Defesa & Geopolítica

EUA investiram muito na oposição Síria para se retirar assim facilmente

Posted by

Comentando a retórica militarista dos EUA em relação à Rússia, e suas ameaças que os terroristas iriam atacar a Rússia, o analista político russo Aleksei Fenenko explicou por que os EUA continuarão armando a oposição radical na Síria e quais são os motivos dessa retórica.

“Os grupos extremistas continuarão usando o vácuo que há na Síria para expandir sua atividade, o que pode incluir ataques contra interesses russos, talvez até contra cidades russas. A Rússia vai continuar enviando soldados para casa em sacos para cadáver e vai continuar perdendo recursos, talvez até mesmo aeronaves”, disse John Kirby, porta-voz do Departamento de Estado durante sua coletiva de imprensa.

Comentando esta declaração, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia Sergei Ryabkov disse na quinta-feira que isto reflete um estado de “frustração emocional”.

Aleksei Fenenko, pesquisador principal no Instituto de Problemas de Segurança Internacional da Academia de Ciências da Rússia, explicou à RIA Novosti o que está por trás desta retórica e como os EUA continuarão armando a oposição radical na Síria.

“Os EUA vão continuar tentando armar a oposição radical na Síria, isso é parte de sua estratégia”, disse o especialista.

“Os americanos têm investido demasiado na Síria para serem capazes de se retirar assim tão facilmente. Apesar de toda sua retórica sobre a Síria, qualquer tentativa dos EUA para recuarem será considerada como uma derrota, assim eles vão continuar ajudando a oposição radical”, disse o cientista político.

Ele explicou ainda que, a partir de agora e até janeiro, irá decorrer um período muito perigoso, porque Obama em breve vai abandonar o cargo presidencial e precisa fazer algo realmente notável até o final de sua presidência.

“Eu não sou otimista sobre as nossas perspectivas da cooperação. Obama não se está tornando apenas um ‘pato coxo’, mas ele sente a extrema necessidade de fazer algo extraordinário antes do fim do mandato. O chamado ‘resgate’ ou ‘salvação’ da oposição síria pode se tornar algum desses ‘eventos extraordinários'”, afirmou o especialista.

Edição: Konner/Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

 

19 Comments

  1. lucena says:

    E tome mais refugiado para a Europa .. Jihad le francesa … Heheheh..ou quem sabe le alemã, le espanhola,le sueca … ou le lá das quantas … é para isso que o tio sa_ã faz a sua democracia le americana para o mundo hoje em dia . >:)

  2. Professor says:

    Brevemente veremos EUA, Estado Islâmico e Al-Nusra lutando lado a lado, com a mesma bandeira. Sempre foi assim, só não era tão evidente.

  3. Rprosa says:

    Estranho mas cada dia que se aproxima o assalto final a Aleppo os EUA ficam mais ofensivos em suas declarações antirussas, e ainda tem uns foristas caras de pau que defendem o tio Sam e suas investidas no Oriente Médio

    • JPC says:

      Não é estranho, eles estão do lado dos terroristas para derrubar o Assad.

      • A Máquina Troll says:

        é estranho sim como os que se auto proclamam como pedra angular da democracia e da liberdade do mundo estejam explicitamente por trás de mercenários que praticam as atrocidades mais brutais/absurdas contra civis inocentes…como decapitar ou desmembrar crianças e ainda fazerem fotos posando com os corpos…

      • A Máquina Troll says:

        e é mais estranho ainda quem defenda essas abominações ou que tente justifica-las….alguns veladamente/sutilmente e outros não…

      • Topol says:

        Olha Máquina isso me estressa de um jeito cara… tem gente para tudo nesse mundo , acabei de crer.

      • JPC says:

        Então está se estressando de graça, porque ninguém está defendendo nada.

      • Topol says:

        Afff…. nem assim você deixa de lado a doutrinação que Hollywood lhe empurrou goela abaixo. .. por favor rapaz defender isso é o mesmo que rasgar todos os preceitos da ética , da civilidade e também da hombridade. E pior ainda, e uma hipocrisia sem tamanho defender uma coisa dessas logo a favor de quem julga-se como verdadeiros exemplos de justiça e liberdade. .. é o ponto mais baixo onde um homem consegue chegar… defender isso é uma mostra gratuita de igual falta de caráter. .. chega a ser revoltante, falaria tudo em sua cara pessoalmente se tivesse a oportunidade. Podia passar sem essa… birra ideológica tem limite cara e esse limite chama- se civilidade, humanidade, o certo e o errado, consegue compreender isso? Acho que não. .. Não tem como respeitar alguém que tem uma ideinha fraca dessas… ah vá.

      • JPC says:

        Ninguém está defendendo guerra nenhuma, Topol.

        Você é quem tem que aprender a separar suas frustrações anti americanas com as discussões sobre tecnologia.

        Não estou dizendo que eles estão certos.
        Preste atenção.

