Caça naval chinês J-15 sendo lançado por rampa auxiliar de decolagem “Ski-Jump” – Isso pode mudar…

Estas imagens logo abaixo que estão circulando na “rede”, parece deixar claro que a China (PLA Navy) está trabalhando em um protótipo de uma nova versão de seu caça naval J-15, a fim de poder operar em porta-aviões CATOBAR – Catapult Assisted Take-Off But Arrested Recovery ou seja, lançamento por decolagem assistida,- catapulta.

Para efeito de comparação, abaixo o J-15 com seu trem de pouso convencional.

Abaixo o protótipo do novo trem de pouso do J-15.

Incrível esta capacidade da China de fazer as coisas acontecerem, e de forma tão rápida. Será isso movido por um senso de urgência?

 

8 Comentários

  1. Bacana.

    Interessante observar a aparente simplicidade do método.

    É possível, no começo da animação, observar os retentores no convés sendo recolhidos para permitir a decolagem.

    • Fique tranquilo e tenha paciência que “num futuro não muito distante” saberemos a real capacidade e eficácia dos armamentos tanto dos estadunidenses como dos Russos e Chineses….e como se saem um contra o outro…

    • Acho interessante observar os avanços chineses na utilização do método, que esclarece que os próximos NAes devem ser operados em estágio de maturidade, para um país que caminha sozinho isso é muito admirável.

      • ARC,

        A essa altura, já está óbvio que os chineses desejam um porta-aviões CATOBAR. E a razão não pode ser outra que não deter capacidade de operar com seus caças a plena carga.

        O STOBAR tem suas vantagens evidentes, mas não creio ser o objetivo final dos chineses.

      • Bom, pode ser que os PA 17 e PA 18 venham com a nova configuração de lançamento (CATOBAR), mas o Liaoning ainda será o grande trunfo da PLA, pelo menos até 2025, por isso creio que eles amadurecerão a utilização do método STOBAR, para operar com a eficiência desejada.

  2. Quanto tempo para o novo porta aviões Chines ficar pronto, é bem possivel que eles já coloquem nele uma aeronave de quinta geração e não o J-15.
    Caso o novo porta aviões tenha um bom desempenho podemos esperar mais unidades e não faz sentido operarem caças de quarta geração.
    Sds

  3. O próximo PA chinês será um híbrido dos dois sistemas de lançamento. .. continuará sendo Skype jump para ações rápidas mas possuirá uma catapulta no ponto de carreira transversal para poder extrair toda a capacidade de carga dos caças.

    • poxa que inveja da china , brasil com uma banheira enferrujada empodrecida,cogitam uma catapulta eletronica p ficar dependendo dos americanos do norte consertar cada vez que quebrar.

Comentários não permitidos.