6 Comentários

  1. Boa!
    Eu nunca tinha pesquisado sobre esse sistema
    Muito bom o vídeo a titulo de informação

    Parece ser bem eficiente mesmo….

    Agora, precisa ver como ele se comporta contra misseis mais “elaborados”… pq os meios do HAMAS devem ser bem precários

    Como esse sistema se comportaria contra um Kalibr, por exemplo ?

    Sistemas AA realmente não são meu forte….

    • Rafa, o Iron Dome não se presta a interceptar um míssil como o Kalibr embora este último, sendo subsônico, possa teoricamente ser interceptado por ele como uma última linha de defesa. Para essa tarefa (interceptar esses mísseis) talvez fosse melhor usar outros sistemas como é o caso do próprio PANTSIR.

    • Rafa

      Mísseis de cruzeiro tem um perfil de vôo baixo, muitas vezes extremamente baixo guiando-se com radar altímetro para acompanhamento do relevo (TERCOM) e por essa razão são mais difíceis de serem encontrados pelo radar seja do Iron Dome ou do Pantsir, a distância em que o radar o irão encontrar sempre será curta devido ao Horizonte radar … principalmente em regiões montanhosas corre-se o risco do missil ficar fora do campo de visão do radar que tende a vigiar uma camada mais alta do espaço aereo… e diferente de um foguete não guiado com trajetória balística que sobe bastante entrando bem na melhor visada do radar e assim a probabilidade de interceptação e muito maior. .. mas nada impede que sistemas Iron Dome sejam posicionados em posições mais elevadas… Israel não faz isso justamente porque sabe que o hezbolah não tem mísseis de cruzeiro e para derrubar os foguetes eles estão bem posicionados tantos que estão em plataformas estacionárias. .. na minha opinião o Pantsir S-1 faria o mesmo trabalho embora o radar independente da unidade de tiro do mesmo seja inferior ao de um Iron Dome

  2. Israel criou um sistema anti aéreo eficiente, o único problema realmente são os custos elevados diante dos projéteis utilizados pelo Hamas e Hezbollah para atacá-los, e essa justificativa de ” se os israelitas se sentem seguros tá tudo bem” não cola, pois os custos envolvidos são bem altos, é preciso baixar os custos de produção desse sistema, e abrir a venda dele para outros países do mundo seria o ideal (aumento constante da demanda obriga a expansão da oferta) além claro de outras vias para diminuir os custos dos mísseis.
    Não há o que duvidar, Israel precisa inteirar-se melhor no que cerne a ajuda de seus países vizinhos, isso terá um efeito muito melhor que as incursões militares e assentamentos, criará um ambiente menos hostil.

Comentários não permitidos.