Japão e Rússia de repente decide se aproximar

Os passos mais recentes dados pelo primeiro-ministro nipônico, Shinzo Abe, mostram que o Japão aposta em reforçar a cooperação com a Rússia. O jornal Asia Times analisa as razões que empurraram Abe a estreitar os laços com Moscou.

“Depois do fim da Guerra Fria e, apesar da complementaridade das economias da Rússia e do Japão, bem como dos seus interesses e comuns e problemas do Extremo Oriente, o fim de antipatia mútua permanecia <…> ilusória”, diz-se na matéria.

Entretanto, no mês passado Abe deu uma série de passos importantes para a aproximação entre Moscou e Tóquio. Primeiro, criou o novo Ministério para Assuntos da Cooperação Econômica com a Rússia, encabeçado pelo ministro Hiroshige Seko. Segundo, nomeou o seu irmão, Nobuo Kishi, como ministro das Relações Exteriores responsável pelos contatos com a Rússia. Terceiro, lançou uma campanha na mídia local sobre a prontidão de Tóquio de participar de grandes projetos econômicos apesar do impasse na questão das Ilhas Curilhas.

Ao mesmo tempo, nota o Asia Times, a base da cooperação econômica agora deve partir do princípio de que a Rússia não pode e não irá desistir da sua posição na disputa territorial. Um dia antes do encontro com Abe, o líder russo Vladimir Putin esclareceu que Moscou “não vende seus territórios”, mas quer encontrar uma solução para o problema.

Além de relações econômicas, Abe decidiu intensificar relações com Moscou por causa das condições geopolíticas desfavoráveis a Tóquio.

“A tensão crescente nas relações entre a Rússia e os EUA levou Moscou começar a construir uma nova base marítima militar na ilha de Matua, nas ilhas Curilhas. Embora Matua não seja reclamada pelo Japão, este fato tem uma importância estratégica e militar, tendo em conta que ali será deslocado um aeródromo para os aviões estratégicos Tu-22M3, capazes de levar mísseis de cruzeiro de longo alcance, bem como a hipótese de instalar submarinos equipados com mísseis”, diz-se no texto.

Entre outros fatores indicados pelo Asia Times está a ascensão econômica e militar da China, os laços reforçados sino-russos, as divergências sino-americanas, as tensões no Extremo Oriente, a controversa influência dos EUA na Ásia-Pacífico.

No meio de tudo isso, o apelo de Abe para acabar com esta “situação pouco normal” significa que a Rússia “pode vencer o jogo de pôquer com os EUA” e que “a política de isolamento da Rússia promovida por Washington falhou”.

Foto: © Sputnik/ Sergei Guneev

Fonte: Sputnik News

 

16 Comentários

  1. Essas sanções antirrussas não surtiram muito efeito

    melhor mesmo é levar em conta a vontade do povo da Crimeia e reconhece-la como russa… afinal de contas, a península crimeana sempre foi da Russia mesmo

    melhor virar esse capitulo e seguir em frente…. essa baboseira toda já deu oq tinha de dar…

    se toda aquela crise aguda da decada de 1990 não acabou com a Russia, não será essas pseudossanções que irão faze-lo

  2. Não haverá grandes passos dados pelo Japão em relação a Rússia e idem a Rússia em relação ao Japão, o erro histórico do Japão foi não promover a busca por aproximação do país eslavo a mais tempo, agora as relações sino-russas estão num ponto que não permite que o Japão entre com intensidade no mercado russo, pois haverá bloqueios estratégicos a fim de manter seguras as relações Pequim-Moscou.
    O Japão não tem muitas opções para colocar na mesa de Putin, pois o que Abe espera é a assinatura de um acordo pós guerra com a desmilitarização das ilhas Curilhas, o que a Rússia só dará se Tóquio frear o aumento de forças estadunidenses em seu território, e sobre isso Tóquio não tem muita opção, já que o aumento vertiginoso das forças chinesas não oferece outra opção no momento senão uma aliança mais próxima de Washington.

    • Estão negociando uma rede energética para todo o sul da Ásia.

      Ou seja, a Rússia está negociando venda de ENERGIA para o Japão.
      Assim como para com a Alemanha…

      O Japão vai assinar seu acordo de paz com Moscou. vai comprar sua energia e vai ser feliz. Simples.

      • RatusNatus, acordos comerciais só podem ser negociados se parte das sanções baixarem, o que o Japão tem por meta central é o acordo de paz e não militarização da Ilhas Curilas, além claro do poder de intimidação que Moscou exerce sobre a Coreia do Norte, já Moscou tem interesses econonicos, principalmente no que cerne a itens para permutar os ocidentais.

  3. é a globalização, quem ficar apenas fazendo acordos com sua turminha fica pra trás !

    no caso do Brasil, se ficar dependendo do Mercosul, vai ficar pra trás, tem q procurar outras alianças, e fazer acordos q seja benéfico para o país.

    Japão aliado histórico dos EUA, já percebeu isso, tá correndo atrás do tempo perdido, o Brasil tbm tem q andar pra frente.

    • A Globalização seria o fim dos acordos.

      Acho que vc precisa ler um pouquinho mais porque quer dizer exatamente o contrário da sua conclusão.
      É o fim da Globalização!

