Ocidente inventa “ameaças híbridas” da Rússia para “legitimar reforço militar”

A mídia alemã fala frequentemente de “guerra híbrida”. Entretanto, ninguém sabe o que significa o termo. Ao mesmo tempo, o governo alemão já planejou quais serão as medidas contra essa guerra e encontrou a fonte da ameaça – a Rússia.

Em entrevista à Sputnik Alemanha, o deputato do Bundestag (parlamento da Alemanha) Andrej Hanko disse que ainda não há definição clara para o termo “guerra híbrida” entre os parlamentares da Alemanha. Segundo o político, em geral o termo significa uma fusão de atores governamentais e não governamentais, propaganda e demonstração de suas armas.

“Não recebi nenhuma resposta concreta do governo federal ao meu pedido se realmente a Alemanha pode estar sujeita a quaisquer ameaças híbridas. <…> Entretanto, sem dúvida que se trata da Rússia”, disse Hanko.

“Tenho a impressão que isso é somente uma palavra da moda criada para provocar receios e legitimar o reforço militar dentro e fora do país e para fortalecer a inteligência no estrangeiro”, acrescentou.

Hanko afirmou que o governo alemão toma várias medidas em níveis diferentes para reforçar suas capacidades militares.

“O orçamento para este ano, que será discutido no Bundestag em setembro, atribui ao Bundeswehr (exército alemão) dois bilhões de euros adicionais”, disse o político.

Além disso, ele destacou que algum tempo atrás a União Europeia criou um departamento especial que deve tratar das ameaças híbridas. Este departamento coopera com a OTAN. Antes se tornou público que o governo alemão planeja introduzir um novo conceito de defesa civil que contém medidas para proteger a população contra ataques armados, atentados, ciberataques e outras situações de emergência.

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

 

14 Comentários

  1. Podem espernear e criar os fantasmas que quiserem para justificar os seus orçamentos militares… podem desfilar exercícios nas fronteiras, podem encher os arredores da Rússia de sistemas de mísseis, podem fazer voos de espionagem, levantar sansões, boicotar parcerias estratégicas, embargar compra e venda de equipamentos, enfim podem fazer todo o teatrinho… os russos são um povo acostumado com tudo isso, mas só digo uma coisa, espero que a OTAN não caia na besteira de atacar deliberadamente as forças russas na Síria nem qualquer alvo dentro da Rússia pois daí as portas do inferno vão se abrir de verdade.

    • Assim como as forças russas responderam aos turcos. Parabéns pelo seu comentário, muito lucido e desprovido de ideologia. clap. clap. clap.

      • Nem deu tempo… os turcos já correram pedir desculpas (rsrsrss) e mais uma, segundo os turcos o SU-24 invadiu a fronteira deles, então é diferente, havia pauta para dúvidas, mesmo assim Putin foi claro após a derrubada, “Se antes caças turcos invadiam espaço aéreo sírio que façam agora”… e a força aérea turca simplesmente sumiu da região, os russos passaram a operar livremente, agora escoltados por Sukhois.

        Eu me refiro a ataque deliberado… ataque dentro das fronteiras da Rússia ou a suas bases ou a seu pessoal dentro de sua área de operações … estou pagando para ver, OTAN e EUA são seletivos , ou como diria o RR, são providos de ânus portanto temem (rsrsrsrsss)

      • Trevor

        Só mais uma coisa… acima de tudo sou admirador dos modernos armamentos e equipamentos usados pelos dois lados… meu maior interesse é por sistemas de armas, tanto que até evito comentar sobre política, mas também não sou jornalista, nem tenho pretensão de ser, não tenho obrigação de ser isento ou imparcial em meus comentários, é uma questão de saber de que lado você está.

      • Sr trevor seu comentario mostra sua inocencia.
        A guerra nāo ė so feita de bombas e armas.
        No caso da Turquia a Russia agiu de forma contraria que todo mundo( os mandatarios do abate do S-24) esperava. E em vez de guerra de bombas e armas ( essa guardou para dentro da Siria) a Russia reagiu economicamente contra a Turquia. Cortou as relacoes economicas. E dentro da Siria cortou o trafego de petroleo e armas. Nao se viu caças Turcos a entrarem em territorio Sirio. E hoje quem ficou a perder?
        Sem a tal ameaça do papāo Putin nāo haveria OTAN e sem OTAN nāo haveria motivos para bases e militares dos EUA na Europa nem vendas de armas. So nāo ve quem nāo quer.

    • Concordo com o Sr Topol, a determinação dos russos é histórica, acho que esqueceram de Leningrado, Stalingrado, etc.Gostaria que nós no Brasil tivéssemos
      20% da determinação dos russos.

    • Topol, se o MAD é uma situação de equilíbrio de forças, ao tentar alterar esta situação vc necessariamente planeja um movimento ofensivo.

      Os russos não são idiotas a ponto de achar que os escudos antimísseis são defensivos. São tentativas de alterar o equilíbrio MAD!

      De qualquer forma, já estão pulando fora do barco, acabou!
      Hillary vai mudar assim que vencer…os artigos estão pipocando por aí.

  2. ué, a Alemanha tem o total direito de sua autodefesa, assim como a Rússia!
    se eles acham q os russos são uma ameaça, e usam isso para angariar mais recursos e verbas para suas forças, não vejo problema.

    tudo isso é PROPAGANDA, cada um puxa a sardinha para o seu lado, ninguém é besta de atacar o outro, a Rússia sai em desvantagem nesse jogo de interesses, pq essas ameaças “híbridas” estão batendo na sua porta, mas os russos sabem lidar bem com isso.

    • Tem tanto direito que é país ocupado militarmente há mais de 70 anos.
      O pior é que tem idiota que acha que eles gostam da situação.

  3. Conheço guerra nuclear (nunca aconteceu), assimétrica e convencional…
    Guerra híbrida é um termo que desconheço e gostaria que alguém revelasse o seu significado.

    Estou a boiar…

    • Salve César,
      .
      São muitas as interpretações de especialistas que buscam caracterizar a assim chamada “Guerra Híbrida”.
      .
      Nathan Freier do CSIS (Center for Strategic and International Studies), que supostamente foi o primeiro a fazer uso do termo, resume a “Guerra Híbrida” em quatro tipos de ameaças:
      .
      * Tradicional/convencional
      * Irregular
      * Terrorismo catastrófico
      * Caos
      .
      Tudo com o objetivo único de, explorar a melhor forma de contra atacar a superioridade militar.
      .
      O Tenente Coronel David Kilcullen (Australian Army), conselheiro do Departamento de Defesa dos EUA e assessor do Gen. David Petraus, antigo Comandante Supremo no Iraque e no Afeganistão, classifica “Guerra Híbrida” como:
      .
      — A melhor definição para os conflitos modernos. Porque abrange uma combinação de, — guerra irregular, — terrorismo, — crime organizado.
      .
      Tudo com o foco em alcançar objetivos políticos.
      .
      Saudações,
      .
      konner

    • Sr Lucena o lobby ocidental nao querem dinheiro para a OTAN. Querem ė dinheiro para eles mesmos ..causando e fazendo propaganda de medo aos estados de possivel invasāo Russa. Fazendo esses paises gastarem dinheiro em armamentos em empresas que eles estao associados. Os meios justificam os fins.. nesse caso Dinheiro

  4. A reportagem é resposta a artigo ENORME russo que saiu há alguns dias.

    Nada de novo. O mesmo blá blá blá de sempre.

    O curioso é que o pessoal no Brasil não tem a menor ideia mesmo do que se trata guerra híbrida. E não podem ter…

Comentários não permitidos.