Washington e Moscou afirmam que cessação dos combates começa em 12 de Setembro, data de feriado muçulmano. Medida abre caminho para uma solução política ao conflito que eclodiu em 2011 e já matou mais de 200 mil pessoas.
Estados Unidos e Rússia chegaram, nesta sexta-feira (09/09), a um acordo inicial para uma cessação das hostilidades na Síria. O acordo abre caminho para uma solução política para o conflito que eclodiu em 2011, já matou mais de 200 mil pessoas e resultou no deslocamento de praticamente a metade da população síria.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro do Exterior da Rússia, Sergey Lavrov, disseram que o cessar-fogo começará em 12 de setembro, quando muçulmanos observam o feriado religioso Eid al-Adha, e compreenderá a paralisação total de todas as operações de combate, incluindo os bombardeios aéreos.
“Hoje, os Estados Unidos e a Rússia anunciam um plano que, esperamos, venha reduzir a violência, o sofrimento e facilite o caminho em direção à paz negociada e a uma transição política na Síria”, afirmou Kerry.
O chefe da diplomacia americana afirmou também que os Estados Unidos acreditam que a Rússia tem a capacidade de pressionar o presidente sírio, Bashar al-Assad, para acabar com o conflito e sentar-se à mesa das negociações.
“Se o plano for executado em boa fé […] este pode ser um momento em que os esforços e as negociações multilaterais na mesa diplomática se consolidarão e poderiam enfim prover o povo sírio com uma transição política”, disse Kerry.
No entanto, o secretário de Estado americano alertou que o acordo é uma “oportunidade” para todas as partes envolvidas no conflito, acrescentando que os acordos apenas se manterão se houver medidas concretas no solo sírio, no campo de batalha.
Por um lado, Kerry pleiteou que todos os grupos de oposição na Síria necessariamente devam aderir ao cessar-fogo, Por outro, ele acrescentou que o acordo também estipula que o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, “não executará missões aéreas de combate onde oposicionistas estão localizados”, medida classificada de alicerce da cessação das hostilidades.
Por fim, o secretário de Estado dos EUA anunciou que foi decidido que, após um período de sete dias de respeito desta trégua, ambos países realizarão ataques coordenados contra posições dos grupos terroristas Frente Fateh al-Sham (antiga Frente Al Nusra) e “Estado Islâmico” (EI).
PV/efe/lusa/dpa/rtr/ap
Fonte: DW
A Síria é o único local onde se encontra bases militares russas no Oriente Médio .. aliás …é o único pais, fora da Russia, se não estiver enganado … e bem longe da fronteira russa .. quem diria heim ! .
.
.Aliás …. isso me lembra das afirmações daquele spefxialista em tecnologia russa do ´seculo passado …segundo o ditoso sabichão ..rsrs… ele dizia que a Russia longe ..para além de 1 km das suas fronteiras …. não era de nada ! … más que spefxialista Heim !
Na verdade esse ixpecialista não esta totalmente errado.
Russia é muito forte e poderosa sim, mas dentro de suas fronteiras.
Num eventual conflito longe de casa não vejo como a Russia posso fazer frente a OTAN ou EUA.
É só o Lucena destilando o rancor por sempre ser corrigido quando posta informações erradas sobre aviação.
Já desmenti o Lucena aqui várias vezes, e ele sempre some ao invés sustentar suas palavras.
O Lucena está dizendo um a inverdade como sempre.
O que foi dito é que a Rússia não tem capacidade de projetar força para enfrentar a a OTAN.
E continua não tendo.
Tendo em vista que a Turquia esta abandonando o barco da OTANzinha, os EUA comaçam a sentir o baque da realidade e começa a apreciar melhor as proposta de Moscou! Enfim, sempre o tempo mostrando quem tem as verdadeiras cartas do jogo.
Outro que acredita nas sandices de Pepe Escobar, aquele funcionário do Kremlin famoso por plágio….
A russia e a segunda potência mundial com poder de ação em escala militar de alerta de guerra 24 horas por dia em quslquer lugar do planeta com aquela velharia que nao serve pra nada……u.s.a e russia. Fazem o que quiserem pelo mundo sem ser incomodado …………já o chineses estão comprando as sucatas do russos que nao serve pra nada para dividir a fatia em 3 parte = u,s.a russia e China ….!Pra dominar o mundo com os americanos as velharias russas já sao suficientes em comparação côm o resto de tecnologia desenvolvido por outras nações pelo mundo ……..resumindo nao existe tecnologia fora a america no tempo atual comparável com a tecnologia da velharia russa dos anos 80 !!!!!
Fico feliz pelo sofrido povo sírio, que debaixo de toda essa disputa de poder sangra todos os dias, com toda sorte de miséria, e independente de ambos os lados saírem ganhando ou perdendo, fico feliz que famílias vão poder ter alguma esperança de vida.