Filipinas: Presidente Rodrigo Duterte anunciou que as forças especiais norte-americanas devem retirar-se do sul do país

 

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, anunciou que as forças especiais norte-americanas devem ser retiradas do sul do país, pois a presença de militares estrangeiros dificulta a operação de combate ao terrorismo.

Desde 2002, os militares americanos se mantinham posicionados nas ilhas do sul de Jolo e Basilan, no âmbito da operação Liberdade Duradoura – Filipinas, com objetivo de combater militantes do grupo terrorista Abu Sayyaf. Porém, em 2015 a presença militar nas Filipinas foi praticamente extinta, restando apenas uma unidade responsável pelo treinamento de militares locais.

“Estas forças especiais devem sair. Não quero romper com os EUA, mas elas têm que sair”, informa a agência Reuters, citando o presidente filipino.

Segundo ele, militares estrangeiros são objetos demasiado preciosos para militantes que se interessam mais em receber resgates de sequestros do que em promover ideologia islamista.

 

A respectiva declaração foi feita após esfriamento das relações entre as Filipinas e os EUA. Vale lembrar, que na semana passada, Duterte chamou o presidente norte-americano de ‘filho da p…’ devido aos planos de Obama de abordar a questão da morte de mais de duas mil pessoas no decorrer da luta contra crimes no país.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

14 Comentários

  1. Esses dias mesmo estavam celebrando a aliança com os EUA com direito a passeio de Greyhound sobre o porta aviões e exercícios conjuntos… agora virou a casaca? Não entendi esses caras…

    • Nao entendeu? Duarte ganhou as eleicoes com um programa politico semelhante aquele com o qual Janio Quadro ganhou as eeicoes em 1960. Isto e, nacionalista, anticorrupcao, moralista, defesa dos bons costumes familiares e sociais, portanto anti narcotico Fez uma campanha ardente contrao trafico e consumo de entorpecentes. Prometeu que iria acabar com os traficantes: Manda-los pra cadeia ou cemiterio. Voce pode fazer campanha eleitorais usando eses temas. Mas se for eleito que os esqueca imediatamente. Jamais tente coloca-los em pratica. Nacionalismo. Combater trafico de drogas, combater realmente corrupcao, sao anatemas para os politicos de Washigton. Essa besta do Duarte em assumindo a presidencia de seu pais, iniciou uma campanha contra os traficantes, prendendo e matando um punhado deles. Papa Bush e Madame Clinton nao estao contente com as acoes de Duarte e mandou paumandado Obamas repreende-lo, adverti-lo. Duarte vendo China e Russia ousarem nao se curvarem perante os EUA mandou Obamas chupar pirulito. Somente isso. E mais um que nao mais respeita o Tio Sam. Mas ele deve tomar cudado. Papa Bush tem meios de mandar Duarte para outro planeta.

    • Ele quer jogar dos 2 lados, do lado chinês ele quer investimentos diretos na economia.
      Ele anunciou que também pretende comprar armas da China recentemente depois de dizer que armas chinesas apresentam defeitos de fabricação.
      Em fim ele atira para todos os lados para tentar colher o que sobra….deve ser deprimente ver o vizinho vietnamita receber muitos investimentos estrangeiros e ter seu pais ignorado pela bagunça interna que eles vivem.

      • Vc quer dizer que o Vietnam recebe investmentos estrangeiro por que la impera a ordem enquanto Filipinas nao recebem investmentos porque la impera a bagunca. Cuidado com o que diz, Filipinas e um pais capitalista democra5tico, com eleicoes para escolha dos membros do governo e do parlamento, enquanto Vietnam e um pais socialista. sob a Ditadura do Partido Comunista. Nao me consta que o Partido Comunista vietnamita abandonou o poder que eles tomaram apos mais de 20 anos de guerra contra o imperialismo franceS e depois o norte americano. Se ordem e bagunca explica porque um pais recebe investmentos estrangeiro enquanto outro nao o recebe. um pais se torna uma potencia industrial em 30 anos, enquanto outro se desindustrializa ou se desenvolve mais lentamente, eis ai China, Brasil e India, um regido pelo Partido Comunista enquanto os outros sao democraticos. Para mim as implicacoes do que vc afirma sao anatemas, devem ser rejeitadas. Ora ja s viu. Partido Comunistas e o partido da ordem e progresso. Sai dessa amigo, acorda.

