Índia pode compartilhar bases militares com EUA sem perder seus aliados?

Como a Índia tenciona concluir um acordo na área de defesa com os EUA, especialistas avisam que isso pode causar danos às alianças já existentes na região.

A Índia e os EUA querem assinar um acordo que abrirá caminho para compartilhar bases militares com fins de assistência logística e humanitária. O projeto do memorando de entendimento para intercâmbio de logística (LEMOA na sigla inglesa) já está pronto e, pelos vistos, será assinado no âmbito da futura visita do ministro da Defesa indiano, Manohar Parrikar, aos EUA. A visita será iniciada em 29 de agosto.

Entretanto, o acordo não autorizará os militares norte-americanos a instalarem suas tropas em bases indianas. A decisão de concluir o acordo foi tomada em abril do ano em curso.

Depois de longas discussões, ambos os países acordaram o projeto de acordo que não prevê a instalação de tropas norte-americanas na Índia sob qualquer pretexto. Ambos os países terão de pedir autorização para usar as infraestruturas com antecedência. O objetivo de usá-las são primeiramente treinamentos, exercícios e assistência humanitária.

Fontes informam que a Índia elaborou este acordo de forma muito cautelosa para evitar que isso afete as relações com outros países, por isso todos os pedidos serão considerados separadamente. O LEMOA é um pouco diferente de outros acordos na área de logística e abastecimento que os EUA concluem com seus aliados militares.

Enquanto o acordo parece bastante seguro, especialistas declaram que pode influenciar de forma negativa as alianças da Índia na área de segurança já existentes.

“As suas implicações são muito mais sérias porque estamos dando acesso a pessoas que nos pedem mais acesso do que receberemos deles. Isso coloca-nos numa situação muito vulnerável, porque estrategicamente nós estamos indo contra as alianças de segurança regionais”, disse o analista político indiano Nilanjan Mukhopadhya.

Entretanto, o governo indiano assegurou que nunca assinará um acordo que faça da Índia um aliado militar norte-americano.

Foto: © AFP 2016/ DESHAKALYAN CHOWDHURY

Fonte: Sputnik News

 

3 Comentários

    • Exatamente Gabriel, manter-se ao lado dos europeus e russos como hoje pé feito é muito mais produtivo, não atrai problemas maiores, podendo trazer o que há de melhor da industria europeia e russa, mas se a Índia abrir seu território par os EUA a situação mudará bruscamente, podendo trazer mudanças bem bruscas, que afetarão sua industria (depende em muitos quesitos da Rússia) e para suas forças, e o pior de tudo, o equilíbrio político e militar alcançado até então com os chineses se perderá, o que tornará a Índia num alvo.

  1. E como fica o Paquistão, maior aliado dos EUA, e que tem a India como seu arquirrival, por causa da Caxemira?
    Não acredito, pois a Rússia exerce política externa sobre a India, sua grande parceira em compra de armas russas!

Comentários não permitidos.