Brasil: Porto de Paranaguá recebe dos EUA 52 veículos blindados do Exército

O Porto de Paranaguá desembarcou nesta segunda-feira (19) um carregamento de 52 veículos blindados para uso do Exército Brasileiro.

O lote foi doado pelo exército americano e será modernizado e adaptado para os padrões das Forças Armadas Brasileiras no 20º Batalhão de Infantaria Blindado de Curitiba.

Os veículos estão estacionados no pátio do Porto e a previsão é que comecem a ser levados a Curitiba a partir desta quarta-feira (21)

Ao todo, quatro tipos de veículos foram desembarcados: 34 unidades do M-577, que tem 12 toneladas e é usado como posto de comando e ambulância; 12 unidades do M-113, de 11 toneladas e que tem como finalidade o transporte de sistemas de artilharia e tropas; quatro unidades do M-88, de 52 toneladas, usado para salvamentos e socorro pesado; e, por último, duas unidades do M-109, de 22 toneladas, que são blindados de artilharia.

“O Porto de Paranaguá é uma referência na movimentação de cargas gerais. Estamos trabalhando permanentemente para diversificar cada vez mais a gama de produtos operados e este carregamento de blindados é mais um exemplo disso”, explica o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino.

SEGURANÇA E CREDIBILIDADE

Segundo o coronel Everton Pacheco da Silva, da diretoria de material do Exército, o Porto de Paranaguá foi o escolhido para a operação pela experiência na movimentação de cargas especiais das Forças Armadas. “Sempre que trazemos peças e equipamentos de fora, usamos o Porto de Paranaguá. Além da proximidade de Curitiba, o porto tem tradição neste tipo de operação”, afirma.

Em 2012, o Porto de Paranaguá fez uma movimentação parecida, quando operou o desembarque de quatro tanques de guerra vindos da Alemanha.

Foto: Ivan Bueno/APPA

Fonte: BemParaná

38 Comentários

      • Primeiro , que tem M113 e seus derivados não vendem, atualizam e modificam , segundo os M109 autoporpursado doados sãos um dos melhores que existem. Terceiro , 5 de Manutenção de Curitiba, praticamente reconstroem e dominam todos as fases inclusive as sodas em argônio a 99%, privilégio do Exército. Quarto, quando os USA precisam desses materiais , retiram das reservas e modernizam. Vejam matérias sobre os assuntos.

      • é ai que eles tiram dinheiro Julio….na Recauchutagem e manutenção…é assim que eles querem..o pais desarmado e fraco…mas dependente e dando dinheiro para eles…

      • Bobagem. Puro antiamericanismo infantil. Se fosse sucata russa ou chinesa vcs estariam soltando rojões. CAVALO DADO NÃO SE OLHA OS DENTES. Ainda mais qndo estamos precisando e sem condições de comprar algo melhor. QUE VENHAM OS M113. Se não querem produtos americanos DE GRATIS, peçam aos russos. Quem sabe vcs conseguem. 🙂

      • garantindo a mala de propina não tem problema sair super faturada…afinal a conta será paga pelo contribuinte….

      • Leviandade. NÃO SE DEVE ACUSAR SEM PROVAS. Ainda mais vcs, que vivem reclamando de perseguições contra seus ídolos dizendo não haver prova alguma de corrupção contra eles. Logo, não pratique aquilo que vcs dizem lutar contra, a prática de acusar sem provas.

  1. não tem jeito, é CULTURAL isso !! ou era lixo americano, ou lixo chinês !
    entre um e outro, prefiro o lixo americano, pelo menos é material de qualidade já testado em guerras.

    repito, tivemos 13 anos de governo de esquerda para mudar esse comportamento, e CONTINUOU do MESMO jeito, era lixo atrás de lixo OCIDENTAL, então não adianta reclamar o leite derramado agora.

      • Os helicópteros Z-9, cópia do Dauphin/ Pantera produzido sob licença aqui, que está soltando pecinha a rodo na Bolívia para desespero do Índio cocaleiro e a alegria dos chilenos.

