Defesa & Geopolítica

Parlamento turco aprova acordo de reconciliação com Israel

Posted by

O parlamento da Turquia aprovou um acordo de reconciliação assinado com Israel em Junho, o qual encerrou um rompimento de seis anos entre as duas potências regionais, disse o primeiro-ministro Binali Yildirim neste sábado.

As relações entre os dois países foi rompida após fuzileiros navais israelenses terem invadido um navio turco em 2010 para evitar que furasse um bloqueio naval imposto sobre a Faixa de Gaza, dominada pelo grupo Hamas, matando 10 turcos a bordo.

Israel, que já havia oferecido suas desculpas pelo incidente, concordou sob o acordo a pagar 20 milhões às famílias dos mortos e aos feridos.

Ambos os países devem indicar embaixadores sob o novo acordo, em uma medida direcionada pela possibilidade de lucrativos novos acordos de gás no Mediterrâneo.

O acordo, assinado em 28 de junho, foi um raro esforço de reaproximação no dividido Oriente Médio, também motivado por temores mútuos sobre crescentes riscos de segurança.

Humeyra Pamuk e Dasha Afanasieva

Edição/Imagem: Plano Brasil

Fonte: Reuters

 

5 Comments

  1. S-88 says:

    Amarelou Erdogan! Tá ficando sem peças para os seus UAVs e também para os seus Sabras…..

    Perdeu Sultão! Perdeu!

  2. Rafa_positron says:

    Quem diria
    quando a Turquia derrubou os doi jatos russos, viraram heróis

    num passe de magica, já são bandidos

    pq será?

    ohhhhhh my God

  3. Arc says:

    Esse trilateralismo entre Rússia, Israel e Turquia já estava sendo conversado nos bastidores, em parece que a política de Washington vai enfraquecer no Oriente médio daqui pra frente, ainda mais com a volta do Irã pro cenário global, que breve fará maior frente a Arábia Saudita.

  4. lucena says:

    Erdogan e o Benjamin são duas farinhas do mesmo saco .. ambos massacram minorias que se opões aos seus planos diabólicos .. como é o caso dos curdos na Turquia e dos palestinos e árabes em Israel .. dois estados párias .. um quer ser o sultão otomano e o outro quer ser o Führer nazi-sionista .. como se pode vê .. é seis por meia dúzia .. agora como eles estão “amiguinhos” …. os fariseus como sempre já vê o Endogan com outros olhos …esses fariseus … HAHAHAHA..

    • GENEROSO PATRIOTA says:

      “massacram as minorias”… Xororo coitadista esquerda “LÁ VEM VC DE NOVO !!!…”… 🙂
      Como se chineses, cubanos e russos nunca tivessem praticados atos de GENOCÍDIO…

shared on wplocker.com