Brasil: Primeiros resultados experimentais de demonstrador de propulsão hipersônica

Dados fizeram parte dos 14 trabalhos publicados no congresso de engenharia mecânica, considerado o principal evento científico da área no Brasil.

Os primeiros resultados experimentais do demonstrador tecnológico de propulsão hipersônica aspirada 14-X com ocorrência de combustão supersônica foram apresentados pelo Instituto de Estudos Avançados (IEAV) durante o IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM), realizado em Fortaleza (CE) no final de agosto.

Os dados são resultado de observação da combustão supersônica em um modelo de testes obtidos no Túnel de Vento Hipersônico Pulsado T3 do Laboratório de Aerotermodinâmica e Hipersônica do IEAV e após múltiplas interações entre estudos teóricos e experimentais. Além disso, foram publicadas algumas das primeiras análises teóricas do 14-X com ênfase em parâmetros de desempenho, bem como diversos resultados experimentais voltados à investigação aerodinâmica do demonstrador, e estudos para seleção de materiais e configuração estrutural do veículo para ensaio em voo.

A observação experimental da combustão supersônica foi obtida como parte do trabalho de mestrado em andamento do aluno Ronaldo de Lima Cardoso, orientado pelo pesquisador doutor do IEAV, Paulo Gilberto de Paula Toro, chefe da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica.

“Estes resultados representam um marco na pesquisa em scramjet no Brasil, pois comprovam maturidade do desenvolvimento para avançar à próxima etapa, os ensaios em voo planejados para os próximos anos”, analisa o Capitão Engenheiro Giannino Ponchio Camillo, da Subdivisão de Hipersônica Experimental da Divisão de Aerotermodinâmica e Hipersônica do IEAV.

O demonstrador tecnológico 14-X é produto do grupo de Pesquisa de Propulsão Hipersônica 14-X (PROPHIPER), um projeto estratégico do Comando da Aeronáutica conduzido no IEAV. De acordo com o oficial, a tecnologia de propulsão hipersônica aspirada, chamada de scramjet (Supersonic Combustion Ramjet), é tida como promissora para o desenvolvimento de sistemas eficientes e seguros de acesso ao espaço, no futuro.

“Seu diferencial é ser capaz de fornecer aceleração à carga útil em regimes de voo de elevadas velocidades, a partir de três vezes a velocidade do som, utilizando, para isso, ar da própria atmosfera, em oposição ao que fazem os motores-foguetes atuais, que precisam levar o oxidante a bordo”, afirma. “O domínio da tecnologia scramjet pela Força Aérea Brasileira colocará o Brasil em um restrito grupo de países que poderão contar com acesso facilitado ao espaço nas próximas décadas, com grandes benefícios para a indústria aeroespacial nacional e novas possibilidades de exploração comercial e estratégica do espaço”, completa.

Sobre o congresso

O Congresso Nacional de Engenharia Mecânica (CONEM) reuniu aproximadamente 1,2 mil participantes, entre estudantes, professores e profissionais das áreas correlatas à engenharia mecânica. Realizado a cada dois anos, é o maior evento científico nacional da área de engenharia mecânica, contando com 27 áreas temáticas, incluindo engenharia aeroespacial. Somente na edição de 2016, mais de 800 trabalhos foram publicados.

O IEAV participou do congresso com 15 integrantes do grupo de pesquisa PROPHIPER, entre eles 11 alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Espaciais do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Foram aceitos e publicados 14 trabalhos referentes aos últimos estudos conduzidos neste Projeto, somando cerca de 30% dos trabalhos apresentados na área temática engenharia aeroespacial do evento.

“O contato de professores e profissionais de especialidades diversas com os resultados mais recentes deste projeto fornece à equipe de desenvolvimento uma visão neutra, imparcial e de grande qualidade técnica sobre as abordagens e metodologias adotadas, frequentemente originando novas discussões em benefício do avanço científico do projeto”, completa o Capitão Giannino.

Ten Jussara Peccini

IEAV

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Agência Força Aérea

18 Comentários

    • Para quem já viu tanta coisa boa ser sabotada neste país, ao longo de quatro décadas, isso não passa de devaneios de uma noite de quase primavera…E não venham me dizer que foi a esquerda que sabotou todas essas tentativas nacionais de desenvolvimento tecnológico. Cadê a Mectron, a Polaris, e o que vai acontecer com o projeto dos submarinos e o Grippen? Alcântara vai continuar ou vai desistir?

