MERCOSUL / Venezuela: O prazo é até 1º de Dezembro para se tornar membro pleno

Os quatro países fundadores do MERCOSUL decidiram partilhar a presidência do grupo e dar prazo até 1º de Dezembro para a Venezuela cumprir os requisitos para se tornar membro pleno do grupo ou será suspensa, informou nesta terça-feira o Ministério das Relações Exteriores brasileiro em comunicado.

A decisão é uma solução temporária para o problema do bloco que está sem comando, com opiniões divididas entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai sobre se a Venezuela deveria ser autorizada a assumir a presidência rotativa de seis meses.

De acordo com a declaração adotada pelos quatro países, a Venezuela descumpriu compromissos assumidos no protocolo de adesão, “especificamente no que se refere à incorporação ao ordenamento jurídico venezuelano de normas e acordos vigentes no MERCOSUL”, e o prazo para que cumprisse essa obrigação se encerrou em 12 de agosto.

“Em 1º de Dezembro de 2016, a persistir o descumprimento de obrigações, a Venezuela será suspensa do MERCOSUL”, acrescentou a nota divulgada pelo Itamaraty.

O Mercado Comum do Sul, conhecido mundialmente como MERCOSUL, é um bloco econômico criado no ano de 1991. Na época, os países que formaram o bloco foram Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e o documento que regia as ações relativas ao bloco foi o “Tratado de Assunção”. Este tratado definia as atividades de livre-comércio, com base em acordos já efetuados ainda na década de 1980, entre a Argentina e o Brasil.

No ano de 2005 a Venezuela também foi integrada ao bloco.

Imagem: Arquivo – Alguns índices na imagem provavelmente estão defasado.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

 

15 Comentários

  1. Uma vitória inequívoca, crassa, do Chanceler José Serra deixando evidente os novos tempos a guiar a diplomacia brasileira, tempos esses em que serão privilegiados os interesses nacionais brasileiros e não uma ideologia primitiva e falida.

      • Aí ele se ferra ainda mais pois trata-se de um inadimplemento ou mesmo uma rescisão de contrato. E como a nova orientação da diplomacia brasileira vai no intuito de preservar os interesses nacionais brasileiros, indubitavelmente os venezuelanos serão condenados em uma corte internacional.

        No mais, você deveria estar defendendo o Brasil e não os seus coleguinhas de ideologia…

      • S-88

        a pátria para eles, é a ideologia do partido, por isso q estavam levando o Brasil junto com a Venezuela para o buraco. Eles nunca admitem q erraram, eles preferem continuar cavando o buraco mais fundo, e levar todo mundo junto com eles, do q rever seus erros.

        Por isso temos tanta gente no Brasil com esse tipo de pensamento, de coitadismo, de vítimas da opressão das grandes potências (principalmente dos EUA), por isso o comunismo vem conseguindo angariar tantos jovens, devido essa má formação na qualidade da nossa educação, de querer culpar os outros países.

        e o interessante é q eles acusam q o brasileiro de direita de entreguista, mas eles fazem a mesma coisa, quando DESTROEM as empresas privadas, e até mesmo as poucas estatais q tem com seus cabides de empregos partidários levando a bancarrota com tanto gastos, e depois são obrigados a fecha-las, ou ficar fazendo “partilha” com parceiros ideológicos como chineses e russos, com o intuito de apenas de trocar de CREDOR, isso tbm não é entreguismo ?

        Mas eles não aceitam isso, são fanáticos, é como eu disse, preferem ver seu país no buraco mais fundo, mas desde q seus ÍDOLOS partidários estejam no poder controlando e ditando tudo, do q ver o bem do povo.

