2016: Bolívia pode ser o país de maior crescimento econômico da América do Sul

 

O governo boliviano espera fechar o 2016 como o país que mais cresce na América do Sul, disse o presidente Evo Morales.

“Meu grande desejo é terminar este ano como o país de maior crescimento econômico na América do Sul”, disse o presidente.

Os dados divulgados nesta terça-feira pelo Banco Central da Bolívia indicam que o país pode fechar o ano com 5 por cento de crescimento do seu Produto Interno Bruto (PIB), apesar da crise no setor agrícola.

“Nós não estamos em uma crise econômica”, disse Morales em uma coletiva de imprensa no Palácio do Governo, ao comentar críticas dos setores da oposição e de empresários, que expressaram preocupação com o estado da economia boliviana.

O presidente reconheceu que a seca afetou o setor agrícola e forçou o governo a autorizar a importação de cem mil toneladas de milho para aliviar a crise agrícola.

Empresários do setor se queixaram de terem amargado perdas superiores a 500 milhões de dólares somente este ano.

Morales disse que, apesar da seca ter afetado os produtores, isso não vai afetar o fornecimento de alimentos no mercado interno.

Em 2 de Agosto, o governo boliviano aprovou uma dezena de decretos para aliviar a crise enfrentada pelo setor agrícola.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publicará em Outubro os números oficiais referentes ao crescimento econômico na Bolívia.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

Evo Morales acusa os políticos chilenos de enganar o povo

O presidente da Bolívia Evo Morales, disse nesta quarta-feira, em uma conferência de imprensa no Palácio do Governo, que a classe política chilena engana seu povo.

“Para mim não há nenhum socialista, nenhum comunista, ninguém de esquerda entre a classe política no Chile, são todos de direita. A classe política engana seu povo”, disse Morales, referindo-se a reivindicação marítima da Bolívia, em apreciação pela Corte Internacional de Justiça em Haia.

Morales destacou o papel do representante boliviano em Haia, Eduardo Rogriguez Veltzé, e reiterou que “pela primeira vez o Estado, junto com o povo, colocou Chile em seu devido lugar”.

Em abril de 2013, a Bolívia apresentou a sua reivindicação marítima à Corte Internacional de Justiça em Haia para conseguir negociar com o Chile sobre um acesso soberano à costa do Pacífico. Nesta terça-feira, os dois países concordaram em iniciar uma segunda rodada de negociações sobre o tema.

Edição: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

 

9 Comentários

  1. …………o crescimento da Bolívia baseia-se na venda de gás o qual é o motor da economia e principal riqueza do país, dando recursos pro Evo Morales fazer uma boa administração…. ….seus adversários políticos estão em Santa Cruz de la Sierra, cidade mais industrializada do país que sempre manteve um acentuada tendencia separatista do resto do território…seus partidos tem uma forte tendencia à direita e extrema direita e ainda não engoliram o atual presidente mesmo na presente fase de prosperidade boliviana aproveitando a sêca e morte do gado para tentar desgasta-lo….esperar pra ver………

    • Errado o que mais traz divisas a Bolivia é a cocaina que um grama vale mais que um grama de ouro moeda inclusive usada para depor governos,implantar governos,financiar guerras e armas tendo como maior regulador do mundo a propria CIA.

  2. Boa notícia para os milhares de bolivianos que incham as favelas de São Paulo e vivem de sub-emprego.
    Quem sabe agora eles podem retornar para casa.

  3. Dizer que crescem mais tendo produção diversificada quase nula e restringindo-se a maior produtor be exportador do mundo do “ouro branco” e com carteira de encargos diminuta tem de ser muito ignorante para acreditar nessas afirmações

Comentários não permitidos.