Turquia lança ofensiva por terra na Síria

Tanque turco a caminho da fronteira com a Síria: ofensiva marca nova fase na guerra civil.

Apoiados por caças, tanques turcos cruzam a fronteira para remover “Estado Islâmico” de seu último bastião na região. Objetivo de Erdogan é chegar antes das forças curdas e evitar que movimento separatista ganhe força.

As Forças Armadas da Turquia lançaram na madrugada desta quarta-feira (24/08) uma operação por terra e ar contra a cidade de Jarablus, no norte da Síria, considerada o último reduto do “Estado Islâmico” na fronteira.

A ação, que pela primeira vez envolveu o uso de tanques, marca um novo nível de envolvimento da Turquia no conflito sírio e é uma resposta do governo Recep Tayyip Erdogan ao atentado suicida de sábado passado num casamento curdo, que deixou 54 mortos e foi atribuído ao “Estado Islâmico”.

Outro objetivo da operação, como reconheceu o próprio governo turco, é evitar que a população de Jarablus seja liberada do “Estado Islâmico” por milícias curdas, que avançam com apoio dos Estados Unidos e poderiam criar um corredor curdo na fronteira.

A Turquia está atenta aos ganhos territoriais dos curdos na guerra civil da Síria e teme que isso possa inflar o movimento separatista da minoria curda em seu território. Curdos estabeleceram três zonas autônomas no norte da Síria desde que a guerra civil eclodiu, em 2011. Eles negam, porém, que estejam tentando fundar um Estado próprio.

“O Daesh tem que ser totalmente varrido de nossas fronteiras, e estamos prontos para fazer o que for necessário para conseguir isso”, afirmou o ministro das Relações Exteriores sírio, Mevlut Cavusoglu, na véspera da operação, usando a sigla em árabe para se referir ao “Estado Islâmico”.

Na terça-feira, forças curdas da Síria assumiram o controle quase total da cidade de Hasaka, quando um cessar-fogo pôs fim a uma semana de combates com o governo, consolidando o avanço curdo no nordeste sírio.

A batalha foi a mais violenta entre a milícia curdo-síria Unidades de Proteção Popular (YPG) e as forças leais a Damasco nos mais de cinco anos da guerra civil da Síria, cuja Força Aérea foi usada contra as forças curdas auxiliadas pelos EUA pela primeira vez na semana passada.

“Segue nossa luta contra as organizações terroristas no interior e exterior do país. Continua na Síria e Iraque. Continua contra o PKK [a guerrilha curda da Turquia], o YPG e o EI.”

A operação desta quarta, batizada pelos turcos de “Escudo do Eufrates”, usou aviões de combate e tropas especiais para expulsar o EI de Jarablos. Ao menos dez tanques turcos entraram em território sírio, disparando contra posições detidas pelo EI.

A ofensiva foi lançada no mesmo dia em que o vice-presidente americano, Joe Biden, chegou a Ancara para encontros com o primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, e Erdogan para debater a crise síria.

Biden é o mais alto político ocidental a visitar a Turquia desde a tentativa de golpe de Estado de15 de julho. As autoridades turcas acusaram o religioso Fethullah Gulen, exilado nos Estados Unidos, de ser o responsável pela tentativa de golpe de Estado e têm pressionado Washington a extraditar o teólogo.

RPR/rtr/ap/ots

Edição: Plano Brasil

Fonte: DW

 

4 Comentários

  1. M-60 com o Exercito Turco , mas aqui queremos os descartar , pelo menos entre 20 a 30 poderiam ser repassados aos Navais e atualizados com Kits israelenses !

  2. A situação está muito complicada, muitas forças opostas entre si atuando num cenário de conflito, o ambiente perfeito para estourar uma guerra aberta entre grandes potências.

    • Americanos atacam o Estado Islâmico e apoiam os rebeldes. Russos apoiam Assad, atacam rebeldes e o EI. Turcos dizem atacar o EI, mas na verdade miram os curdos. Assad luta contra os rebeldes, EI e os curdos. Rebeldes lutam contra Assad e EI.
      É uma crise sem fim e sem solução aparente. Esse povo só sabe se matar. Fazem isso a séculos.

Comentários não permitidos.