No ano em que completa um quarto de século de existência, o Mercosul está dominado pela questão política. A avaliação é do Professor Charles Pennaforte, do Centro de Integração do Mercosul da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, e diretor-geral do Cenegri – Centro de Estudos em Geopolítica e Relações Internacionais.
Charles Pennaforte, que em 5 de Outubro lançará o livro “Mercosul 25 Anos: Impasses, Avanços e Perspectivas”, escrito em parceria com a Professora Maria de Fátima Bento Ribeiro, lastima que o bloco econômico sul-americano esteja dominado por questões políticas:
“Lamentavelmente, as discussões em torno da Venezuela tomaram conta dos debates no Mercosul. Sob a liderança do Brasil, em particular do ministro das Relações Exteriores, José Serra, a Argentina, o Paraguai e o Uruguai decidiram em conjunto que a Venezuela não assumirá, como lhe competiria neste momento, a presidência do bloco, sendo esta exercida por um colegiado dos quatro países fundadores do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.”
Pennaforte explica que “o Uruguai encerrou o seu mandato presidencial rotativo mas não transmitiu o cargo para a Venezuela, que, por não ter cumprido as exigências para se tornar membro pleno e efetivo, não pôde assumir a presidência. A Venezuela, por sua vez, vive um momento de enormes dificuldades políticas e econômicas, que dificilmente serão sanadas pelo Presidente Nicolás Maduro. Estas dificuldades já vinham sendo enfrentadas pelo seu antecessor, Hugo Chávez, e com Maduro elas assumiram proporção ainda mais grave. Então, hoje o Mercosul é um bloco dominado pela questão política, que envolve abertamente a permanência da Venezuela.”
Para o Professor Charles Pennaforte, não se pode descartar a hipótese de que esteja em curso uma articulação para que a Venezuela seja definitivamente excluída do Mercosul. O Governo de Nicolás Maduro tem prazo até 1 de dezembro deste ano para sanar todas as pendências, meta considerada muito difícil de ser cumprida:
“Não sei se podemos falar de uma intenção deliberada de excluir definitivamente a Venezuela do Mercosul, mas o fato é que as posições do Presidente Michel Temer, do Ministro José Serra e do presidente da Argentina, Mauricio Macri, convergem para a mesma direção. A todo momento, os Governos do Brasil e da Argentina miram seu foco no Palácio Miraflores (sede do Governo venezuelano) e explicitam suas posições contrárias às atitudes de Nicolás Maduro. No meu entender, o Governo venezuelano aproxima-se do seu crepúsculo, e disto estão se valendo os governantes sul-americanos contrários ao posicionamento político-ideológico do líder da Venezuela.”
Sobre as perspectivas do Mercosul, Charles Pennaforte é claro:
“Acredito que a tendência do Mercosul é de se enfraquecer, como aconteceu nos anos 90, mas adiante poderá se revigorar. A tendência neste momento é de que, enfim, seja firmado o tão sonhado acordo de cooperação com a União Europeia, em detrimento da política de regionalismos que prevaleceu até aqui, estimulada pelos Governos de Lula e Dilma Rousseff no Brasil e dos Kirchner (Néstor e Cristina) na Argentina.”
Finalmente, o especialista Charles Pennaforte adverte que “os governantes sul-americanos precisam avaliar até que ponto é importante e representará ganhos esta aproximação com a União Europeia”.
“No bloco europeu, há resistências a esta aproximação com a América do Sul, porque há uma percepção pelos europeus de que seus produtores rurais e empresários poderão sofrer perdas. E o Brasil, que está entre as maiores economias do mundo, precisa refletir muito bem sobre a posição que irá adotar, para evitar danos à sua economia.”
O livro de Charles Pennaforte e Maria de Fátima Bento Ribeiro (“Mercosul 25 Anos: Impasses, Avanços e Perspectivas”) tem colaborações de professores latino-americanos analisando passado, presente e futuro do Mercado Comum do Sul.
Foto: © AP Photo/ Jorge Saenz
Fonte: Sputnik News
qualquer DITADURA q seja, não pode ser premiada em presidir uma organização econômica q seja, muito menos fazer parte dela.
é verdade senhor Capa Preta…inclusive/principalmente este pais aqui …..
se não gosta do seu país more em outro lugar simples assim, nunca vi alguém querer continuar morando numa “ditadura” e ter acesso LIVRE para expressar suas opiniões contrárias ao governo como vc faz. Vc tem acesso LIVRE para ir em qualquer lugar, até mesmo para protestar, coisa q um Venezuelano, cubano e norte coreano não tem !
ame mais o seu país, pare de SABOTA-LO !! vc é BRASILEIRO, e não russo ou chinês meu caro.
ps: nickname qual já cansei de dizer q não sou eu.
E na Venezuela é diferente do Brasil? lá tem eleições diretas, tem judiciário, tem eleições legislativas, inclusive a oposição é agora maioria. COMO é que você diz que lá é ditadura?
