Armata será invulnerável a projéteis de urânio empobrecido da OTAN

Um novo sistema de proteção ativa criado pelos cientistas russos pode tornar o tanque russo Armata invulnerável a projéteis capazes de perfurar o corpo blindado.

O sistema de proteção ativa Afganit é destinado a proteger tanques contra vários tipos de foguetes e granadas antitanque. Agora os cientistas do Bureau de Design de Instrumentos KBP fizeram com que o sistema seja capaz de interceptar e destruir munições de urânio empobrecido, informou o jornal russo Izvestia.

As munições de urânio empobrecido foram utilizadas pela primeira vez pelos EUA durante a Guerra do Golfo de 1990-1991. O uso de urânio em munições lançadas de tanques norte-americanos US M1A1 Abrams permitiu literalmente reduzir a cinzas os tanques iraquianos da era soviética T-55, T-62 e T-72. Entretanto, esta vitória teve diversas consequências – os efeitos tóxicos prejudicaram gravemente a saúde dos soldados e o meio-ambiente. Apesar disso, o Pentágono e a OTAN continuam dizendo que o uso de tais munições é absolutamente seguro.

“Os primeiros testes de intercepção de munições de urânio empobrecido foram realizados neste ano. O novo sistema de proteção ativa consegue fazer frente a este tipo de projéteis, apesar de até agora a intercepção de munições de urânio empobrecido ser considerada impossível. Foi prestada especial atenção à resolução do problema de uso pelos veículos blindados da OTAN de projéteis de urânio empobrecido”, disse a fonte no Ministério da Defesa da Rússia.

O sistema Afganit faz parte dos equipamentos do tanque russo T-14 Armata e dos veículos de infantaria pesada T-15. Além disso, alguns componentes do sistema estão presentes em vários tipos de outros veículos blindados russos.

Foto: © Sputnik/ Mikhail Voskresensky

Fonte: Sputnik News

 

 

11 Comentários

    • o lugar do exercito daqui é no tanque mesmo….DE LAVAR ROUPA….defesa/forças armadas pra que?!…se voltamos a ser uma colônia….se permitem estrangeiros efetivarem golpes e tomarem o pais….tanque pra que?!..só pra generalzinho ficar brincando de guerra?!…

    • A blindagem do Armata em si não resiste a uma flecha de uranio, nem mesmo a uma de tungstênio. .. se a flecha atingir o carro vai penetrar com certeza… o que os russos alegam e que seu novo APS consegue detectar e interceptar a munição pelo menos fazendo-a mudar a direção ou desestabilizando-a para não impactar o veículo de ponta e sim de lado

      • Um ponto fraco que notei é que um simples fuzil pode destruir os sistemas defensivos da torre do T-14, por exemplo em torres tripuladas os sistemas são instalados em forma de periscópio para proteger os caros sistemas instalados o T-14 por ter uma torre blindada muito pequena instalou todos os sistemas do lado de fora da parte blindada, o que parece não ser o desejável.
        Se observar em alguns vídeos da para ver claramente que as câmera IR estão instaladas direto no local com uma blindagem de mm de espessura, um tiro de AK pode deixar cego um veiculo que custa milhões.
        Eu acho que os russos pretendem melhorar primeiro a potencia do motor para depois tentar melhorar o desenho e blindagem da torre, por causa da perda de desempenho em uma torre mais pesada.

      • Também notei essa vulnerabilidade… inclusive tenho para mim que essa tire do Armata e provisória e sinta mudará drasticamente. Pode ser que estejam realmente aguardando a nova motorização de 1800cv

  1. MBT´s terão que ter eletrônica embarcada de caça, pelo simples fato de que se atingidos já era. Mesmos misseis de gerações mais antigas ainda são páreo para MBT´s ditos modernos ou modernizados, a única garantia de sobrevivência em um cenário moderno será a eletrônica embarcada [como do Armata entre outros] e isso é caro. Assim como os caças os MBT´s estão tendo sua produção diminuída em razão dos custos.
    Se o Armata é invulnerável no momento é apenas questão de tempo para o desenvolvimento de armas capazes, tal qual como os Russos fazem contra qualquer ameaça nova.
    Dificilmente na historia vemos uma arma invulnerável, definitiva ou qualquer coisa que valha perdurar impune por muito tempo pois sempre haverá alguém capaz do outro lado.
    Sds

    • desculpa discordar do Sr mas isso nao é realidade, infelizmente nossos oficiais das tres forças sao meio que … dos americanos,pois os mesmos independente do governo so querem lixo americano,ou das europs, nao vou me alongar mas é só procurar na net que se vê esta realidade. EX: SU 35, PANTSIR, MI 35 ISSO TUDO SENDO FABRICADO NO PAIS. E ELES NAO EXIGEM SUB-MISSAO (COMO OS E.U.A.) SÓ QUEREM VENDER MESMO. VIDE INDIA CHINA PAQUISTAO IRA,IRAQUE, ETC,ETC,ETC.

Comentários não permitidos.