    • Tem sempre um Mente Colonizada dando opinião , nunca vimos lixo chinês , mas sempre americano , neste caso até um mal menor , porém o verdadeiro mal , são os que sempre defendem estarmos agarrados nofzf6n ** SACO AMERICANO ** ,então esta mentalidade chega as FFAAs !!

    • Politica aparte, nos 13 anos do governo de esquerda não recebemos lixo algum, pelo contrário. GRIPEM, KC390, GUARANY, PROSUB IA2 fato. Agora cá pra nós eu estou doando meu fiat uno 98 de grátis…. a única condição é que a reforma quem faz sou eu kkkk

      • Caro colega, tu tá zueira neh não? O kc tem dois protótipos voando em faze de certificação, o primeiro protótipo do gripen encontra-se em faze final de montagem o IA2 e o blindado guarany já foram adotados Isso é fato colega!

      • Protótipo voando na empresa. Nenhum entregue. O gripen tb é protótipo. Acho que vc não sabe a diferença entre a empresa e a força aérea.

    • Como o govwrno sucateou as forcas armadas nao importa se e usado os americanoa estao aparelhando por que a esquerda nao nao investe e claro entao Parabéns ffaa . Parabéns americanos.

  2. Reforma, aparelha,deixa novinho e pronto. Na atual situação econômica ta bom demais, não adianta ficar viajando na maionese!!

  3. Foram doados o que o exercito deve fazer e entregalos a ciderurgica para deretelos e do aço adquerido construir uns 18 tanques guaranis.

  4. Alguém disse, no twitter que os alguns trecos, tinham marcas de remendo oval, vai ver buraco de .50. Pobre Brasil, tão rico, até mesmo de traidores e entreguistas. Ah podem votar negativo, ok, não estou nem ai, seus batraquios.

    • ……….penso que não devemos rejeitar de nenhum modo esse “presente” …..se foi dado “sem requerer algo em troca”,tudo bem, e quanto mais mandarem melhor…desfazer-se de um material destes seria burrice…devemos adapta-lo em novas versões adequadas ás nossas necessidades militares e é pra isso que existem engenheiros nas três Fôrças…..é nos momentos de crise que aparece a “inovação” e cabe à engenharia militar inovar pra um reaproveitamento adequado e utilização em treino e combate….considerar esses veículos como ” bagulho” “estôrvo” ou
      “ferro velho” é raciocínio primário…..bem, de um fato não devemos tbm esquecer que são os PROJETOS ESTRATÉGICOS para os quais falta verba….veremos se os R$93 bilhões prometidos para eles em 2017 virão realmente…….

  5. Na boa

    Os TRILOGIOPATAS pensam que todo mundo é imbecil pra cair nessa esparrela de achar que o país do “Time is Money” doa alguma coisa sem esperar nada em troca?

    A Bag Banana dessa gente deve ser bem polpuda mesmo…. pra se darem o trabaho de gastar as falanges dos dedos digitando essas coisas na esperança de convencer todo mundo

    hahahauhahuauhahuahuahua

    Só acho graça

    Muita coincidência essa DOAÇÃO POUCO TEMPO DEPOIS DO GOLPE

    Vamos ver daqui a uns anos se houve outra operação BROTHER SAM

    kkkk

    • Rafa, esse material foi solicitado pelo EB antes do impeachment. Trata-se de material listado como EDA (Excess Defense Articles) e que é disponibilizado para venda ou doação via FMS. No caso esse material foi doado para o EB “no Estado” ou seja, cabe ao destinatário reformar ou modernizar além de custear as despesas de transporte.

  6. Primeiro: pros americanos, doar o que está encostado é um alívio… Abre espaço para equipamento novo…

    Segundo: quem disse que é tudo de graça…? O traslado, que eu saiba, foi pago pelo Brasil… E a restauração dos exemplares que se julgar praticável ou necessário será bancada pelo País…

    Aliás, deveríamos fazer o mesmo e se livrar do nosso excedente abastecendo os países da América Latina… E fazer tal como os americanos fazem: doa e o recebedor que se vire pra pagar os custos.

    Para o Brasil, os M-113 e os M-109 constituem, no mínimo, peças de reposição pra manter o resto circulando. E as viaturas de comando M-577, em particular, são sim muito bem vindas, assim como os M-88.

Comentários não permitidos.