Ou para os vira-latas pró USA ditadura é todo governo que não abaixa as calças para os USA?
Franscisco
não subestime a inteligência do seus colegas de blog, se tu quer viver nesse mundo paralelo ae, seja feliz, mas procure se informar caro colega.
Liberdade o que e realmente liberdade pro povo que trabalha 8 horas por dia sera a liberdade da imprensa minti armar golpe junto com uma infinidade de oportunistas paro sobegar impo!sto tomar os recursos de um pais e fazer lei para tirar dereitos do povo como essa lei de 12 horas de trabalho. Sera liberdade da cadeia Compara com a china que essa sim nao e democracia e ditadura.
Então mostre esta tal Lei que tira direitos , qual seu número e quando foi sancionada , Bla ,Bla ,Bla , nó estamos cheios , aqui a maior parte é composta por Esquerdopatas X Mentes Colonizadas , como já publiquei várias vezes , faltam brasileiros realmente!
https://www.google.com.br/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/09/modernizacao-da-legislacao-trabalhista-fica-para-2017-diz-ministro.html&ved=0ahUKEwj9jMrejavPAhUFjZAKHbsZBQAQqQIINCgBMAI&usg=AFQjCNH5S0769GOlEM7XsYDFvR50a0mjug
Se a fizerem agora não ganham nenhuma prefeitura
corretissimo José Luiz
Sim “Jênio troll” se vc tiver oportunidade de abrir uma empresa em uma das duas Coreias, a do Sul com suas multinacionais globais ( Hyundai, Samsung etc..) ou na do Norte, com as doideiras do … e seus milhões de esfomeados, decide na moedinha, afinal não sabe diferenciar uma ditadura de uma democracia.
Ditadura ? Sera Porque nao tem a liberdade de inprensa do brasil .e o judiciario e o ministério púbico imparciais como o nosso Ditadura e a china e o temer queria que o impeachment/golpe dos inpichados fose a tempo de ele ir a china puchaosaco chines e mostra cin seus notaveis o que e iresponsabilidade financeira vender tude que e patrimônio nacional a troca de banana para pagar o juros abusivos dos bancos e congelar as despesas públicos e programas de governo por vinte anos enquanto exploram o petrolio brasileiro (ouro negro) e congelar com o futuro do pais para mostra pros eua que o b de brasil dos brics e de burro . O maduro nao e troxa ! se o povo da Venezuela que trocar e se endividar com o fmi de novo e nao com o banco de desenvolvimento dos brics esperem ate 2018.
O que economia de mercado tem haver com politica ? Nada !
Ai esta justamente oerro quando vemos ditaduras assumidas ou ditaduras travestidas de liberdade quererem ditar as regras de mercado.
Mercado desconhece bandeiras e ideologias meu caro e deve ser levado no interesse nacional.
A Cuba que tantovoce ataca e condena não tem um unico analfabeto sequer nem uma unica boca sequer cariada.
Enquanto aqui na republica bananeira dos roedores de rapadura oitava econimia domundo o indice de analfabetismo é altissimo e dificilmente se encontra uma unica boca sem carie e sadia.
Mercado desconhece ideologia ? Que mercado ? Público ou pivado? Tem um mercado que e dos recursos naturais e grandes investimentos estratégicos e outro de bens e comsumo que da tamto dinheiro quanto o outro . O problema da ditadura e quando mina o último por desconfianca que comtamine o outro e o governo e do liberalismo e quando comtamina e destroem os programas estratégicos para os recursos naturais virarem lucro para poucas famílias podres de rica como tao fazendo aqui.
Heitor
Respostinha la abaixo
Sabe meu caro tem uma pessoa muito radical e intolerante que volta e meia aparece com outro nick e embora busque de todas as formas dissimular e no final sempre se entrega pelo conteudo
O Mercosul já começou errado quando se estabeleceu que seria uma união aduaneira.
O Mercosul deve decidir se e um bloco econômico ou ideológico.
Porque se for ideológico de viúvas do muro de Berlin, a Venezuela de Maduro pode presidir esta joça, e nos caímos fora e vamos partir para acordos bi-laterais com quem realmente importa ( Coreia do Sul, Japão, Chile, Mexico etc..)
Agora se for um grupo Economico a Venezuela pode ficar…se chutar o Maduro e nos pagar os bilhões que nos deve saqueados na lavagem de dinheiro feita pelo partidão no BNDES.
Viva a estrumentalizacao midiatica !
Como já postei aqui , escolhemos o Saco de quem Puxar, agora até do Chile que tem uma Economia Minúscula , já os nossos próprios interesses nada , devemos pelo menos coçar o nosso próprio Saco !!
A inclusão da Venezuela em uma manobra espúria onde inventaram um pretexto fajuto para suspender o Paraguai, cujo legislativo se opunha ao ingresso da ditadura bolivariana no bloco, foi mais um dos momentos infames protagonizado pela recém sepultada “diplomacia dos atabaques”.
