Impeachment de Dilma Rousseff: China expressa confiança em estabilidade no Brasil

A China expressou confiança nesta quinta-feira na capacidade do Brasil em manter a estabilidade após o Senado aprovar o impeachment de Dilma Rousseff.

A cassação de Dilma provocou condenação por parte de governos de esquerda da América Latina, e países como Bolívia, Equador e Venezuela chamaram de volta seus embaixadores em protesto ao que definiram como “golpe”.

A decisão do Senado encerrou 13 anos de governos do PT e entregou o poder a Michel Temer, que embarcou para a China logo após a cerimônia de posse como presidente da República para participar de uma reunião de cúpula do G20.

“É claro que estamos prestando atenção à situação interna no Brasil, incluindo os desenvolvimentos recentes”, disse a porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês, Hua Chunying, durante entrevista coletiva diária.

“Esperamos e acreditamos que o Brasil pode continuar a manter estabilidade nacional e desenvolvimento sócio-econômico e continuar a desenvolver um papel importante em assuntos internacionais e regionais”, acrescentou a porta-voz, quando perguntada sobre o impeachment de Dilma.

Brasil e China são parceiros estratégicos e as relações aumentaram rapidamente nos anos recentes, acrescentou Hua.

Os dois países também integram o Brics, grupo de economias emergentes que também inclui Índia, Rússia e África do Sul.

Ben Blanchard

Foto: Ministério das Relações Exteriores Chinês

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

6 Comentários

  1. A China tem mais mesmo é que estar de mãos dadas com o Brasil, afinal de contas já injetou mais de 100Bilhões de dólares americanos em nossa economia e tem reservado outros US$75Bilhões.

  2. kkkkkkkk

    até a China com seus POLÍTICOS comunistas reconheceram, é hoje o dia foi difícil para alguns colegas !

    a China pode ser comunista quando se trata de política, mas não é boba não, o CAPITALISMO econômico falou mais alto, deixou as diferenças ideológicas de lado (ao contrário dos bolivarianos tapados ) e continua tudo como está.

  3. O Temer teve de ir lá antes dos EUA pedir benção já que a China é hoje o país mais importante do mundo. Temer fechou vários contratos totalizando 15 bilhões de dólares, quase todos de empresas brasileiras sendo compradas pela China. A China está certa!! Tem que aproveitar a crise brasileira o máximo possível para comprar tudo a preço baixo. Já os fanboys estão aqui comemorando 2,4 meses de presidencia ganhos as duras penas pelo PMDB e PSDB. Fora o desgaste que ainda está por vir já que o PT sabe fazer oposição e Temer deverá tomar medidas impopulares.

    • Pau que bate em Chico também bate em Chico (Não necessariamente o Julinho da Adelaide). Então o mesmo questionamento vale para você: Se a reunião do G20 fosse realizada em Londres o Temer foi antes pedir a bênção já que a Grã-Bretanha seria o país mais importante do mundo?

      Quanto à crise, é obra e graça da incompetência da ex-presidenta impichada e da igual incompetência e corrupção do seu ParTido, que a abandonou nos estertores do processo de impeachment afinal na hora de salvar a pele do queixoso para que ele tente enganar o povo brasileiro em 2018 vale tudo, inclusive mandar às favas a lealdade…

      Por fim, o PT “não sabe fazer oposição”. O que o ParTido sabe fazer é tumultuar o processo político afinal é inimigo ferrenho e feroz da democracia, que para eles serve apenas como uma escada para se chegar ao poder.

      • S-88

        falou tudo, se essa reunião é nos EUA, duvido q ele falaria para os americanos se aproveitar da crise brasileira e comprar o máximo possível a preço baixo rsrs…

        iria gritar a 4 cantos “ENTREGUISTAS, ENTREGUISTAS, ENTREGUISTAS”

        mas como é a China, tá tudo bem !!

        não me canso de falar, esquerdistas tbm são ENTREGUISTAS (usando a lógica deles), só mudam os nomes dos países

Comentários não permitidos.