EUA condenam ação russa na Síria como “barbárie”; Moscou diz que paz é quase impossível

Os Estados Unidos classificaram neste Domingo como “barbárie” e não “contraterrorismo” a ação da Rússia na Síria, enquanto o emissário de Moscou às Nações Unidas disse que acabar com a guerra é “uma tarefa quase impossível neste momento”, depois que as forças do governo sírio, apoiadas por Moscou, bombardearam a cidade de Aleppo.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas se reuniu neste domingo a pedido dos EUA, Grã-Bretanha e França para discutir o agravamento dos combates em Aleppo após o anúncio na quinta-feira de uma ofensiva do exército sírio para retomar a cidade.

“O que a Rússia está patrocinando e fazendo não é contraterrorismo, é barbárie”, disse a embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Samantha Power, diante dos 15 membros do Conselho.

“Em vez de procurar a paz, a Rússia e Assad fazem guerra. Em vez de tentar buscar socorro imediato aos civis, a Rússia e Assad bombardeiam comboios humanitários, hospitais e socorristas que estão desesperadamente tentando manter as pessoas vivas”, disse Power. 

O cessar-fogo acordado em 9 de Setembro entre o secretário de Estado norte-americano John Kerry e o ministro russo das Relações Exteriores Sergei Lavrov, cujo objetivo era colocar o processo de pacificação da Síria de volta aos trilhos, entrou em colapso na segunda-feira com o bombardeio de um comboio humanitário.

“Na Síria, centenas de grupos armados estão recebendo mais armas, o território do país está sendo bombardeado indiscriminadamente e trazer a paz é uma tarefa quase impossível neste momento por estes motivos”, disse o embaixador da Rússia na ONU Vitaly Churkin ao conselho.

O emissário da Grã Bretanha nas Nações Unidas, Matthew Rycroft, disse neste Domingo que a tentativa de EUA e Rússia firmarem o processo de paz na Síria está “muito, muito perto do fim e, sim, o Conselho de Segurança deve estar pronto para cumprir com suas responsabilidades.”

“O regime Assad e a Rússia mergulharam em novas profundezas e desencadearam um novo inferno em Aleppo”, disse Rycroft no conselho. “A Rússia está atuando em parceria com o regime sírio para executar crimes de guerra.”

No entanto, a Rússia é um dos cinco países com poder de veto no Conselho, ao lado de EUA, França, Grã-Bretanha e China. A China e a Rússia têm protegido o governo do presidente sírio Bashar al-Assad ao bloquear diversas tentativas de ação do conselho.

“É hora de apontar quem está por trás desses ataques aéreos e quem está matando civis. A Rússia tem um assento permanente no Conselho de Segurança da ONU, isso é um privilégio e uma responsabilidade. Assim, na Síria e em Aleppo, a Rússia está abusando deste privilégio histórico”, disse Power.

O embaixador da Síria na ONU, Bashar Ja’afari começou a discursar para o Conselho e imediatamente Power, Rycroft e o emissário da França nas Nações Unidas François Delattre deixaram a sala, de acordo com diplomatas.

Foto: AFP – Samantha Power embaixadora dos EUA na ONU – Março / 2014

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

Embaixador russo na ONU diz paz na Síria é quase impossível no momento

O embaixador da Rússia nas Nações Unidas, Vitaly Churkin, disse ao Conselho de Segurança neste domingo que a paz na Síria é “uma tarefa quase impossível no momento”.

A Rússia e os Estados Unidos, que apoiam lados opostos na guerra civil síria, têm tentado resgatar um acordo de cessar-fogo que foi pelos ares depois que um comboio de apoio foi alvejado na última semana.

Michelle Nichols e Yara Bayoumy

Edição: Plano Brasil

Fonte: Reuters

http://www.planobrazil.com/assembleia-geral-da-onu-em-nova-york-siria-denuncia-conluio-dos-eua-com-o-grupo-terrorista-daesh-ei/

http://www.planobrazil.com/ataque-da-coalizao-liderada-pelos-eua-contra-exercito-sirio-foi-flagrante-violacao-do-cessar-fogo/

http://www.planobrazil.com/avioes-da-coalizao-liderada-pelos-estados-unidos-bombardearam-posicoes-do-exercito-da-siria/

 

http://www.planobrazil.com/russia-casa-branca-esta-defendendo-o-ei-estado-islamico-ou-daesh/

 

http://www.planobrazil.com/russia-alerta-para-fracasso-do-cessar-fogo-na-siria/

11 Comentários

  1. Barbarie?
    Criar e apoiar terroristas que matam tudo e todos para seus fins.
    Interferir e derrubar governos inventar guerras invadir e destruir e roubar paises Ukrania Iraque Libia Yemem. Uso de fosforo branco contra civis( Iraque) e Drones assasinos( Iraque Yemem Afganistao Paquistao Somalia)
    A lista ė infindavel para classificar de Barbarie.
    A Coligaçāo da A.Saudida no Yemem bombardeia todos dias hospitais mercados escolas centros urbanos zonas civis com todo tipo de bombas e nem a ONU nem EUA numca comentam.
    Parece que os unicos conflitos no planeta e onde ha “Barbaries” ė onde esta a Russia.
    Essa gente esta descontrolada na Hipocresia e na falta de caracter!

