Defesa & Geopolítica

Putin prepara “nova KGB”

Posted by

Desde que Putin, um ex-agente secreto, se consolidou no poder, a influência das agências de inteligência cresce em Moscou. Uma reforma completa do setor estaria em curso, com a criação de superministério de segurança.

Um comboio chamou a atenção recentemente em Moscou. No início de julho, imagens de um cinegrafista amador divulgadas na internet mostravam um grupo de homens jovens em cerca de 30 carros estilo jipe Mercedes-Benz nas ruas da capital russa.

Eles eram estudantes da academia do Serviço Federal de Segurança (FSB), a atual agência de inteligência russa, que comemoravam sua graduação. Os jovens, todos de camisas brancas, se apresentavam como uma tropa de elite, como soberanos em seu país.

O escândalo gerado pela divulgação das imagens foi motivado pelo que muitos consideraram uma arrogante ostentação por parte dos formandos. Mais tarde, o FSB informou que os agentes e seus superiores foram rebaixados de cargo, alguns até dispensados.

O incidente parece ser um símbolo do atual status do serviço secreto na Rússia. Desde que o presidente Vladmir Putin assumiu o poder, a influência das agências de inteligência é cada vez maior. O próprio Putin era agente da KGB – o notório serviço secreto da era soviética. No final dos anos 1990, ele chefiou a FSB, criada para substituir a antiga agência. Há anos ele vem nomeando outros ex-agentes para ocupar posições importantes no governo.

 

Superministério de inteligência

A partir de agora, tudo indica que essa tendência será ainda mais reforçada. Nesta segunda-feira (19/09) o jornal moscovita Kommersant divulgou que o governo planeja realizar uma reformulação completa do setor, com a criação de um novo Ministério de Segurança e Inteligência, que receberia a sigla MGB.

Esse superministério seria criado a partir da FSB, incorporando o Serviço de Inteligência Exterior (SVR) e uma parcela da guarda de serviços do Estado (FSO), responsável pela segurança de políticos e autoridades de alto escalão.

“Na realidade, se trata da FSB retomando as tarefas da KGB”, afirmou o Kommersant.

Há também planos para que o novo ministério investigue alguns casos especialmente controversos e supervisione as investigações de outros órgãos do Judiciário. A previsão do jornal é de que o MGB deverá ser criado ainda antes das eleições presidenciais em 2018.

As mudanças começaram há alguns meses, com a criação da Guarda Nacional, corporação, diretamente controlada por Putin, formada com base nas chamadas tropas internas, uma unidade militarizada do Ministério do Interior. Seu líder é Viktor Zolotov, o ex-chefe de segurança do presidente. Alguns analistas apontam que o objetivo da Guarda Nacional será, principalmente, reprimir protestos por parte de civis.

O Kremlin não confirmou nem tampouco desmentiu a reportagem do Kommersant. O porta-voz de Putin, Dmitry Peskov, se recusou a comentar o artigo. Também não está claro se o novo ministério será de fato chamado de MGB. O jornalista russo Oleg Kashin tem suas dúvidas, afirmando que a sigla remete a um passado sombrio.

O antigo serviço secreto soviético era conhecido como MGB entre 1946 e a morte do ditador Josef Stalin, em 1953. “Foi apenas durante alguns anos após a Segunda Guerra Mundial, mas numa época em que havia uma terrível onda de repressão stalinista”, lembra Kashin.

Se o FSB realmente agregar esses poderes, e com eles o antigo nome da era stalinista, se encaixaria perfeitamente na concepção de retorno aos símbolos soviéticos em Moscou.

Saudades de Stalin

Esse processo foi iniciado no ano 2000 com a reintrodução da melodia do hino nacional soviético. Stalin e seu “pulso de ferro” têm sido glorificados durante anos pela imprensa estatal. Memoriais ao antigo líder são novamente erguidos em todo o país, e sua imagem aparece com frequência em painéis de propaganda.