O resultado foi o óbvio ou seja, o bloco se desestabilizou e caso o bolivarianismo não caia ou a Venezuela não seja expulso, o Mercosul corre risco de extinção.
Ditadura é todo governo que não abaixa as calças para os USA? porque no Paraguai e na Venezuela os presidentes foram eleitos pelo voto popular.
ao se unirem pra barrar a venezuela continua-se com o ideologismo,só que agora guiada pela direita…pragmatismo que é bom nada.
Na Venezuela tem eleições diretas, tem judiciário, tem eleições legislativas, inclusive a oposição é agora maioria, mas é taxada de ditadura porque não abaixa as calças para os USA.
Nos USA o Obama foi eleito indiretamente, por cima de pau e pedra, até hoje ele não conseguiu convencer que nasceu nos USA, pois ele é Afriano (Quênia), mas não vejo aqui ninguem falando que ele é um ditador.
Boa Francisco
A Venezuela é uma ditadura sim! Tem eleições legislativas cujo resultado o Maduro não respeita (tanto que obsta o funcionamento da Assembleia nacional hoje dominada pela oposição) e o judiciário está aparelhados por chavistas e proxenetas.
Vamos logo assinar esse Acordo com a União Europeia e desindustrializar ainda mais o brasil como fes o menin na argentina os paneleiros tao pedindo.
Jamais defendi esta porqueira que foi criada como mercado local onde apenas visavam terem vantagens sobre nós e vem atualmente sendo usada como palanque ideologico.
Somos a potencia regional.
Ja demontrei em outras materias a diferença econo-social entre America do Norte e America Latina . Eles tiveram colonização expansionista enquanto nós tivemos tivemos colonização extrativista .
No caso do Brasil os erros são historicos,tendenciosos e manipulados .
Somos o unico pais do continente que tem como martir da liberdade um traidor ARARIBÓIA.
Trairabóia o caraveleiro enquanto passamos para a marginalidade o verdadeiro heroi CUNHÃBEBE .
Mente alem de sua época e grande estrategista militar que percebeu que seriam dominados por uma potencia militar e cultural mais forte e desenvolvida e conseguiu unir seus inimigos e formar coalisão CONFEDERAÇÃO DOS TAMUYAS que estendia-se do litoral de SC ate o AP .
O Brasil so foi colonizado após exterminarem os TAMUYAS chamandos erroneamente de Tupinambás.
Um povo sem historia é um povo sem cultura e sem propria identidade !
O primeiro tratado de paz do continente Americano TRATADO DE IPEROIG firmado com o convencimento dos padres Jesuitas Nobrega e Anchieta.
Anchieta foi recentemente canonizado como Santo do Brasil e entronizado como protetor dos póvos indigenas,um padre genocida,que a historia prova.
Após deporem as armas e retornarem pacificamente e desarmados para a Guanabara foram covardemente trucidados e exterminados pelos Portugueses.
Atuallmente o governo deposto pelo impedimento usava o Mercosul para favorecer simpatizantes atrelando o Brasil que carregava eles nas costas para interagir com outros mercados .
O atual governo visa a fazer o mesmo de forma inversa ideologicamente.
Politica é politica mercado é mercado .
Nascemos Grandes meu amigo , nós que escolhemos ser Pequenos no dia NEGRO de 15 de novembro de 1889 , quando Alienados , Entreguistas , Doentes Mentais e até CORNOS , uniram-se para criarem uma República que nos colocou em Segundo Plano no Mundo !!
Esta é a diferença do modelo parlamentarista monarquico Brasileiro dos demais.Onde assuntos de estado são separados de assuntos de governo e tudo o que esteja inserido em segurança nacional e de estado e essencial e estrategico é gerenciado pelo monarca.Sendo assim ate a agua e comida é assunto estratégico.
O Brasil não precisa de mudança de governo.O Brasil precisa de mudança de sistema e mudança de mentalidade.
Precisa de mudança de “elite” (e seus idiotas uteis) preconseituosa, corrupta , egoista, hipocrita ,viciada e iresponsavel que ainda vive como se fasem os herdeiros das capitanias que vem tomar os recursos do brasil e vao viver um dia na europa. Sem um lider forte (como na russia)esse pais nao tem salvação e desmorona no republicanismo corrupto(Parlamentarismo)
Não foram estes que venderam o présal para os chineses; foram outros espertos; mas no final não há muita diferença entre estes e aqueles.
Não fale do que desconhece meu caro.
Ja postei em materia antiga que os Chineses possuem 30% de cotas adquiridas por eles de empresas Européias que iam mal das pernas e lhes venderam suas partes.
Ninguem vendeu o pré-sal para os Chineses e se não fossem os vultuosos emprestimos e aplicações deles nós não teriamos nem condições de o estarmos explorando.
Não se alimente do lixo existente na internet.
Virar as costas a China é falir de vez o Brasil.
Ate os EUA dependem e muito que a China compre seus titulos,lhes emprestem,apliqueme invistam la.
Recentemente Merkel desembarcou na China com pesado séquito industrial visando atrair o interesse Chines