      • Eu digo isto porque conheço Filipinos e Vietnamitas no trabalho, os filipinos são preguiçosos, já os vietnamitas são muito esforçados muito mais que chineses.
        Chinês resmunga e não gosta de obedecer ordens de japoneses, vietnamitas é sim senhor e sai do jeito que voce pediu, filipino…parece que vai somente bater o cartão não esta nem ai com nada!
        Isto que estou dizendo não tem nada a ver com comunista ou capitalista, tem a ver com a cultura do povo.
        Não se se sabe mas Filipinos são bem parecidos com Latinos muitos ate falam espanhol fluente.

      • Vivo em Londres e conheco a boa reputcao dos asiaticos parao trabalho pesado. Filipinos tem otima reputacao como trabalhador, seja in restaurante, faxina nesse caso homens, e mulheres como domesticas e enfermeiras. Ja passei uma semana num hospital de primeira classe em Londres, e pude comparar as enfermeiras filipinas e as nigerianas. Estas, agressivas, parece nao gostar do trabalho, aquelas, as filipinas, prestativas, excelentes A questao sao as Elites do pais. Estuda o caso Indiano e o chines no seculo XX e voce sabera a diferenca.

      • Indiano não gosta de ser empregado qualquer oportunidade que surgir ele monta seu aproprio negocio.
        Filipino tem aquela mania de tentar ganhar dinheiro fácil sem ralar, tanto é que a maioria que vem ao Japão vai trabalhar na zona, o Pubs são lotados de filipinas 90% entra com visto de turista e se torna ilegal.
        A única coisa que eu admiro nos filipinos é que muitos falam filipino, espanhol e ingles fluente de resto…
        Ja tive o cartão de credito roubado por uma filipina, quando estava retornando bêbado de uma boate e fui arrastado para uma casa de massagem por uma filipina, chamei a policia e na hora o cartão apareceu jogado no chão.

  2. Deixe a China mostrar mais ainda seus dentes, que as Filipinas rapidinho, vai atrás da proteção americana, com o rabo entre as pernas.

    • qUEM E MAIOR DEMENTE DA POITICA EXTERNA/ OBAMAS? HILARY CLINTON? OLHA A BAGUNCA QUE ELES CRIARAM NA LIBIA, SIRIA E AGORA EUROPA . COM ESSA ONDA DE IMIGRANTES, REFUGIADOS ECONOMICOS E TERRORISTAS, QUE ORGANIZACOES NAO GOVERNAMENTAIS VINCULADAS COM A CIA E FINANCIADOS PELA FUNDACAO DE GEORGE SOROS PAGAM PARA ELES INVADI-LA E NELA CRIAREM CAOS SOCIAIS E FINANCEIROS. O UNICO CRIME DE DUARTE E PRENDER E MATAR TRAFICAN5TRES DE NARCOTICOS, A PRINCIPAL FONTE DE RENDA NAO DECLARADA DA CIA, O CHAMADO BLACK BUDGET/ORCAMENTO CAMUFLADO
      ______________________________________________
      JoJo – Os comentários devem ser escritos em minúsculas. – Plano Brasil

    • Mas a Coreia do Norte ainda está lá….e tem sua bomba.

      Já nós….que não somos malucos….hehehe.

      Só idiotas acham os líderes da Coreia do Norte malucos. São muito racionais e a prova é que ainda estão lá.

  3. O que vcs acham que vai acontecer com este Presidente?
    A) Golpe parlamentar
    B) Rebeldes vão surgir
    C) Câncer

    Qual sua opção?

Comentários não permitidos.