Devido ao aumento das tensões entre aviões chineses e japoneses no mar da China Oriental, Tóquio anunciou o deslocamento do seu sistema da defesa antimíssil para perto das disputadas ilhas Senkaku.
De acordo com o jornal japonês Japanese Yomiuri Shimbun Daily, a Força Terrestre de Autodefesa do Japão estacionada nas ilhas das prefeituras de Okinawa e Kagoshima vai receber sistemas de deteção e interceptação de mísseis Type 03.
Os mísseis interceptores vão ser deslocados para as ilhas de Miyako e Ishigaki, bem como para a ilha de Amami Oshima, na proximidade da área em disputa no mar da China Oriental.
Trata-se do modelo avançado do sistema Type 03, conhecido também como SAM-4 ou Chu-SAM, que entrou no serviço do exército do Japão em 2003.
O sistema tem grande alcance, multifuncionalidade e capacidade de interceptar mísseis hipersônicos e jatos de combate, podendo ser instalado em veículos militares.
Orçamento militar para o ano de 2017 prevê alocação de $170 milhões adicionais para estes fins.
A iniciativa surge no contexto de aumento de tensões no mar da China Oriental. Ambas as partes propuseram medidas militares para defender áreas contestadas, incluindo deslocamento de aviões e navios militares.
Foto: Wikimedia
Edição: Plano Brasil
Fonte: Sputnik News
Os chineses começaram procurando aquilo que NÃO perderam. Estão começando a achar aquilo que NÃO querem….