      • “globalização”
        substantivo feminino
        1. ato ou efeito de globalizar(-se).
        2. econ pol, espécie de mercado financeiro mundial criado a partir da união dos mercados de diferentes países e da quebra das fronteiras entre esses mercados.

        “O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios – até então restritos ao mercado interno – para mercados distantes e emergentes.”

        eu li várias vezes, e continuo com a minha opinião !

  4. O que aconteceu foi que….

    Resolveram não esperar as eleições dos EUA para declararem que o Império acabou!
    Quem resolveu foi a China!

    Apenas leia o noticiário da semana que antecedeu ao encontro do G20 e depois entenda porque o Presidente dos EUA teve que desembarcar pela porta de CARGA do AIR FORCE 1.

    E o Itamaraty, não estes que estão lá, os que estão sendo REMOVIDOS, viu tudo com uma década de antecipação…
    Falta cair a ficha no PAIS DO BAIXO QI!

    • Sei! Quer dizer então que a China desbancou os EUA e é a nova rainha do pedaço? E viva o novo mundo “multipolar”, essa bobageira engana trouxa que tem muito incauto que acredita………

      E quer dizer que as pitonizas da “Diplomacia dos atabaques” do outrora “Brasil – Putênfia” já haviam enxergado isso? Vai ver que foi com isso em mente que passaram a fingir que falavam grosso com os EUA, a falar fino com a Bolívia e ser linha auxiliar do bolivarianismo aqui no continente? Isso sem falar no tal “duzbriqui” onde certamente não vai mais dar para botar o Xi Jinping e o Nahendra Modi na mesma sala……..

      E sem falar naquele acordo nuclear fajuto que até Rússia e China, teoricamente nossas parceiras “Nuzbriqui”, e a França (nossa “parceira estratégica” que pegou nossa grana para contratar sem licitação a empreiteira “cúmpanhêra” para fazer aquela estrovenga em Itaguaí) simplesmente se recusaram a endossar…….

      Impressionante como nesses 13 anos de reinado de terror do ParTido teve gente que acreditou em tanta bobagem.

  5. N a minha opinião alem de tudo isso relatado no texto,está o fato que o japão já está mais do que cansado da presença do tio sam em seu território…

  6. sera que deixarao de serem idiotas de irem na conversa dos americanos??O consumo aqui no japao esta caindo,dolar caindo,exportação….tem que se buscar alternativas e dar um foda-se para os americanos kkkk

  7. Bom dia senhores, resumo universal…Tudo está relacionado a interesse $$$, antigas ideologias podem ser derrubadas, antigos desafétos podem se aproximarem…Tudo gira em torno do que “eu” tenho e do que “eu” posso conseguir de vantagens…

  8. Abe ja esqueceu Fukushima? Se esqueceu esqueceu a licao. Aquilo nao foi um terrremoto natural foi um um ataque, um ato terrorista para mostrar aos japas quem manda no Japao. Uns dias antes daquele ‘terremoto/tsuname, oJapao tinha assinado um acordo com China para usarem suas proprias medas nas transacoescomeriais entre si excluindo o dolar.Essa foi a causa de Fukushima. De ha muito Japao tenta se desvencilhar das garras do pais excepcional, mas sem muito sucesso. Outubro 2015, o FED, havia anunciado que iria suspender a politica de imprimir dolar e distribuir aos bancos para estes comprarem titulos do tesouro norte americanos que excetuando pouquinhissimo investidores por demais estupido ninguem quer mais e imediatamente o Japao foi forcado usar dinheiro arrecadado dos funcionarios e empregados. japoneses para o Fundo de Aposentadoria, mais de 1.3 trilhoes de dolares’ para comprar titulos do Tesouro norte americano. O governo japones so fez isso sob ameaca de serem assassinados e como consequencia Abe teve que imprimir rilhoes de Yen para repor o que foi mandado para os EUA.Obviament Abe nao esta feliz. Quem age por que tem uma pistola apontada na nuca pode agir conforme for mandado para nao morrer, mas ninguem pode esperar que essa pessoa seja feliz.Assim e o Japao. Uma outra tentatavia para ver se o urso o protege das garras da aguia nazista norte americana

    • O problema das teorias conspiracionistas, especialmente as de extrema-direita, é que depois que começa não tem mais fim…….

      E aqueles 2 bilhões de dólares que apareceram lá no Panama heim JOJO? De quem são?

    • ……………o Shinzo Abe é um político esperto que vê a ascensão industrial e político militar chinesa., na reunião do G-20 em Hangzhou conversou com o Putin para uma “solução da questão das ilhas Curilas”….porém o que o Japão quer mesmo,é participar dos projetos da Rota da Seda e para isso necessita melhorar suas relações com a China utilizando a Russia como interlocutor….o mais interessante é que o Japão não tem tratado de paz com a Rússia e o Putin não dará um só palmo de terra dessas ilhas aos japoneses… consciente desse fato Shinzo Abe combinou o encontros futuros entre ministros de Segurança de ambos países….o assunto “Curilas” morreu…outrossim a presidente da Coréia Park Geun Hye acompanhou Shinzo Abe ….. quer a interferencia da Rússia pra “amansar” Kim -jon-il ……esperar pra ver……….

Comentários não permitidos.