Itália se tornou um centro de bases da OTAN e dos EUA

 

Nos últimos tempos a Itália se tornou objeto de colonização militar.

No território do país há mais de cem bases da OTAN e dos EUA, onde os americanos frequentemente e com à vontade fazem o que querem. A Itália se tornou um armazém de armamentos estrangeiros, incluindo bombas nucleares e um verdadeiro laboratório militar dos EUA e da OTAN.

Os italianos não sabem o que está acontecendo nestas bases. Ninguém mesmo tem certeza sobre a quantidade de bombas nucleares – são de 60 a 90 peças, segundo vários dados. Quem necessita das bases da OTAN e dos EUA na Itália? Quais são os riscos para a Itália? A Sputnik Itália entrevistou Antonio Mazzeo, jornalista e especialista em tecnologia militar que há muito tem estudado o tema de militarização da Itália.

Segundo dados não confirmados, agora no território da Itália, nas bases militares de Aviano e Ghedi na comuna de Brescia, existem de 60 a 90 bombas nucleares, e o número continua crescendo.

Antonio Mazzeo disse que a presença de bombas nucleares na Itália viola o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares que foi assinalado pelo governo italiano.

Respondendo à pergunta sobre a pertinência das bases, o especialista disse que a Itália pode visitar apenas as bases que estão sob controle da OTAN, mas não as que estão sob controle dos EUA. Além disso, a Força Aérea dos EUA usa frequentemente as bases italianas para dispor a sua aviação (principalmente aviões-espiões).

Apesar da gravidade da situação e do fato de muitas bases italianas serem usadas para operações militares no Oriente Médio e África, a reação da população, e até mesmo a consciência do que se passa é mínima. A mídia também não fala sobre o que está acontecendo, assim, não é surpreendente que as pessoas saibam pouco sobre tudo isso, disse Mazzeo.

Segundo ele, a OTAN nunca foi uma estrutura defensiva. O especialista destacou que o maior perigo para a Itália é haver uma Aliança cada vez mais agressiva, uma Aliança Atlântica imperialista, cujos interesses são contrários aos interesses econômicos, políticos e militares da própria Itália. Neste caso, a presença da OTAN vai afetar a política interna e externa italiana, bem como a situação social no país.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

11 Comentários

    • As cidades onde se situam essas bases, cujo comércio é visceralmente dependente do consumo dos militares norte-americanos, seus familiares e também do pessoal civil contratado, discordam de você….

      • até parece que são milhões investidos em pequenas cidades, mas na verdade as bases são em cidades médias e o seu efeito/contribuição É MINIMO financeiramente FALANDO, outra coisa você agora virou entrevistador para para saber se os moradores concordam ou deixam de concordar com essa OCUPAÇÃO

      • Deixa o cara,
        ele só está tentando ganhar uns caraminguás fazendo seu trabalho publicitário de defender a imagem e os interesses de Washington…

      • Então Aviano, cidade que sedia uma Base Aérea dos EUA, com seus menos de 10.000 habitantes é uma cidade média? E uma base que sedia uma ala inteira da USAF (31Th TFW) tem por baixo 2.000 pessoas sem falar os familiares dos militares ali estacionados. Imagine o impacto disso no comércio local antes de destilar retórica de centro acadêmico sim!?

        E como a própria matéria deixa claro, fora o dito ” jornalista especializado” ninguém na Itália está dando a mínima, especialmente a população.

        Ademais, as bases foram ali estabelecidas por acordo entre os governos de EUA e Itália. Então cadê a ocupação?

        Por fim, não custa lembrar que caso não tivesse caído DE PODRE em 1989 até hoje a URSS teria bases militares nos países do leste europeu.

  1. É logico que a OTAN escolheria a Itália tem macarronada, pizza e tudo mais, e o americano come pouco, já viu o tamanho dos caras qual o melhor lugar da Europa para quem gosta de pizza ??

  2. Uma pena, sou descendente de Italianos e fico triste com a situação. Desde a Invasão nazista a Itália virou marionete dos EUA, e aparentemente nada mudará isso.

  3. A quem interessa colocar a população da Italia contra os americanos e contra a Otan? O artigo informa que há em território italiano mais de cem bases? Mas enumera menos de 10. Com certeza parece um artigo de interesse dos russos. Difícil acreditar que esteja a serviço do ISIS e outros grupos do gênero.

Comentários não permitidos.