“Flagrante violação da soberania”: Damasco condena operação turca na Síria

Na madrugada de hoje, militares turcos passaram a fronteira com a Síria com o objetivo de liberar a cidade de Jarablus do Daesh e eliminar a ameaça curda.

As autoridades sírias condenam a decisão da Turquia de enviar tropas através da fronteira com a Síria e consideram as ações de Ancara uma violação da soberania da Síria, declarou na quarta-feira (24) uma fonte do Ministério do Exterior.

“A Síria condena o movimento de tanques e veículos blindados da Turquia através da fronteira em direção à cidade de Jarablus, com apoio aéreo da coalizão liderada pelos EUA, e considera que isto é uma flagrante violação da soberania”, disse a fonte.

Segundo a fonte, o Ministério das Relações Exteriores sírio exige que as Nações Unidas tomem medidas para parar a “agressão” turca.

Foto: © AP Photo/ Hassan Ammar

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News

Opinião: Operação turca na Síria viola soberania

Tanques do Exército turco seguem para a cidade fronteiriça de Jarablus – Síria.

A cidade de Jarablus, no norte da Síria, é palco de combates: o exército turco, apoiado pela aviação da coalizão internacional, começou a libertar a cidade na manhã desta quarta-feira (24).

As autoridades turcas declararam que a operação na cidade “visa libertar as fronteiras turcas de grupos terroristas e apoiar a integridade territorial da Síria”.

Muhammad Kheir Al-Akkam, deputado do parlamento sírio e membro da delegação das autoridades sírias nas negociações em Genebra,  considerou as ações da Turquia, em entrevista à agência Sputnik, como “agressão e violação da soberania da República Árabe da Síria”.

“Tudo o que está acontecendo no norte da Síria, e presença americana em Hasakah e a operação em Jarablus é uma violação do direito internacional,” disse.

O deputado sublinhou que, “apesar das boas intensões, a Turquia nem sequer mostrou desejo de coordenar as suas ações com a chefia síria”.

De acordo com o parlamentar, as ações da parte turca violam a lei internacional mesmo se visam combater o Daesh (o grupo terrorista proibido na Rússia) — já que todas as ações, para serem legítimas, devem ser coordenadas com as autoridades sírias.

“Qualquer violação das fronteiras sírias sem a permissão das autoridades oficiais e a coordenação com o exército sírio nós consideramos como ato de agressão contra a Síria,” declarou o político à Sputnik.

Lembramos que hoje de manhã a CCN Turk informou que tanques e aviões F-16 turcos destruíram mais de 70 alvos na área da cidade de Jarablus.

Foto: STRINGER / REUTERS

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Sputnik News