Documentação técnica do Antonov An-225 Mriya pode contribuir no desenvolvimento tecnológico chinês

A Televisão Central da China (CCTV) anunciou que uma empresa chinesa adquiriu o avião An-225 da estatal ucraniana Antonov.

Porém, estes dados foram desmentidos por Oleksandr Kotsiuba, presidente da Antonov. Segundo ele, o único avião no mundo desta classe não foi vendido. O que foi acordado foi vender aos chineses um An-225 que ainda não está finalizado.

A informação foi comentada pelo especialista em questões militares Vasily Kashin em exclusivo para a agência Sputnik.

A notícia sobre o acordo-quadro fechado entre a Antonov e a empresa China Airspace não é algo excepcional, pois a China costuma comprar tecnologias militares na Ucrânia através de empresas intermediárias.

O acordo-quadro estipula a assinatura de dois contratos. O primeiro é a conclusão do segundo exemplar do avião An-225 que no momento está pronto em 70%. O único modelo existente do An-225 foi construído em 1988, e é atualmente usado para transporte de cargas de grande dimensão por todo o mundo. O segundo contrato prevê a produção deste avião na China.

De acordo com a mídia chinesa, em 30 de agosto a China Airspace assinou um acordo-quadro com o governo da cidade chinesa de Liuzhou e a empresa Antonov que prevê a construção de uma base para produção do An-225 a partir de 2019, bem como a transferência dos direitos de propriedade para a fabricação do An-225.

Contudo, a produção em série deste avião complexo é uma tarefa extremamente difícil até para os líderes nessa área – tais como AVIC ou Boeing, ou OAK russa. Outra grande questão é a fabricação de motores, processo que vai requerer muito tempo.

Levando em consideração o acima mencionado, o cenário mais provável será que a China compre o modelo do An-225 que está sendo usado junto com a documentação para esse avião. Os documentos deverão servir de ajuda no desenvolvimento de aviões superpesados chineses, comparáveis com o An-124 da empresa Antonov e o C-5A Galaxy norte-americano.

Já há muito tempo que a China tem cooperado com a estatal Antonov. A empresa ucraniana desempenhou um importante papel na modernização dos aviões de transporte Y-8, Y-9 e Y-20.

O avião gigante An-225 Mriya (“sonho”, em ucraniano) foi construído na Ucrânia durante os tempos soviéticos e hoje existe somente um só exemplar.

O An-225 foi desenvolvido ainda na URSS com o objetivo de ser uma componente importante do programa espacial soviético.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

2 Comentários

  1. Oq foi q eu disse?
    Pois é

    Ai está o GUNVERNO apoiado pelos Maidan e pelo EUA

    outra resultado da Politica externa DOS ATABAQUES dos americanos

    BEM FEITO

    TOMA!!!!!!

  2. Bom, a espinha dorsal da aviação chinesa é o Y20 de 66 T. Então não entendo o motivo dessa compra. Não é um avião comum, para ser usado no transporte de tropas ou blindados, já que suas dimensões o impedem de pousar em qualquer aeroporto. A não ser que eles tenham planos de usar para o transporte interno de grande cargas, como por exemplo mísseis nucleares e outros…

Comentários não permitidos.