T-15 BMP Armata – O blindado ideal para a guerra moderna

O veículo blindado de infantaria T-15 se difere radicalmente dos seus antecessores e, provavelmente, adequa-se mais aos conflitos no Oriente Médio ou na Europa do que os seus análogos americanos.

Os especialistas que dão atenção especial para o tanque T-14, acabam ignorando o promissor veículo blindado T-15 com base na mesma plataforma Armata. No entanto, o veículo blindado de infantaria T-15 se difere radicalmente dos seus antecessores e, provavelmente, adequa-se mais aos conflitos no Oriente Médio ou na Europa do que os seus análogos americanos, diz Sebasten Roble, colunista da revista analítica norte-americana The National Interest.

O T-15 combina as características dos dois tipos dos veículos militares – veículos blindados de infantaria e veículos pesados de transporte de pessoal, segundo Roble.

A lógica de tal arma é refletida no conceito da obra, que busca se adequar às mudanças das condições de combate: se durante a Guerra Fria, os tanques assumiam a posição de armas dominantes no teatro de guerra europeu devido à capacidade de manobra e rápida locomoção, nas condições atuais (após a Guerra Fria), os exércitos modernos travam combates prolongados no meio urbano (por exemplo, em Beirute, Grozny, Fallujah, Gaza ou em Aleppo), onde os veículos de infantaria ficam vulneráveis, pois não podem receber apoio da infantaria.

Além disso, armas modernas antitanque são capazes de destruir quase todos os tanques.


O veículo T-15 é blindado, pesa 49 toneladas e é capaz de atingir aceleração de até 70 km/h, ultrapassando as capacidades do análogo norte-americano Bradley, que pesa cerca de 30 toneladas, de acordo com o autor da publicação. Além disso, o T-15 é armado com um dos mais poderosos sistemas de mísseis antitanque no mundo, o Kornet.

“Quantos T-15 vão ser produzidos? Eles vão substituir os veículos de infantaria BMP, vão ser utilizados nos regimentos blindados ou vão constituir unidades independentes? <…> Em qualquer caso, o T-15 é inovador, mais bem preparado para competir com armas antitanque pesadas nos conflitos atuais”, observa o analista.

Combates em áreas urbanas, como Aleppo ou Mosul, são a principal preocupação dos estrategistas militares. Os veículos blindados pesados, como o T-15, parecem ser ideais para tais tarefas, conclui o colunista da revista norte-americana The National Interest.

  • O T-15 BMP Armata, é a mais recente geração de AIFV (Armoured Infantry Fighting Vehicle) desenvolvido e fabricado pela Indústria da Defesa russa. Foi apresentado pela primeira vez ao público em Abril de 2015. O veículo T-15 (Object 149) foi desenhado pela Uralvagonzavod dos Urais / Rússia . Este veículo é baseado na plataforma universal Armata, que também é usada para o T-14 Armata MBT.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

2 Comentários

  1. O T-15 é enorme… transporta até 9 tropas ao invés de 6 da maioria dos IFVs , talvez somente o Namer tenha essa mesma capacidade… mas ainda assim o T-15 se destaca pela sua torre com 4 ATGM kornet mais o canhão 30mm… talvez o Namer venha a receber o míssil Spike mas a verdade é que a unidades entregues as IDFs não possuem mísseis Anti tanque ainda… sem contar a proteção dele que é a mesma do T-14 e ainda os equipamentos optronicos no estado da arte…. o veículo não é apenas um IFVS, é uma base ambulante… com uma guarnição de 6 homens têm autonomia para até 3 dias ininterruptos de operação.

  2. Até agora não vejo nada parecido vindo do Tio Sam. Essa nova família de Blindados russos supera os americanos anos luz á frente.

Comentários não permitidos.