Nos últimos dois anos, particularmente com a anexação da Península da Crimeia pela Rússia, esse processo parece ter ganhado novo impulso. Em março, o Centro Levada, um instituto independente de pesquisas, conduziu um levantamento sobre Stalin, que revelou que a maioria da população (54%) avalia seu papel na União Soviética como positivo.

Um em cada quatro russos considerou que o terror de Stalin teria sido uma “necessidade”. Essas opiniões, segundo o Centro Levada, são cada vez mais comuns. Com esse pano de fundo, a reforma – e renomeação – do FSB poderá ser o próximo passo da retomada dos antigos símbolos soviéticos.

Foto: Edifício que abrigava a KGB em Moscou e que hoje sedia a FSB, que sucedeu a antiga agência.

Edição: Plano Brasil

Fonte: DW

38 Comments

  1. diego says:

    Para um brasileiro as vezes fica dificíl entender o raciocinio de um patriota que foca nos interesses de seu país. Estratégia, Inteligência, Defesa real e povo conciente…. também precisamos disso.

    • Nickless says:

      Concordo que precisamos de um presidente que foque nos interesses nacionais e no bem estar do povo… porem sem precisar envenenar opositores.

      • Rafa_positron says:

        Aqui, usa-se o veneno da Midia

        Ou vc viu alguem protestar contra

        – 23 milhoes de propina recebido pelo Serra?
        – Helicoptero com 500 kg de cocaina em MG?
        – Compra de votos para aprovar a emenda da reeleição?
        – As delações envolvendo o Aecio

        E sem essa retorica imparcial de internet q só engana bobo
        Todo mundo sabe que aqui a midia fomenta a ilusão de que corrupção é algo exclusivo do PT

      • Arc says:

        Nickeless, discordo.
        A ética não anda lado a lado com decisões de estado, na verdade nem certo ou errado existe, somente quem ganha e quem perde, e quando se coloca o interesse de milhões em jogo, apagar erros é uma decisão que precisa estar na mesa, e opositores anti nacionalismo existem aos montes em todo lugar no mundo, aqui no Brasil então faltaria Polônio pra apagar essa gente, que mantém a desgraça de toda uma nação a afim de prestigiar classes políticas ou corporações. Na Rússia Putin tem opositores e não são poucos, a diferença é que existem os opositores de ideias e aqueles que vendem o país para serem aceitos pela proposta ocidental como ocorreu com alguns, e por eles serem apagados é que a Rússia como um todo consegue progredir, aliás, países sérios tem a mesma política, seria ufanismo de nossa parte achar que só a Rússia faz isso, EUA e Inglaterra fazem o mesmo a décadas.

    • heitor says:

      E que aque se costuma ser patriota mas sem se abandonar o espirito vira-lata brasileiro, o que acaba se trasformando em patri`cio-ota como mostrou as manifestacoes dos de verde e amarelo.

  2. Rafa_positron says:

    Só uma pergunta

    alguem entendeu o video?

    isso é comemoração de quem se gradua no serviço secreto russo?

    mas se for isso mesmo, esses caras aparecem num video, assim? Tão facil?

    esses caras não tem q ter a identidade preservada?

    • João Paulo says:

      Realmente, belo serviço de segurança, agora todo mundo sabe quem são eles…estão queimados!!!

  3. Francisco says:

    Na Russia eles tem a KGB e no Brasil existe a ABIN, uma filial da CIA, que não serve pra nada.

    • S-88 says:

      Na Rússia eles têm a FSB, que faz o mesmo que a KGB fazia, que é o mesmo que a ABIN faz, que é o mesmo que o finado SNI fazia ou seja, monitorar ou espionar todo aquele que possa ser um suposto “inimigo interno”…

      • nereu says:

        Ah tá!!! então me diga quando um funcionário da ABIN ou da SNI foi preso nos EUA ou Russia/URSS, para efeito de comparação

      • Isso é parametro para quê?
        O certo é comparar quanto de informação estratégica chegou ao Brasil e como elas influenciaram politicas de Estado.