  2. Definitivamente caracter e governo americano não são conjugáveis na mesma frase.
    pq eles estão tão mordidos?? Já estou começo acreditar na historia do míssil russo atingindo o cérebro americano na Síria

  3. seria muita ingenuidade de minha parte, acreditar em uma palavra q seja, de americanos, russos, sírios e turcos nessa guerra, por isso sempre fico NEUTRO nesse debate.

    não tem nenhum santinho nessa guerra, NENHUM !!
    cada um está defendendo seus INTERESSES nessa guerra, ninguém tá nem ae para o povo sírio.

    essas grandes potências pra mim são todas IGUAIS, acusar apenas um lado e tentar inocentar o outro, é pra mim muita ingenuidade, ou ma fé mesmo !

    • Eua ,turquia ,arábia saldita e principalmente Israel criaram grupos terroristas(que se vencerem vao criar a barbárie islâmica como na libia) para evitar que qualquer pais do Oriente medio saia da influência americano e use o dinheiro do banco de desenvolvimento dos brics para modernizar o seu pais, diminuir a pobreza e se tornar mais civilizado e forte . A siria e vitima e o putin pelo combate ao estado islâmico e desmascarar a hipocrisia americana e falta de escrúpulos devia ganhar o nobel da paz.

  4. Declaração explicita de planejamento do Estado Islâmico, em documento oficial datado de 2012:

    ——–

    “A prova definitiva da real agenda de Washington para a Síria, pode ser obtida num documento de 2012 da Agência de Inteligência da Defesa [ing.Defense Intelligence Agency (DIA)], que deixou de ser protegido por sigilo em maio do ano passado.

    Se se rola o documento sempre adiante, lá na página 291, seção C, lê-se o seguinte (em maiúsculas no original):

    “OCIDENTE, PAÍSES DO GOLFO E TURQUIA [QUE] APOIAM A OPOSIÇÃO [SÍRIA]… HÁ A POSSIBILIDADE DE ESTABELECER UM PRINCIPADO SALAFISTA DECLARADO OU NÃO DECLARADO NO LESTE DA SÍRIA (HASAKA E DER ZOR), E ISSO É EXATAMENTE O QUE DESEJAM AS POTÊNCIAS QUE APOIAM A OPOSIÇÃO, PARA ISOLAR O REGIME SÍRIO, QUE É CONSIDERADO COMO PROFUNDIDADE ESTRATÉGICA DA EXPANSÃO XIITA (IRAQUE E IRÃ)””

    O documento da DIA é um antigo documento sigiloso classificado como SECRET/NOFORN [Secreto/leitura proibida para estrangeiros] que passou por virtualmente toda a sopa de letrinhas da segurança dos EUA, do CENTCOM a CIA, FBI, DHS, NGA e Departamento de Estado.

    O que ali se comprova é que há cerca de quatro anos, a inteligência dos EUA já distribuía suas fichas entre al-Qaeda na Síria, já estabelecida, codinome Frente al-Nusra, e o surgimento do ISIS/ISIL/Daech, codinome “Estado Islâmico”.

    Está tudo perfeitamente claro: um “principado salafista” a ser encorajado como ferramenta para Dividir e Governar uma Síria esfacelada em caos perpétuo.

    O documento da DIA entrega tudo, numa clara ligação com todos os esquemas anteriores de Dividir para Governar, desde o plano Yinon de Israel, até o delírio chamado “Projeto para um Novo Século Americano” [ing. Project for a New American Century (PNAC)].”

  5. Eles (EUA) estão revoltados porque recentemente os russos destruíram uma sala de comando de operações matando dezenas de seus comandantes inclusive israelenses e britânicos… aquele “comboio humanitario” também de humanitario era só o nome pois o carregamento segue direto para os moderados da CIA que após se recarregarem comermos e beberem a vontade negociam o restante da comida e de agua com a população em troca de sexo e crianças para serem treinadas como soldados … tudo com o consentimento dos EUA, os bonzinhos humanitários.

Comentários não permitidos.