Defesa & Geopolítica

Novo helicóptero utilitário leve da HAL faz seu primeiro vôo

Posted by

HAL

Tradução e adaptação: E.M.Pinto

Segundo a agência Economictimes  a Hindustan Aeronautics Limited (HAL) o braço forte do setor público de hardware de aviação da Índia atravessaram mais um marco significativo para a avição indiana no dia de hoje. Engenheiros da HAL executaram o voo técnico em Bengalurudo, do novo helicóptero utilitário leve (LUH) desenvolvido e produzido domesticamente.

O helicóptero levantou voo as 12:10 h e permaneceu no ar por 15 minutos dentro do complexo da HAL. Engenheiros e técnicos por unanimidade, declararam que o vôo foi “impecável”. Os pilotos de teste concordaram com o resultado alardeado pelos engenheiros.

A HAL já desenvolveu quatro modelos altamente populares de helicópteros. Sua gama de produtos inclui, o helicóptero Dhruv Advanced Light (ALH), o multi-função de sete lugares Chetak, a versão HAL da Aerospatiale Lama SA 315 mais conhecido como o helicóptero de combate leve (LCH) Cheetah e a aeronave anti-insurgência e apoio aéreo aproximado conhecido como “Lancer”.

Enquanto isso, o vôo de teste do HAL LUH marca um início importante e significativo para o teste do protótipo deste modelo. Este é o terceiro produto doméstico da HAL que surge após o ALH e LCH. O LUH é esperado para capturar uma quota de mercado considerável para os mercados doméstico e global.

O LUH tem um peso máximo de 3.150 Kg e é equipado com motor  Safran HE Ardiden-1U de 750 kW de potência, com um alcance de 350 km, teto de serviço de 6,5 Km e capacidade para seis passageiros mais dois pilotos.

2 Comments

  1. Topol says:

    Belíssimo helicóptero… os indianos estão de parabéns !!!

    Edilson, peço licença para colocar esse interessante link, é fora do tópico mas compensa dar uma olhada !

shared on wplocker.com