    • Plinio says:

      Sim, essa ABIN parece trabalhar para os americanos, ou si nao ja foi grampiada faz tempo e é espionada o tempo inteiro

  4. Já já os agentes da nova KGB estarão rodando pela América Latina

  5. KGB says:

    O putin sabe muito bem que tem varios cidadão russos traidores doidos para colocar o império russo na mao nos fálcoes de washinton por um picado de dolares !!!!!!!ja na america do Sul o golpista falou estado unidos do Brasil ….kkkkkkk ….traidor !!!!!!!

  6. Alessandro says:

    as vezes me sinto q estou em um blog russo mas q fala português, tamanha DEVOÇÃO de algumas pessoas com esse país, vejo apenas ódio e desinformação contra o nosso próprio país, depois querem falar de patriotismo.

    e antes de alguém me acusar de americanófilo, alto lá !! Pq não sou, já critiquei várias vezes os EUA nos comentários é só observar com atenção, oq defendo é o ESTILO de VIDA deles, no qual até os seus críticos de esquerda aki no Brasil, q não tem coragem de admitir, morrem de inveja, pq muitos q tem dinheiro vão passar férias lá, e não na sua amada Rússia.

    • Konner says:

      Eu já tenho a mesma sensação em outros blogs, e com os que comentam neles, só que e em relação aos EUA.
      .
      E, foi justamente devido a isso, e por estar tão frustrado com esses, “pseudos brasileiros”, que decidi dar mais ênfase a mostrar que existe um “outro lado”. Existe um mundo inteiro há ser observado, e em muitos aspectos, até bem melhor do que este que os EUA quer impor a todos os outros países.
      .
      Não que este “outro lado”, diga-se en passant, seja o melhor dos mundos, não. Mas que, definitivamente, também o mundo que os EUA tentam impor ao restante do planeta, tá muito longe de ser o melhor dos mundos, a não ser, para ELES, os EUA, é claro.
      .
      Ademais, temos a “natureza”, pasmem, para nos ensinar.
      .
      Observe um grupo de Focas, vê se tem alguma, nadando junto com um Tubarão…
      .
      Observe as Sardinhas, vê se tem alguma nadando junto de um Tubarão… Não, elas estão sempre nadando em cardumes.
      .
      Eles, os animais irracionais, já aprenderam em milhões de anos de existência, que: – Eles terão muito mais chance de sobreviver em um Mar que tem Tubarão, nadando juntos, “andando com os iguais”. Assim, o “Sr. Tempo” lhes ensinou. Pode chamar também de “instinto de sobrevivência”, capiti?
      .
      Fato é que, até a sabedoria popular, já cunhou frases que refletem este entendimento: — “Sociedade entre “Tubarão” e “Sardinha”, haaá…, todos já sabem qual será o final…”.
      .
      Conhecimento dado pela própria natureza: — Os “menores” e mais “fracos”, sempre terão muito mais chances de ‘sobrevier’, ou ser ‘melhor sucedido’ em sua existência, se andarem em grupo, “com os iguais”.
      .
      Portanto, é sabedoria “evitar” aqueles que querem uma “relação de parceria”, onde você “tem de aceitar” a posição de subserviente, “sardinha”. Como alguns gostam de dizer por aí…, FATO.
      .
      Saudações,
      .
      konner

      • S-88 says:

        Uma coisa é mostrar o outro lado! Outra é ativismo que beira a histeria, como o amigo Alessandro resumiu com perfeição…

        Ademais a iniciativa de mostrar o “outro lado” também implica em mostrar que ele, o “outro lado”, também tem problemas sérios, em especial com corrupção, despotismo, autoritarismo e ausência de liberdades fundamentais e liberdade de imprensa. Contrapor um suposto maniqueísmo pró-EUA com um maniqueísmo, repito, à beira da histeria, pró China e Rússia é insistir no erro…

        Por fim, achar que vamos encontrar “parceria” com Rússia e China é ser no mínimo ingênuo. Para não dizer outra coisa…

      • Konner says:

        “Uma coisa é mostrar o outro lado! Outra é ativismo que beira a histeria (…)”
        .
        — Tipo o que você pratica com essa infinidade de Nicknames que você usa nos blogs, às vezes “poluindo” de comentários um único post…, às vezes usando Nicknames diferentes falando até, consigo mesmo…?!? “É ser no mínimo ingênuo. Para não dizer outra coisa…”
        .
        Saudações,
        .
        Há…, “Ponto Final”.
        .
        Saudações,
        .
        konner

    • Alessandro says:

      por favor moderação,
      to tentando entender os critérios do blog
      _________________________________________________
      O Plano Brasil promove o debate, portanto, segundo seus critérios, ele decide o que é um bom debate. Preste atenção ao que foi removido em seu comentário e logo irá compreender o que no entender do Plano Brasil, não contribuiria de forma positiva para este debate. As regras são poucas, mas,é os ‘princípios’ que norteiam o critério do Plano Brasil. Sendo assim, cada postagem do Plano Brasil é um caso, cada caso, uma realidade. Um comentário pode ser aceito no contexto de uma postagem e, o mesmo comentário, ou sua essência, pode não ser aceito no contexto de outra postagem. Presta atenção, e use de bom censo. – Plano Brasil

    • Arc says:

      Tenho que concordo plenamente com o Konner caro Alessandro, isso existe em qualquer espaço, e vale ressaltar, as pessoas que aqui comentam, o fazem por suas próprias convicções, assim como nos demais sites. Óbvio que existem os exageros, mas aos poucos os tais acabam enxergando sua limitação e procurando se adequar ao cenário de discussões racionais e puramente argumentativo, sem ofensas, e outros desaparecem, diversos aqui já passaram por esse processo, mas condenar o site por conta de um ou outro é errôneo, o PB é o site de discussões do ramo mais democrático sobre os temas que tenho acompanhado, vamos continuar mantendo isso, e como comentárista conto com seus comentários que geram boas discussões sobre os temas. Sds

      • Alessandro says:

        Arc

        mas eu não condenei a atitude do site, só pra registro, apenas agora depois de ler todos os comentários com calma, percebi q a moderação, no caso o Konner (eu juro q não sabia q ele era moderador, pois já vi ele comentar algumas vezes aki) se sentiram ofendidos.

        eu estava me referindo para ALGUNS comentaristas do blog, q como disse bem o S-88, parece misturar as coisas e passam dos limites do bom senso em suas devoções.

        peço desculpas ao Konner e ao blog se acharam q minha crítica era pra vcs, acho q não fui bem claro no meu 1ª comentário.

        a minha crítica ao blog no 2º comentário, foi sobre OUTRA coisa, edições e comentários meus q não estão passando no filtro do blog, só pra deixar claro, e confesso q ainda estou um pouco irritado com isso rsrs..

        novamente repito, para efeito de esclarecimentos, meu 1º comentário não foi para o blog, e sim para ALGUNS COMENTARISTAS aki do blog, q EXAGERAM nas suas devoções a outros países, pode incluir tbm até aos americanos, no qual eu concordo em parte com o Konner.

        espero q tenham entendido.

      • Arc says:

        Perfeitamente meu caro. Sds

      • Konner says:

        Fica tranquilo!
        .
        Saudações,
        .
        konner

  7. Topol says:

    ABIN… pfffff, parece piada, nem um satélite de comunicações seguras nós temos, faz-me rir… estamos no colo da CIA… e faz tempo

    • S-88 says:

      Amigo Topol, o Mossad não tem todo o aparato tecnológico da CIA e nem a estrutura da FSB mas ainda assim é o melhor serviço de inteligência do mundo.

      • Heitor says:

        E que aqui a “inteligência” nao e inteligênte assim como a “elite”.

  8. A Russia tem uma tradição de ter serviços secretos desde a época do Czar,isso não é novidade.A diferença é que seja qual for o nome (NKVD,KGB,FSB) lá esses serviços
    funcionam(inclusive no exterior).No nosso caso, seria importante buscar informações por meios próprios de forma interna e externa.Aqui ,porém, se contentam com a boa vontade alheia de fornecer informações, nem sempre verdadeiras.

