Defesa & Geopolítica

Aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam posições do Exército da Síria

Posted by

O comando geral do Exército da Síria disse que aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam uma posição do Exército sírio em Jebel Tharda perto do aeroporto de Deir al-Zor, no sábado, abrindo caminho para que os combatentes do Estado Islâmico tomem o local.

O ataque aéreo matou soldados sírios e é “prova conclusiva” de que os EUA e seus aliados apoiam o grupo jihadista, disse o Exército sírio em um comunicado, ressaltando que o ataque é uma “perigosa e flagrante agressão”.

A coalizão liderada pelos EUA vem realizando ataques aéreos contra o Estado Islâmico desde setembro de 2014. Em dezembro, o governo de Damasco acusou a coalizão de atacar um acampamento do Exército perto de Deir al-Zor, mas Washington disse que o ataque foi feito por jatos russos.

Os EUA disseram no sábado que levaram a cabo um ataque em Deir al-Zor contra cinco rotas de abastecimento do Estado islâmico, assim como outros ataques perto de Raqqa e em outros lugares na Síria.

Exército da Síria controla aeroporto de Deir al-Zor e partes da cidade que está, de outra forma, totalmente cercada por território mantido pelo Estado Islâmico.

Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo sobre a Síria na semana passada, que envolve um cessar-fogo que entrou em vigor na segunda-feira, a entrega de ajuda humanitária a áreas sitiadas e uma eventual ação conjunta contra grupos jihadistas militantes se a trégua for mantida.

A guerra civil de cinco anos na Síria entre o presidente Bashar al-Assad e os rebeldes que procuram derrubá-lo atraiu as potências regionais e globais e permitiu que grupos jihadistas militantes, incluindo o Estado Islâmico, ganhassem território.

Angus McDowall

Foto: Meramente ilustrativa

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

Rússia critica bombardeio liderado pelos EUA na Síria

O Ministério da Defesa russo disse no sábado que os aviões da coalizão liderada pelos Estados Unidos bombardearam tropas sírias que lutam contra militantes do Estado Islâmico perto do aeroporto em Deir Al-Zor, matando 62 soldados e ferindo mais de 100.

O ataque, se tiver sido motivado por um erro de alvo, é uma evidência da recusa teimosa de Washington de coordenar a sua ação militar na Síria com a Rússia, disse o ministério russo.

Uma batalha feroz entre o Exército sírio e militantes Estado Islâmico está em andamento, acrescentou.

Andrew Osborn

Fonte: Reuters

 

9 Comments

shared on wplocker.com