  2. O brazil nessa história se comporta que nem aquele ladrão que roubou uma carteira e saiu gritando … PEGA O LADRÃO ! …rsrsr
    .
    Veja só … logo o José serra ?! … um dos inúmeros golpista citado em corrupção e quer falar da democracia da Venezuela .. é muita hipocrisia.. aliás o brazil e o paraguai foram até aqui, depois da criação do MERCOSUL; os que provaram da fruta podre ( o golpe) .. a Argentina por uma questão ideológica .. assim como o americanófilo José Serra .. só seguem a cartilha de Washington e o paraguai ….por uma questão de conveniência política pelo seu passado bem ressente .. sobra o Uruguai .. um pequenos em físico entre os outros do MERCOSUL … más um gigante na democracia e na moral .
    .
    Quando vejo um hipócrita como esse fariseu golpista e presunçoso … criticando a vida democrática de outros países, como se tive capacidade moral para tanto . .. Σ>:)

    • A única coisa em que o Uruguai é gigante nesse caso é na hipocrisia pois se diz democrática mas apóia os desmandos perpetrados pela ditadura bolivariana.

      • Ditadura como? lá não há eleições para presidente? Se o cara foi eleito com maioria dos votos dos venezuelano como pode ser ditador? Ditador é o Temer que tomou a presidência através de um golpe.
        Ou será que ditador é quem defende o seu pais contra os interesses das multinacionais norte-americanas?

    • pois é … o Uruguai é muito “pequeno” se comparado com os EUA e Israel … duas pérolas de hipocrisias .. rsrsr … que dispensa qualquer apresentação ou algum comentário .. não é mesmo ..

  3. Ironicamente a balança comercial Brasil-Venezuela é favorável para o Brasil. Essas peripécias de Serra podem causar um transtorno ainda maior se a Venezuela opte por retaliar embargando a importação do Brasil. Sorte a nossa que o Petróleo está baixo e eles não podem arcar com esse aumento. Porém, se o Plano Russo-Saudita der certo, ano que vem o petróleo volta para o preço normal…

    • No caso da diplomacia dos camundongos isso é a lógica .. para quem hipocritamente fala que atualmente o brazil tem uma política externa sem ideologia é uma piada de inocente … no caso exemplar é a China e a Rússia .. estes sabendo que o brazil tem um usurpador que governa pelo golpe .. más mesmo assim ..buscam fazer intercâmbio comercial .. assim como é o caso da Colômbia .. esta já sinalizou que quer fazer( retornar ) o comércio com a Venezuela .. coisa de gente que pensa grande .. uma coisa que o ratão do Itamaraty não entende.

    • Se o Maduro retaliar dessa forma o maior perdedor é ele pois os nossos produtos irão para outros mercados enquanto ele vai continuar usando sabugo de milho….

      • Cai na real. De junho/1916 para cá a balança comercial brasileira só tem despencado. Não esperem que os patrões (USA) venham socorrer o Brasil, pois eles também estão em crise. É por isso que serra etá desesperado babando a China. Como é que ele é tão anticomunista e quer ser parceiro de dois grandes países comunistas (ChIna e Russia)?

  4. O papel da Venezuela no Mercosul seria fornecer energia/petróleo ao grupo. Os USA com um tiro conseguem dupla vitória. Primeiro acabam com o Mercado Comum do Sul e de quebra derrubam o Madura, garantindo para sí toda a produção de petróleo da Venezuela. Eta diplomacia porreta essa do Serra ue n ão vê um palmo adiante do nariz..

  5. quando vejo os argumentos para defender a Venezuela nos comentários, me sinto ALIVIADO, depois de ver a Dilma e o PT cair !

    é esse tipo de pessoas q tínhamos nesses 13 anos de governo, não é a toa q o país chegou na situação q chegou, sempre querendo o culpar os outros por nossos fracassos, essa é a mentalidade esquerdista q vem passando de pai para filho nesse país, isso explica pq somos e seremos por muito tempo terceiro mundo !

    graças a Deus essa gente saiu do poder, e se Deus quiser nunca mais voltarão, espero q o brasileiro aprenda com os seus erros, e não caia mais nessas fanfarronices destrambelhadas.

    sobre a Venezuela, oq comentar ? até os seus CREDORES chineses não querem mais saber deles, ponto para o Serra e pra quem avisou q esse governo venezuelano não é confiável, a China está ae para não me deixar mentir.

Comentários não permitidos.