  1. vamos ver até onde os políticos brasileiros irão deixar esse sonho de desenvolver nossa própria propulsão hipersonica chegar, na minha opinião, esses são os verdadeiros sabotadores do Brasil !

    o brasileiro é muito criativo, sabe fazer bastante com pouco, só precisa de incentivo e uma verba DECENTE para prosseguir nos desenvolvimentos. é ae q entra o político brasileiro, esbarrando na nossas conquistas.

    • senhor capa preta já que o senhor resolveu mudar o nome de seu avatar então eu mudarei o meu também…A Máquina Troll Digievolui para…. Apocalipse Trollllll…. 😀

    • Pra um país que possui 1/3 dos candidatos políticos sem o ensino médio não dá pra esperar nada, gente que não sabe a importância de investir nesse tipo de projeto tem aos montes em Brasília.

  2. A mesma história de sempre !!!!!! Na hora do vamo ver mesmo Os falcões de washinton manda o recado e o programa e descontinuado por um picado de dolares pelos traidores da patria ex:programa espacial,engesa,a odebrestH já foi avisada pelo governo americano pra se livrar da Mectron se nao a coisa vai ficar feia…buy buy missel house…..!!!!!!

  3. O Brasil tem um povo capaz de superar todas as cituações, em todos os lados tanto na lealdade ao país, como ao contrario,os leais devem criar uma lei onde a neutralidade seja fatal aos traidores, ai aposto e ganho que os leais ao Brasil obterão vitória.

  4. O Brasil Colonial sendo Brasil Colonial …

    Idem sr …

    Apocalipse Troll
    Hoje 15:30
    “As ilusões sustentam a alma como as asas sustentam o pássaro.”
    Victor Hugo

  5. eu também nem crio expectativa…aqui os políticos sabotam tudo a mando dos gringos.Pior inimigo do Brasileiro é seus políticos entreguistas.

  6. pode ver que ninguém mais se anima…ninguém pensa que vai sair algo concreto…entao já nos venceram rs…alguns devem achar bom… mas nao pra nós.

  7. Os militares aqui do Brasil sao da direita e apoiao o governo golpista e privatizador …….os militares que estão para proteger o povo brasileiro das multinacionais que escraviza nossa nacao já se entregou a lei do mercado capitalista …….quem descide as coisas aqui no Brasil com a direta no poder e os falcões de washinton ……e as forcas armadas aqui fica caladinho !!!!!!! E toma sucatiamento da Forca !!!!!

    • “Nossas
      Hoje 9:26

      Os militares aqui do Brasil sao da direita e apoiao o governo golpista e privatizador …”

      isso é conversa fiada senhor Nossas…esse negocio de ideologia ou ameaça comunista não passa de cortina de fumaça ou fachada ….aqui o negocio é mala de propina bem cheia…não sejam ingênuos de acharem que estas coisas são pra salvar a nação de ameaça comunista….isto não passa cortina de fumaça …é nessa estorinha de salvar o pais da ameaça comunista que eles vão enchendo os bolsos e enriquecendo com propina em troca de entregar nossas riquezas, patrimônios e a correia do pais para estrangeiro corsário…

  8. Wikileaks revela gravíssima sabotagem dos EUA contra Brasil com aval de FHC
    Telegramas revelam intenções de veto e ações dos EUA contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro com interesses de diversos agentes que ocupam ou ocuparam o poder em ambos os países

    Os telegramas da diplomacia dos EUA revelados pelo Wikileaks revelaram que a Casa Branca toma ações concretas para impedir, dificultar e sabotar o desenvolvimento tecnológico brasileiro em duas áreas estratégicas: energia nuclear e tecnologia espacial. Em ambos os casos, observa-se o papel anti-nacional da grande mídia brasileira, bem como escancara-se, também sem surpresa, a função desempenhada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, colhido em uma exuberante sintonia com os interesses estratégicos do Departamento de Estado dos EUA, ao tempo em que exibe problemática posição em relação à independência tecnológica brasileira. Segue o artigo do jornalista Beto Almeida.
    O primeiro dos telegramas divulgados, datado de 2009, conta que o governo dos EUA pressionou autoridades ucranianas para emperrar o desenvolvimento do projeto conjunto Brasil-Ucrânia de implantação da plataforma de lançamento dos foguetes Cyclone-4 – de fabricação ucraniana – no Centro de Lançamentos de Alcântara , no Maranhão.
    Veto imperial

