The Nation: EUA se sentem “insultados” por Rússia criar obstáculos à sua ordem mundial

A cooperação entre Moscou e Washington é uma questão que representa interesse para os EUA, mas o “partido da guerra” americano impede essa cooperação.

Segundo o editor-chefe do jornal The Nation, Stephen Cohen, este “partido da guerra” é representado pelo Pentágono, Departamento de Estado, Congresso Nacional e diversos mídia. Este grupo influencia mesmo o presidente na escolha do rumo para a política externa.

De acordo com o jornalista, os EUA não podem cooperar com a Rússia devido a “algumas considerações”. Entre elas está “a resistência de Vladimir Putin à ordem mundial não conservantista que os EUA tentam instalar”.

“Além disso, a Rússia recuperou o seu estatuto de grande potência no palco internacional, 20 anos depois do colapso da União Soviética, o que contraria e até mesmo insulta a aspiração dos EUA para estabelecerem sua ordem mundial. Portanto, qualquer cooperação com a Rússia, na opinião deles, confirma ‘o renascimento da Rússia’, e é isso que irrita ‘o partido da guerra’ americano”, escreve Cohen.

É precisamente isso, de acordo com o autor, que impede a estabelecimento de paz na Ucrânia, que se tornou “o epicentro de uma nova Guerra Fria”. Os governos europeus, que apoiaram por uma vez incondicionalmente as autoridades de Kiev, especialmente a Alemanha e França, estão cansados do fato de o presidente ucraniano, Pyotr Poroshenko, não cumprir os acordos de Minsk.

O “projeto ucraniano” para quebrar os laços históricos entre a Rússia e a Ucrânia foi preparado em Washington. “E é precisamente por isso que assistimos aqui (em Washington) às últimas tentativas de salvar Poroshenko e todo esse projeto”, conclui Cohen.

Foto: © REUTERS/ Yuri Gripas

Artigo base no The Nation by Stephen F. CohenWho Is Making American Foreign Policy—the President or the War Party?

Edição: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

 

20 Comentários

  1. A liberdade é o fundamento principal para a felicidade de uma sociedade. O capitalismo saudável (aquele que favorece a livre iniciativa, a propriedade privada e a livre concorrência) proporciona isso mais do que qualquer outro arranjo econômico/político/social. Isto é um fato. Porém, ninguém quer um EUA superpotência solitária.
    Um contraponto à visão dos EUA é sempre saudável.

    • Ai é que está
      Basicamente não existe contraponto relevante (a não ser militar)
      Hj em dia EU e Russia mais concordam do que discordam em muitos assuntos
      O problema é a expansão desnecessária da OTAN em direção às fronteiras da Russia

      Praq isso?

      Eu garanto que se os EU quiserem sentar e conversar, terão nos russos um socio (parceiro) de muita valia

      Mas eles preferem empurrar os russos pro colo dos chineses

      ai eu pergunto se vale a pena isso…. unir dois gigantes contra si

      eu acho burrice… mas enfim… é só a minha opinião

      • Infelizmente, não é assim que as coisas funcionam entre governos. Diversos setores (de ambos os lados) lucram imensamente com a divisão entre “nós” e “eles”.
        Um adversário é fundamental. Como manipular as massas se eles não tem o que temer?
        Governos não gostam de paz, governos gostam de poder (e cobrar impostos).

  2. Como assim um insulto?
    A Russia é o maior país do mundo e tem um potencial energetico e mineral que é assombroso
    Além de ser uma potencia nuclear e tecnologicamente avançada

    Insulto é deixa-la de fora dos assuntos geopoliticos por birra

      • Eu nao acho. Os ricos globalistas americanos que fazem o povo comfundir o interesse de suas famílias com o interesse de toda uma nação se consideram donos das riquezas do mundo e abençoados pro deus ( riqueza) sao que realmente manda nos eua, e como nao aceitam ser comtrariados por seu exército de babaovos pagos nao aceitam no que consideram seus governos, estao numa cruzada mundial contra o populismo e tentando resgatar a honra do velho elitismo dos nascidos e abençoado antes que o povo acorde e perceba que o mundo pode evoluir sem que essa gente fique se homenageando em festas regadas a luxo e sendo dona de quase toda a riqueza de um pais

      • Falo assim Rafa: Por mais antagonismo que exista entre os dois países, se na Casa Branca ou no State Department qualquer movimento russo que confronte a posição norte-americana for encarada como “insulto” e não como um movimento de cunho geopolítico e/ou econômico, me parece um raciocínio por demais simplista de quem escreveu esse artigo de opinião. Você concorda comigo?