      • Topol says:

        Subjetivamente vc defende sim… mas não o culpo , nem todos são inteligentes o suficiente para enxergar o que está acontecendo lá… ainda mais com tanta doutrinação cega .

      • JPC says:

        Ache um post onde eu defendo os rebeldes na Síria?

        “””Hollywood lhe empurrou goela abaixo. ..”””

        Cresce cara.
        Não é porque os americanos são maus que sujeito precisa ser um bitolado que defende tudo o que a propaganda russa diz sem fazer reflexão nenhuma.

        “”falaria tudo em sua cara pessoalmente se tivesse a oportunidade.… “”
        Sei…

        Você tem que aprender a separa as coisas.

        Bem e mal não tem nada a ver geopolítica.

      • Topol says:

        Você é muitos outros de sua estirpe tem esse hábito… “eu nunca disse isso” ou “ache um post onde disse isso”…. minha interpretação está em dia pode ficar tranquilo , mas ocorre que odeio meias palavras tergiversação preciosismo hipócrita… deveriam assumir o que dão a entender em seu discurso de vez em quando e responder as consequências ao invés de voltarem com atrás com esse papinho de “eu nunca disse isso”… isso é uma das piores formas de hipocrisia.

      • Rprosa says:

        Infelizmente nesta situação em que se encontra o Oriente Médio, principalmente a Síria, o Iraque, Iemem e a Líbia, não há como apoiar ou defendera posição adotada por Washington, posto que enquanto se usou o pretexto de depor um ditador sanguinário, se permite que as monarquias do golfo que são aliadas de Washington pratiquem a mais cruel das leis da sharia, com decapitações e mutilações, bem como perseguição a todos que tentarem se opor ao regime das monarquias, mas é do interesse de Washington manter este sistema já que manter Arábia Saudita, Omã, Qtar e EAU sob a esfera de poder de Washington, mesmo que para isso tenha de se fechar os olhos as atrocidades cometidas pelos ditos regimes.

        Da mesma forma Washington critica as ações russas na Síria, acusando-a de praticar genocídio, mas fornece a Arábia Saudita armamento cada vez mais moderno para que esta monarquia as use contra o povo do Iemem, assim como arma os israelenses que usam estas armas para massacrar o povo palestino, mesmo que para isso Washington tenha de fechar os olhos ao direito internacional.

        Assim, é deveras impossível qualquer pessoa de bom senso defender as ações diplomáticas praticadas pelos EUA e seus poodles europeus amestrados

      • JPC says:

        “”Assim, é deveras impossível qualquer pessoa de bom senso defender as ações diplomáticas praticadas pelos EUA e seus poodles europeus amestrados””

        É, só isso.

  4. BobSAP says:

    Isso mostra o porque durante um ano na Síria ,os EUA não fizeram nada para deter os terroristas. O objetivo dos EUA é fortaleza os terroristas para que possam combater o exército Sírio para poder derrubar Assad.
    Os EUA só bombardeiam o Estado Islâmico quando estes atuam no lugar que os EUA não desejam. Porém, se Estado Islâmico está combatendo Assad, fazendo estragados e conquistando terrenos, os EUA só assistem, achando isso ótimo pra derrubar Assad. Por isso que esses grupos se fortaleceram tanto quando era só os EUA e seus aliados atuavam na Síria.
    Os Estados Unidos estão nervoso e desesperados com avanço do Exército Sírio e da Síria sobre esses grupos terroristas, pois os EUA não tem interesse que essa guerra acabe. Quanto pior, melhor para eles.

  5. Topol says:

    Os russos deveriam dar um prazo de 5 dias para as pessoas abandonarem totalmente Aleppo cercar a cidade é depois disso fazer bombardeio maciço. .. como um rolo compressor , só assim eles irão desistir.

    • A Máquina Troll says:

      é ai que esta o problema amigo Topol…aqueles FDPs covardes usam a população como escudo humano…pois quanto mais vitimas civis mais guerra de propaganda para os estadunidenses…

    • Rprosa says:

      Não sei se perceberam , mas sempre que os apadrinhados de Washington estão encurralados, Washingoton clama pelos direitos humanos, protesta por um cessar fogo, e clama na ONU pelo altruísmo e humanitarismo, foi assim na Ucrânia com os ukinazi estavam encurralados, foi assim quando os russos/sirios sitiaram Aleppo, Latakia, Deir ez-Zor, também foi assim quando os iraquianos estavam próximos de sitiar Mosul.

      Porém quando os denominados “rebeldes moderados” estão cortando cabeças, atacando a população civil, sequestrando mulheres e crianças, usando armas químicas, fazendo atentados com homens e carros bombas, Washington fica calado, assim como Bruxelas. Paris, Roma, Londres silenciam.

      E ainda há quem defenda a conduta de Washington, da OTAN e da UE.

      Depois são os russo que são culpados pela expansão da guerra da Síria ou pela insegurança da Europa ou do Mundo

shared on wplocker.com