Negociações entre EUA e UE parecem desequilibradas – é necessário fazer uma pausa

O primeiro-ministro belga, Charles Michel, se tornou o mais recente político europeu a expressar dúvidas sobre a possibilidade de a União Europeia (UE) concordar com um novo acordo comercial com os Estados Unidos, afirmando em entrevista que as negociações podem ter que ser abandonadas por enquanto.

“Este acordo pode representar crescimento e empregos para a Europa com a condição de que seja equilibrado”, disse Michel em entrevista publicada no diário econômico belga L’Echo.

“O que está sobre a mesa não parece estar. Então, por ora, eu prefiro dizer que não está certo e que talvez retomaremos as negociações mais tarde. Dito isso, há uma realidade eleitoral na América. Eles estão em campanha.”

Washington e Bruxelas estão oficialmente comprometidos a assinar o Acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP, na sigla em inglês) antes de o presidente norte-americano Barack Obama deixar o cargo em janeiro, mas sérias dúvidas vieram à tona.

Na semana passada o ministro do Comércio francês, Matthias Fekl, disse que pediria por uma interrupção nas negociações durante reunião com ministros do comércio da UE em 23 de setembro, após o ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, declarar que as negociações estavam “de fato mortas”.

Observadores disseram que Fekl e Gabriel estão respondendo à desconfiança do público com as propostas do TTIP, as quais críticos dizem que rebaixariam os padrões de alimentos e meio ambiente e permitiriam que multinacionais estrangeiras desafiassem as políticas de governo. Tanto a França quanto a Alemanha devem ter eleições em 2017.

Philip Blenkinsop

Foto: REUTERS / Eric Vidal – Primeiro Ministro da Bélgica Charles Michel

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

 

7 Comentários

  1. Não sei exatamente oque faz as pessoas mau informadas se oporem aos famosos acordos multilaterais, aparentemente é uma mera implicância ignorante, mas independente disso, os acordos multilaterais são o “dividir para conquistar” dos estrategistas delirantes dos EUA, segundo o próprio Obama, tais acordos servem para que os EUA(e só eles) definam as regras do comercio global, isso é um absurdo aos ouvidos de quem quer um mundo sem guerras, o sujeito ta querendo fazer o império britânico 2.0.

    Imagina em um universo paralelo o Jornal Nacional anunciando em manchete o seguinte: “Forbes diz que TPP é o caminho para a fragmentação global”, veja o link para o artigo da Forbes dizendo exatamente isso.
    http://www.forbes.com/sites/jplehmann/2015/10/13/tpp-the-path-to-global-fragmentation/#179ddc6525c7

  2. TTIP e o gás Xisto … são duas coisas que só iguala ao F-35 ..as propaganda que se disseram deles .. terminaram em piadas que já nasceram manjadas e por isso ficaram sem graça .. más como disse um certo falastrão, que adora falar pelos cotovelos .. ” isso não vem ao caso ” 😉

  3. A algum tempo citei que isso ocorreria, e o fiz por saber que a Europa nao ganha com o acordo proposto, onde em suma, os EUA ganham liberdade para massacrar a industria local e quando não, assimilar.
    Todo acordo deve trazer ressalvas, regimes bem definidos, do contrário haverão problemas de diversas ordens.

  4. Ora se até a União Européia perde nas relações com os USA, imaginem o Brasil.
    O pior ´é que tem certos idiotas que acreditam em “parceria” e “colaboração” entre os USA e o Brasil. É pra morrer de rir.

  5. se com os EUA todo mundo perde, seguindo a lógica dos críticos, imaginem com a China, q tá crescendo sem parar, e será a “futura super potência econômica mundial.”

    só to seguindo a lógica dos críticos dos EUA, to cansado de ver nos comentários, q a China vai “engolir” os americanos, então, isso não deveria tbm nos preocupar ?

    ou será q é mais uma crítica com a ideologia falando mais alto ? bom não sei, ou os americanos tem realmente uma indústria muito SÓLIDA, e ninguém consegue bate-los, e temos mesmo q temer futuros acordos, ou a China é apenas um Dragão de papel e portanto é fogo de palha uma hora vai quebrar.

    Pq, não é “lógico” temer apenas de um lado, e achar q está tudo bem com o crescimento CONSTANTE do outro, seguido de vários elogios, q a indústria chinesa é muito forte, e dominará futuramente, será q tbm não é caso de pensar, q eles podem fazer a mesma coisa q os tbm criticados americanos ??

    alguma coisa tá errada ae nessa lógica, e tenho certeza q não é a minha.

Comentários não permitidos.