      • E oq, além de influencia geopolitica, motiva um confronto tao besta e sem sentido?

        Pq eu acho q os dois ganhariam muito mais se cooperassem

      • Plutocracia capitalista. Os eua tao tentando de todas as formas minar as alianças e a economia da para acabar com o liderança nacionalista da russia e colocar a aristocracia famosa pelo sua exploração do povo que ficou mais de um século fora do poder e odeia o comunismo mais do que tudo como no leste da europa , e assim unir o mundo capitalista em um chantagem nuclear a china ao mesmo tempo que patrocina a desorden interna e fazem sancoes a sua economia para tentar fazer um golpe de estado como na fazem na Venezuela antes que a china consiga a independência tecnologica e pelo seu tamanho populacional e economia se torne a 1 potencia Militar do mundo e influêncie toda euroasia ao socialismo estatizante e decrete o fim do capitalismo predatório e principalmente coloque os eua em um papel de coadjuvante no mundo levando todo os mulçumanos (petrolio) para sua aria de influência depois de mais de um seculo de exploração ocidental (crista) . O putin sabe que a china e um tigre nao um panda como quer que o mundo a veja e sabe que a china nao pode ser mais parada e que isso pode provocar o apocalipse metade do mundo se destroi e ninguém sabe realmente a consequência disso e com toda força que evitar isso. Mas como china e um pais de grande populacao e pocos recursos e a russia e um pais de grandes recursos e pequena populacao com o tempo conforme a china vai crescendo a russia vai se aproximar dos irmaos ingratos e sem fe europeus e dos eua mesmo nai gostando dele como uma forma de defesa.

  3. Alguém lançou um questionamento sobre o que é notícia versus o que é opinião. Em linhas descompromissadas pode-se dizer que notícia é apenas um relato do acontecimento. A opinião por seu turno traz embutida em si um juízo de valor. E esse juízo de valor pode ser imparcial (ou não)…..

    O presente artigo é de opinião. E não é uma opinião imparcial. Há muito reducionismo aqui, fruto da velha retórica esquerdista de querer demonizar a direita afinal, é uma característica intrínsecamente esquerdista apelar para o maniqueísmo. A verdade é que a relação EUA X Rússia, assim como as rusgas entre ambos, é bem mais complexa do que esse artigo de opinião…..

  4. Será que vão ficar”Insultados” ou talvez despeitados…com o desenvolvimento chines de um “radar quântico”?

    O que, se confirmado, futuramente inutilizaria trilhões de dólares investidos em aeronaves e navios stealth… :

    “The end of stealth? New Chinese radar capable of detecting ‘invisible’ targets 100km away”

  5. vejam o motivo desta gente ter atacado recentemente o exercito Sírio:

    http://pt.dfns.net/2016/09/21/30-oficiais-de-inteligencia-israelenses-mortos-em-ataques-de-misseis-caliber-da-russia-em-aleppo-varios-dos-estados-unidos-turquia-arabia-saudita-catar-oficiais-britanicos-tambem-foram-neutraliza/

    sabem de nada inocentes…. estamos vendo bem como a sua “ordem mundial” é levada a Síria, Ucrânia, brazil, Turquia, Honduras, Paraguai, Venezuela, Argentina…

    • Não creio ser só isso caro Apocalipse, mas creio que os EUA estão empenhados em derrubar Assad, pois se o mesmo continuar após a saída da coalização americana, todo o plano estadunidense haverá fracassado, pois tirar o líder alinhado de Moscou do governo era a meta central, como fizeram no Iraque, uma vez que Assad fique no poder, a Rússia haverá ganho a guerra, terá humilhado os EUA em seu jogo, e retomará as rédeas da política do Oriente médio repartindo-o com as nações que já conversam essa estratégia nos bastidores com Putin no caso dele dar o xeque-mate, o que provavelmente ocorrerá, até porque, parece que alguns países da Europa anseiam de maneira empírica um retrocesso da política estadunidense no mundo.

  6. Os EUA achavam que podiam intervir em qualquer país sem serem incomodados. Aí vem a Rússia e diz que não é bem assim não. Os EUA ficaram frustrado porque a Rússia não vai deixa os EUA derrubar aliado dele.
    OS EUA falam de ditadura, mas são aliados de vários países ditadores no Oriente Médio. Hipocrisia pura…

Comentários não permitidos.