  9. Munhoz says:

    A grande desgraça da Russia foi o comunismo se não fosse por essa praga que junto com o nazismo mataram milhões de pessoas inclusive cientistas e intelectuais o mundo seria bem melhor, Russia e Alemanha estariam bem melhor e sem um grande fantasma de seu passado, devemos lembrar das crianças mortas por essa praga e pensar em como seria o mundo se todos os países fossem uma democracia e em como essa praga fez com que até a democracia dos EUA se tornasse agressiva a ponto de matar milhares de pessoas desde a segunda guerra até o Vietnã.

    Devemos fazer de tudo para que essa praga não volte porque já não basta o Estado Islâmico, imagine mais isso de novo, tomara que a Venezuela e Cuba derrubem essa praga e a Russia se torne uma grande democracia superando esse fantasma e essa nova KGB sirva para proteger o mundo e não torná-lo ainda pior.

    • nereu says:

      Muita bobagem num texto tào pequeno, parabéns campeão vcs cada vez de superam mais

      • Munhoz says:

        Se você acha o comunismo legal vá viver em Cuba ou na Venezuela, pense na Sibéria onde mais de 20 milhões morreram congeladas em campos que ficavam a 300 Km do lugar mais próximo a -20º , só na Ucrânia Stalin matou mais de 7 milhões de pessoas de fome nos anos 30, pense nas pessoas, num sistema onde você não pode pensar, sem cultura, onde somente o governante pode ter um pouco de conforto.

      • nereu says:

        Quais são as provas além das pataratas de origem nazista?
        Sem cultura!!! essa foi boa, um pais a onde mais de 50% tinha educação de ensino superior, deve ser muito sem cultura mesmo!!!!

      • S-88 says:

        A URSS podia ter mais de 50% das pessoas com nível superior mas os condenava à indigência. Deixa eu lhe dar um exemplo do fiasco que era a URSS e seu regime. Você conhece Mikhail Kalashnikov e Eugene Stoner? Pois bem! O primeiro criou o AK-47 e o segundo o M-16. Ocorre que enquanto o genial projetista russo nunca recebeu um centavo de royaltie ou qualquer privilégio por sua invenção, o engenheiro americano teve uma vida confortável por ter recebido o crédito pela arma que projetou.

        Quem está com a razão mesmo?

      • Heitor says:

        Se depender desses brasileiros colonizado o Brasil nunca vai deixar de ser rosa das metrópoles incluindo a china.

      • Munhoz says:

        Onde um médico ou um general ganha um salario minimo ?

        Onde somente os que fazem parte da elite do governo podem comprar um simples perfume ?

        Foram mais de 20 milhões de vidas na Sibéria e entre 7 a 10 milhões na Ucrânia nos anos 30, estamos falando de um regime que matou tanto a sua população quanto o mundo todo junto na segunda guerra conheça a historia e vera.

        A propiá Russia admite isto o governo soviético admitiu isto nos anos 50 !!!

      • nereu says:

        Onde um médico ou um general ganha um salario minimo ? Patarata. existia sim uma diferença entre salários que era na forma de um bônus ao salario minimo.
        mostre um dado de censo.
        Krushev nunca mostrou uma prova para o povo soviético dos supostos crimes de Stalin

  10. heitor says:

    E o impeachiment\glope no brasil dando exemplo para pais soberano. Da orgulho de ser brasileiro essa hora.

  11. trondeadman00 says:

    O povo russo parece gostar mesmo,de ser liderados por ditadores que os governe com punho-de-ferro,será que são masoquistas?

  12. Capa Preta says:

    Recriar e muita cara de pau do Putin , a KGB nunca parou de operar, seus métodos podem serem vistos no assassinato dos jornalistas Alexander Litvinenko e Anna Politkovskaya envenenados com radiação, método com assinatura tipica KGB assim como vários politicos de oposição tanto na Russia como em Ex. republicas de Orbita soviética.

shared on wplocker.com