Defesa & Geopolítica

Transferência de armas nucleares da Turquia para Romênia – Pentágono se recusa comentar

Posted by

O Departamento de Estado e o Pentágono se recusaram a comentar sobre a suposta transferência de munições nucleares da Turquia para a base da Romania de Deveselu.

O porta-voz do Petntágono, Adam Stump, disse que “de acordo com a política dos Estados Unidos, não pode confirmar ou negar a presença ou ausência de armas nucleares em qualquer lugar”.

Anteriormente,  o jornal on-line belga EurActiv publicou, citando fontes, que os EUA começaram a deslocar munições nucleares da Turquia para a base Deveselu na Romênia, por conta da deterioração das relações entre Washington e Ancara.

Segundo dados não confirmados, na base aérea Incirlik, na Turquia, que fica a cerca de 100 quilômetros da fronteira com a Síria, estão implantadas cerca de 50 unidades de armas nucleares táticas dos EUA desde a Guerra Fria.

Durante o fracassado golpe militar na Turquia, autoridades prenderam o comandante da base por implicação na tentativa do golpe e proibiu voos de aviões norte-americanos da base em direção a Incirlik.

Segundo a fonte do EurActiv, após o golpe de estado as relações entre EUA e Turquia deterioraram de tal maneira que Washington não confia mais na Turquia para o depósito de armas nucleares.

Foto: © AP Photo/ Vadim Ghirda

Fonte: Sputnik News

 

 

6 Comments

  1. Lucena says:

    Os EUA mais uma vez transgredindo as regras internacional que proíbe a proliferação de armas atômicas .. é uma hipocrisia dessa vaca-sagradas dos fariseus .

  2. Topol says:

    Parece que as relações dos EUA com a Turquia sofreram mesmo um “crash”… Ponto para a Rússia, de novo.hhixx

  3. Marcelo ft says:

    Foram Tentar da um golpe no aliado pra poder colocar um capacho lá igual lá na america do Sul pra poder roubar toda sua riqueza só que deu com os burro na agua……agora a influencia na Turquia agora e russa e chegou ahora de partir …….a Turquia caiu no colo da russia …….derao o golpe em varias nações $ Iraque ,Líbia ,Brasil,Paraguai , pra levar a riqueza pro branquinhas lá do norte,só que na Turquia e na síria mascou!!!!!!

  4. Topol says:

    Falhou o traque EUA… essa tática de dar golpe de estado para colocar capacho não está colando mais… pelo menos não no oriente médio, kkkkkk, junta as malas e vaza!

  5. exiled says:

    russia que fique esperta pra nao tomar um check mate

  6. Marcelo ft says:

    Kkkkk…….Check mate……agora já era……foi mexer com a russia que tava na dela e aproveitar derrubar suas influencias políticas e econômicas de mercado $ fizeram com que os russos colocarem suas forcas em alerta de guerra aquelas lata velha que nao serve pra nada que destruí a Alemanha nazista do bonzinho hitler que matava 3000 toda hora que ligava a salinha de bondade……agora as lata velha vai mostrar pro falcões de washinton que só aquilo basta pra contra por as expansão america e européia de mercado $……A China ta comprando só sucata kkkk…….lá na russia se colocar os empregos e economia $ russia em risco o cisne branco tu-160 nuclear de longo alcance já começa a mandar o recado …….se continuar vai dar merda…..

shared on wplocker.com