    O telegrama do diplomata americano no Brasil, Clifford Sobel, enviado aos EUA em fevereiro daquele ano, relata que os representantes ucranianos, através de sua embaixada no Brasil, fizeram gestões para que o governo americano revisse a posição de boicote ao uso de Alcântara para o lançamento de qualquer satélite fabricado nos EUA. A resposta americana foi clara. A missão em Brasília deveria comunicar ao embaixador ucraniano, Volodymyr Lakomov, que os EUA “não quer” nenhuma transferência de tecnologia espacial para o Brasil.
    Leia mais

    Wikileaks tira máscara da mídia brasileira e comprova: estão a serviço dos EUA
    Conheça o Perfeito Raio-X do cidadão norte-americano
    “Queremos lembrar às autoridades ucranianas que os EUA não se opõem ao estabelecimento de uma plataforma de lançamentos em Alcântara, contanto que tal atividade não resulte na transferência de tecnologias de foguetes ao Brasil”, diz um trecho do telegrama.
    Em outra parte do documento, o representante americano é ainda mais explícito com Lokomov: “Embora os EUA estejam preparados para apoiar o projeto conjunto ucraniano-brasileiro, uma vez que o TSA (acordo de salvaguardas Brasil-EUA) entre em vigor, não apoiamos o programa nativo dos veículos de lançamento espacial do Brasil”.
    Guinada na política externa

    O Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA (TSA) foi firmado em 2000 por Fernando Henrique Cardoso, mas foi rejeitado pelo Senado Brasileiro após a chegada de Lula ao Planalto e a guinada registrada na política externa brasileira, a mesma que muito contribuiu para enterrar a ALCA. Na sua rejeição o parlamento brasileiro considerou que seus termos constituíam uma “afronta à Soberania Nacional”. Pelo documento, o Brasil cederia áreas de Alcântara para uso exclusivo dos EUA sem permitir nenhum acesso de brasileiros. Além da ocupação da área e da proibição de qualquer engenheiro ou técnico brasileiro nas áreas de lançamento, o tratado previa inspeções americanas à base sem aviso prévio.
    Os telegramas diplomáticos divulgados pelo Wikileaks falam do veto norte-americano ao desenvolvimento de tecnologia brasileira para foguetes, bem como indicam a cândida esperança mantida ainda pela Casa Branca, de que o TSA seja, finalmente, implementado como pretendia o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Mas, não apenas a Casa Branca e o antigo mandatário esforçaram-se pela grave limitação do Programa Espacial Brasileiro, pois neste esforço algumas ONGs, normalmente financiadas por programas internacionais dirigidos por mentalidade colonizadora, atuaram para travar o indispensável salto tecnológico brasileiro para entrar no seleto e fechadíssimo clube dos países com capacidade para a exploração econômica do espaço sideral e para o lançamento de satélites. Junte-se a eles, a mídia nacional que não destacou a gravíssima confissão de sabotagem norte-americana contra o Brasil, provavelmente porque tal atitude contraria sua linha editorial historicamente refratária aos esforços nacionais para a conquista de independência tecnológica, em qualquer área que seja. Especialmente naquelas em que mais desagradam as metrópoles.
    Bomba! Bomba!

