Exército turco abre mais uma frente, avançando ainda mais na Síria

A Turquia e seus rebeldes aliados abriram uma nova linha de ataque no norte da Síria neste sábado com tanques turcos cruzando a fronteira da província de Kilis, fazendo uma pressão ocidental em uma operação para varrer militantes de sua fronteira.

A incursão de Kilis, que tem sido repetidamente alvo de ataques do Estado Islâmico de dentro da Síria no último ano, coincidiu com um avanço em outra região pelos rebeldes sírios com apoio turco, que tomaram vários vilarejos mais a leste dos extremistas sunitas.

Os rebeldes na semana passada tomaram a cidade fronteiriça de Jarablus com o apoio turco. A operação é a primeira incursão síria em larga escala de Ancara desde o início da guerra de cinco anos.

Neste sábado, os tanques cruzaram a fronteira e entraram na cidade síria de al-Rai para apoiar a nova ofensiva, disseram um porta-voz rebelde e monitores. Agora sob controle dos rebeldes, al-Rai estava anteriormente nas mãos do Estado Islâmico.

Al-Rai fica a cerca de 55 quilômetros a oeste de Jarablus, e parte de um corredor de 90 quilômetros perto da fronteira turca, que Ancara diz estar limpando dos jihadistas e protegendo da expansão da milícia curda.

Umit Ozdal e John Davison

Foto: AFP / Bulent Kilic

Edição/Imagem: Plano Brasil 

Fonte: Reuters

 

3 Comentários

  1. Vão entrar em Aleppo hoje!
    E a Rússia anúncio planos para um cinturão energético no sul da Ásia com Coréia, Japão e China. … novamente….vou repetir a parte interessante….”com Coréia e Japão”.
    Acordo comercial Rússia-Turquia sem dólares. Acordo Russia-Iran.
    Joe Biden sendo recebido por deputado(não membro do Governo) em aeroporto da Turquia….e do aeroporto mesmo voltando.
    Japão convidado a colaborar na Síria, convite de Militar para Militar. Políticos de fora, kkkkk.
    Japão, pela primeira vez desde a guerra, com um Governo com PODER parlamentar para SE QUISER alterar a CONSTITUICAO escrita pelos EUA….
    Primeiros artigos sobre o “fim de uma era” no Japão com a troca do Imperador….que seria o MARCO da mudança. Mas mudança para onde? Pense aí….
    China indo patrulhar o atlântico sul!
    Ainda está pensando?

    Me parece que a Bayer vai fechar um acordo com os Russos.

    Pensando ainda?

    • Rapaz, ficou todo mundo assim prendendo a respiração por uns 3 dias até entender o negócio.
      Aparentemente, fecharam com os Russos sim.
      Notícia de ontem é que a Turquia havia aberto a fronteira para a saída dos “terroristas moderados”.
      O acordo foi varrer os Curdos do mapa!

      Depois da eleição vão falar a verdade…acabou!

Comentários não permitidos.