Novo dispositivo capaz de “cegar” armas inimigas para Marinha da Rússia

Destróieres nucleares do projeto Lider serão equipados com armamento luminoso que pode ‘cegar’ sistemas óptico-eletrônicos e equipes dos navios e aviões oponentes.

A notícia foi divulgada pelo jornal russo Izvestia, citando um representante do Ministério da Defesa.

Trata-se de uma estação inovadora de interferência óptica-visual. O objeto, desenvolvido por engenheiros russos, dispara flashes, com ajuda de estroboscópio, capazes de fazer com que as tripulações de helicópteros e aviões inimigos percam temporariamente a visão. Além disso, a novidade também desativa sistemas óptico-eletrônicos do oponente.

O aparelho é controlado por um computador portátil que a sincroniza com outros sistemas do navio.

Foto: © Sputnik/ Igor Zarembo

  • Segundo algumas fontes, este dispositivo é eficiente contra: —  Telêmetros laser, óculos de visão noturna, na trajetória final de mísseis antinavio e de cruzeiro, que usam algum tipo de sistema de orientação opto-eletrônica. Graças ao baixo peso e tamanho reduzido, a estação pode ser instalada em pequenas embarcações, assim como em veículos leves e blindados.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

3 Comentários

  1. Seria um sistema DIRCM (Directional Infrared Countermeasures) parecido com o utilizado no Shtora-1… é eficaz contra armas guiadas a laser e IIR ou até contra armas guiadas por TV mas nada pode fazer contra armas guiadas por radar ativo que constituem a maioria esmagadora dos mísseis anti navio.

Comentários não permitidos.