    O outro telegrama da diplomacia norte-americana divulgado pelo Wikileaks e que também revela intenções de veto e ações contra o desenvolvimento tecnológico brasileiro veio a tona de forma torta pela Revista Veja, e fala da preocupação gringa sobre o trabalho de um físico brasileiro, o cearense Dalton Girão Barroso, do Instituto Militar de Engenharia, do Exército. Giráo publicou um livro com simulações por ele mesmo desenvolvidas, que teriam decifrado os mecanismos da mais potente bomba nuclear dos EUA, a W87, cuja tecnologia é guardada a 7 chaves.
    A primeira suspeita revelada nos telegramas diplomáticos era de espionagem. E também, face à precisão dos cálculos de Girão, de que haveria no Brasil um programa nuclear secreto, contrariando, segundo a ótica dos EUA, endossada pela revista, o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, firmado pelo Brasil em 1998, Tal como o Acordo de Salvaguardas Brasil-EUA, sobre o uso da Base de Alcântara, o TNP foi firmado por Fernando Henrique. Baseado apenas em uma imperial desconfiança de que as fórmulas usadas pelo cientista brasileiro poderiam ser utilizadas por terroristas , os EUA, pressionaram a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que exigiu explicações do governo Brasil , chegando mesmo a propor o recolhimento-censura do livro “A física dos explosivos nucleares”. Exigência considerada pelas autoridades militares brasileiras como “intromissão indevida da AIEA em atividades acadêmicas de uma instituição subordinada ao Exército Brasileiro”.
    Como é conhecido, o Ministro da Defesa, Nelson Jobim, vocalizando posição do setor militar contrária a ingerências indevidas, opõe-se a assinatura do protocolo adicional do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, que daria à AIEA, controlada pelas potências nucleares, o direito de acesso irrestrito às instalações nucleares brasileiras. Acesso que não permitem às suas próprias instalações, mesmo sendo claro o descumprimento, há anos, de uma meta central do TNP, que não determina apenas a não proliferação, mas também o desarmamento nuclear dos países que estão armados, o que não está ocorrendo.
    Desarmamento unilateral

    A revista publica providencial declaração do físico José Goldemberg, obviamente, em sustentação à sua linha editorial de desarmamento unilateral e de renúncia ao desenvolvimento tecnológico nuclear soberano, tal como vem sendo alcançado por outros países, entre eles Israel, jamais alvo de sanções por parte da AIEA ou da ONU, como se faz contra o Irã. Segundo Goldemberg, que já foi secretário de ciência e tecnologia, é quase impossível que o Brasil não tenha em andamento algum projeto que poderia ser facilmente direcionado para a produção de uma bomba atômica. Tudo o que os EUA querem ouvir para reforçar a linha de vetos e constrangimentos tecnológicos ao Brasil, como mostram os telegramas divulgados pelo Wikileaks. Por outro lado, tudo o que os EUA querem esconder do mundo é a proposta que Mahmud Ajmadinejad , presidente do Irà, apresentou à Assembléia Geral da ONU, para que fosse levada a debate e implementação: “Energia nuclear para todos, armas nucleares para ninguém”. Até agora, rigorosamente sonegada à opinião pública mundial.
    Intervencionismo crescente

    O semanário também publica franca e reveladora declaração do ex-presidente Cardoso : “Não havendo inimigos externos nuclearizados, nem o Brasil pretendendo assumir uma política regional belicosa, para que a bomba?” Com o tesouro energético que possui no fundo do mar, ou na biodiversidade, com os minerais estratégicos abundantes que possui no subsolo e diante do crescimento dos orçamentos bélicos das grandes potências, seguido do intervencionismo imperial em várias partes do mundo, desconhecendo leis ou fronteiras, a declaração do ex-presidente é, digamos, de um candura formidável.
    São conhecidas as sintonias entre a política externa da década anterior e a linha editorial da grande mídia em sustentação às diretrizes emanadas pela Casa Branca. Por isso esses pólos midiáticos do unilateralismo em processo de desencanto e crise se encontram tão embaraçados diante da nova política externa brasileira que adquire, a cada dia, forte dose de justeza e razoabilidade quanto mais telegramas da diplomacia imperial como os acima mencionados são divulgados pelo Wikileaks.

  9. Depois que os americanos vistoriarão o CTA todo de cima em baixo em 1986 e outras empresas do maior polo de ciência e tecnologia aeroespacial do hemisfério sul todas as empresas militares na época passarão por inspeção america esses projetos estratégicos tiverao todas as suas verbas cortadas………embraer foi privatizada para os americanos ….pressao dos fálcoes de washinton em cima do nossos politicos….confiar em americano e pedir pra ser enganado…

  10. Apocalipse…..vc viu o jornal ontem agente do exercito infiltrado na manifestação da esquerda insitando o quebra quebra ,ele era o primeiro a quebrar as coisa nas ruas pra mídia deslegitimar as mánifestacao da esquerda !!!!!!!….vc quer enganar quem …..contra fatos nao a argumento !!!!!!Esqueceu o que o romero juca disse : já conversei com o general !!!!!!!

Comentários não permitidos.