ver como age uma nação independente, sem cabresto!

    Os EUA podem falar o que quiserem, pois tanto a leste quando a oeste, tem um oceano de distância para protege-lo, o que não acontece na Europa, Asia e Africa!

    Acho realmente admirável que a Rússia não se dobre, apesar de todas as dificuldades criadas pela OTAN e ONU!

    • É justamente isso que me causa admiração também… e mais, me admira ver um país sozinho enfrentar e colocar limite em uma uma OTAN cada vez mais agressiva e cada vez mais dissimulada, demarcando até onde ela pode chegar e a partir de onde é obrigada a retroceder… mesmo com uma ONU comprada fazendo jogo sujo, ver tentativas de encurralar sua economia caindo por terra, arrancando máscaras e mais máscaras mostrando quem é quem de verdade e ainda por cima demonstrar potencial bélico altamente competitivo e eficiente por uma fração do custo do similar do inimigo… podem chamar de russófilo, é algo digno de nota sim.

    • Lá os homens honram as calças que vestem e as mulheres as suas saias, já aqui estão trocando as saias por fio dental para receber as vontades norte americanas de pernas abertas.

  3. Não importa se não possuem nenhuma copa do mundo , não importa se informações sobre eles são distorcidas através de filmes, não importa se são vistos como autoritários,o que
    realmente importa é que eles tem atitude, o que parece que nós nunca (infelizmente) teremos.
    (a propósito podem me chamar de russófilo).Um abraço.

  4. Tudo que acontece de mal no Oriente Médio só tem um Culpado , os EUA , se eles tivessem Vergonha na Cara sairiam de lá imediatamente , destruíram uma Nação Milenar, onde se metem notadamente após a II Guerra levaram Mortes e Destruição !!

Comentários não permitidos.